Autor Tópico: Português do Brasil é a melhor língua, diz ‘The Economist’  (Lida 1177 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Português do Brasil é a melhor língua, diz ‘The Economist’
« Online: 06 de Março de 2012, 23:09:31 »
EDUCAÇÃO 06.março.2012 22:06:41 Português do Brasil é a melhor língua, diz ‘The Economist’

Para Helen Joyce, correspondente da revista britânica The Economist em São Paulo, o português é a melhor língua para se aprender “se você quer um retorno decente do seu investimento”. Em seu artigo, ela justifica: “O Brasil é grande. As perspectivas econômicas são brilhantes. São Paulo é a capital econômica da América Latina. O povo é amigável (…) vão lhe dizer ‘seu português é maravilhoso!’ muitas vezes antes disso ser verdade.”

Ela ainda afirma que não é necessário um “novo alfabeto ou muita gramática” nova. “Você vai aprender centenas de palavras sem esforço”, diz. “Se você fala espanhol, francês ou italiano, vai descobrir que metade do trabalho já está feito”, completa.

Concordam?

(Via The Economist)
http://blogs.estadao.com.br/radar-pop/portugues-do-brasil-e-a-melhor-lingua-diz-the-economist/

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
Re:Português do Brasil é a melhor língua, diz ‘The Economist’
« Resposta #1 Online: 07 de Março de 2012, 06:27:17 »
EDUCAÇÃO 06.março.2012 22:06:41 Português do Brasil é a melhor língua, diz ‘The Economist’

Para Helen Joyce, correspondente da revista britânica The Economist em São Paulo, o português é a melhor língua para se aprender “se você quer um retorno decente do seu investimento”. Em seu artigo, ela justifica: “O Brasil é grande. As perspectivas econômicas são brilhantes. São Paulo é a capital econômica da América Latina. O povo é amigável (…) vão lhe dizer ‘seu português é maravilhoso!’ muitas vezes antes disso ser verdade.”

Ela ainda afirma que não é necessário um “novo alfabeto ou muita gramática” nova. “Você vai aprender centenas de palavras sem esforço”, diz. “Se você fala espanhol, francês ou italiano, vai descobrir que metade do trabalho já está feito”, completa.

Concordam?

(Via The Economist)
http://blogs.estadao.com.br/radar-pop/portugues-do-brasil-e-a-melhor-lingua-diz-the-economist/

Português não é fácil de aprender.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 07 de Março de 2012, 09:08:34 »
Para quem é italiano ou espanhol, português não é um desafio tão grande. Agora, para quem apenas fala inglês, por exemplo, é um baita desafio.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 08 de Março de 2012, 11:08:35 »
Para quem é italiano ou espanhol, português não é um desafio tão grande. Agora, para quem apenas fala inglês, por exemplo, é um baita desafio.

A gramática do português é escrota mesmo. Mas segundo me disseram, o fato de ser uma língua fonética facilita.

Off: Numa época em que morei no exterior, ficava cansado de ter que ouvir pedidos para que eu dissesse algo em português, para as pessoas "sentirem" como é o som da nossa língua. No final das contas, sempre que me pediam isso eu recita um poema... do Bocage:

Não lamentes, ó Nise, o teu estado
Puta tem sido muita gente boa.
Putíssimas fidalgas tem Lisboa,
Milhões de vezes putas tem reinado

etc...

As pessoas achavam liiindo e me perguntavam sobre o que se tratava.
"Ahmm é um poema de amor..." :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Março de 2012, 11:14:28 »
Faz algum tempo que tenho a impressão que tanto quem está fora quanto quem está dentro não enxerga o Brasil de forma muito realista, esses com um pessimismo que não se vê por lá, aqueles com um otimismo que não se vê por aqui.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 08 de Março de 2012, 11:18:32 »
Faz algum tempo que tenho a impressão que tanto quem está fora quanto quem está dentro não enxerga o Brasil de forma muito realista, esses com um pessimismo que não se vê por lá, aqueles com um otimismo que não se vê por aqui.

Bem. Eu pelo menos estou aqui e sou otimista. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Março de 2012, 12:02:31 »

Certo, mas indiferente disso, qual sua impressão das opiniões alheias? Tenho visto algumas opiniões de estrangeiros na mídia que fazem o Brasil parecer um país diferente da opinião do brasileiro.

O artigo, por exemplo, diz que o português é um bom investimento pelas perpectivas econômicas do país, mas tenho impressão que o próprio brasileiro leria isso com ceticismo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #7 Online: 08 de Março de 2012, 17:32:02 »

Certo, mas indiferente disso, qual sua impressão das opiniões alheias? Tenho visto algumas opiniões de estrangeiros na mídia que fazem o Brasil parecer um país diferente da opinião do brasileiro.

O artigo, por exemplo, diz que o português é um bom investimento pelas perpectivas econômicas do país, mas tenho impressão que o próprio brasileiro leria isso com ceticismo.

E ela também ressalta que para quem sabe o espanhol, aprender português se torna muito mais fácil. Como para os americanos o espanhol é a "segunda língua", então...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 08 de Março de 2012, 17:42:12 »

E ela também ressalta que para quem sabe o espanhol, aprender português se torna muito mais fácil. Como para os americanos o espanhol é a "segunda língua", então...

Mais uns aninhos e vira primeira.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Março de 2012, 17:51:18 »
Não sei, não.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Março de 2012, 19:10:25 »
Não sei, não.

Eu também acho que não.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Março de 2012, 19:29:23 »
O que ferra é que uma vírgula errada pode mudar o sentido todo.

Aqui no bairro em uma eleição qualquer tinha uns muros pintados com  um "Vai dar Lula!" e o número do cara, um gaiato qualquer (NÃO FUI EU) saiu pichando uma vírgula em todos eles e ficou "Vai dar, Lula!"  :lol:

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #12 Online: 08 de Março de 2012, 23:05:08 »
Então é um artigo sobre as vantagens de mercado da língua e não sobre a eficiência dela como língua em si. Decepção.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!