Autor Tópico: Gene do cristianismo...  (Lida 1767 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Gene do cristianismo...
« Online: 06 de Março de 2012, 23:09:56 »
Sei que este vídeo já foi postado no fórum há muito tempo, mas queria saber por quê vocês acham que um cristão se incomodaria com sua mensagem.

<a href="http://www.youtube.com/v/KMcnVCFIHxM" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/KMcnVCFIHxM</a>

Por que soaria ofensivo? Não vejo motivo para tanto... Afinal, não seria motivo de orgulho saber que a fé está até nos genes?

"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
Re:Gene do cristianismo...
« Resposta #1 Online: 07 de Março de 2012, 00:09:47 »
Pelos comentários,parece que esse video é uma sátira à suposta existência de um suposto gene homossexual . E se isso fosse verdade,não seria motivo de orgulho a pessoa ser religiosa porque tal ideia demosntraria que não houve livre arbitrio na escolha da religião e isso é uma das convicções mais fortes que eles possuem .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 07 de Março de 2012, 00:20:31 »
Não digo que haja um gene que seja determinante para que uma pessoa seja religiosa mas sim que há alguma mutação genética que faz com que pessoas queiram mais que religião!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 07 de Março de 2012, 00:47:14 »
Pelos comentários,parece que esse video é uma sátira à suposta existência de um suposto gene homossexual . E se isso fosse verdade,não seria motivo de orgulho a pessoa ser religiosa porque tal ideia demosntraria que não houve livre arbitrio na escolha da religião e isso é uma das convicções mais fortes que eles possuem .

Mas não seria confortador saber seus filhos provavelmente herdarão sua aptidão à fé?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Março de 2012, 01:09:21 »
Não digo que haja um gene que seja determinante para que uma pessoa seja religiosa mas sim que há alguma mutação genética que faz com que pessoas queiram mais que religião!

É possível que você esteja errado e que essa vontade da pessoa em querer ser religiosa/anti religiosa ou irreligiosa esteja basicamente na sobreposição entre a educação que a criança recebeu(ou buscou para si própria,caso tenha uma tendência a ser autodidata),a personalidade que ela possui e a moral vigente na sociedade em que vive .

Mas não seria confortador saber seus filhos provavelmente herdarão sua aptidão à fé?

"herdar a aptidão à fé" não é garantia de que os filhos permaneçerão com as mesmas crenças que a dos pais . Dependendo de certos fatores,é possível que esse filho mude para outros religiões e até mesmo se torne um fervoroso antiteísta,embora seja muito raro encontrar alguem se não tema ser chamado assim .
« Última modificação: 07 de Março de 2012, 01:14:22 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Março de 2012, 06:21:47 »

É possível que você esteja errado e que essa vontade da pessoa em querer ser religiosa/anti religiosa ou irreligiosa esteja basicamente na sobreposição entre a educação que a criança recebeu(ou buscou para si própria,caso tenha uma tendência a ser autodidata),a personalidade que ela possui e a moral vigente na sociedade em que vive .

"herdar a aptidão à fé" não é garantia de que os filhos permaneçerão com as mesmas crenças que a dos pais . Dependendo de certos fatores,é possível que esse filho mude para outros religiões e até mesmo se torne um fervoroso antiteísta,embora seja muito raro encontrar alguem se não tema ser chamado assim .

Se nossa personalidade for derivada de algo 100% determinista o que definiria se a pessoa vai ser religiosa, ou não, seria o famoso Fenótipo = genótipo + ambiente.

Eu venho de família ateista. Cresci ouvindo ridicularizações a respeito de religião e religiosos.

Eu lembro que, quando criança, eu ouvia aquilo e não entendia o como é que eles não podiam acreditar em deus. Na adolescencia passou de um "não entender" para um certo tipo de raiva. Ai após muita coisa eu acabei me tornando agnóstico.

E eu acho que me tornei agnóstico, difícil afirmar algo desse tipo, sem influência de ninguém. Apenas por racionalizações da minha cabeça.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 07 de Março de 2012, 20:46:32 »

Mas a questão aqui seria justamente o gene para uma religião...

A questão toda, a meu ver, é ser comparado com homosexuais. Creio que os fanáticos não aguentam tal comparação, pois julgam os mesmos impuros.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Março de 2012, 21:44:47 »
Afinal de contas qual é a "pegadinha" deste vídeo?
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 07 de Março de 2012, 22:00:32 »

(...)
Eu tenho uma idéia de que desafiar/questionar uma religião, principalmente a familiar e basilarmente sob a forma de ateísmo é só mais um complexo psíquico de contestação à  autoridade paterna/materna por alguma razão ainda incognita na mesma linha do complexo de Édipo/Electra. Coincidentemente nessas épocas de ausência paterna/materna no lar por causa da correria do mundo moderno estaríamos vendo um acrescimo de famílias com pessoas sem religião. Acrescentar uma possibilidade de mutação via genética é uma hipótese bastante possível.
« Última modificação: 07 de Março de 2012, 22:03:16 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 07 de Março de 2012, 23:49:17 »

Para mim só uma sátira dos fundamentalistas que querem "erradicar a doença do homosexualismo". O problema é que postei no FB e um amigo evangélico ficou ofendido... queria entender o porquê!

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Março de 2012, 00:36:01 »

A questão toda, a meu ver, é ser comparado com homosexuais. Creio que os fanáticos não aguentam tal comparação, pois julgam os mesmos impuros.

Se houver algo como um suposto gene que faz a pessoa se inclinar à ser religiosa(o que leva ela à ser teista ou antiteísta),os fundamentalistas religiosos não iriam gostar de saber que não haveria livre arbitrio na escolhas religiosas deles .

Coincidentemente nessas épocas de ausência paterna/materna no lar por causa da correria do mundo moderno estaríamos vendo um acrescimo de famílias com pessoas sem religião. Acrescentar uma possibilidade de mutação via genética é uma hipótese bastante possível.

A principal vantagem da religião em tempos antigos e em muitos lugares atualmente é unir a comunidade local e contribuir para manter a ordem social . Se essa tendência à super valorização do individuo ao invés do coletivo se prolongar demais,seremos vitimas do nosso próprio progresso .

Para mim só uma sátira dos fundamentalistas que querem "erradicar a doença do homosexualismo". O problema é que postei no FB e um amigo evangélico ficou ofendido... queria entender o porquê!

Alguem precisa inventar uma variação da lei de Poe que possa ser extendida para videos .

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Março de 2012, 08:30:18 »
hehehe... "até que um método para remover o gene cristão seja encontrado cientistas gays aconselham cristãos locais a fazerem mudanças positivas em seus estilos de vida e valores" e vocês perguntam porque soaria ofensivo?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Março de 2012, 09:19:08 »

Eu acho que ele se ofendeu porque na sátira o "gene do cristianismo" foi "descoberto" por "cientistas homossexuais". Outra questão, muito importante para os cristãos, no meu entender, foi mencionada pelo gengikhan. Se o "ser cristão" fosse controlado por genes, o livre-arbítrio seria automaticamente subtraído do rol de características humanas. É claro que esta feição somente afetaria os cristãos mais sofisticados, pois a maioria é absolutamente ignara.
Foto USGS

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Março de 2012, 10:21:48 »

Eu acho que ele se ofendeu porque na sátira o "gene do cristianismo" foi "descoberto" por "cientistas homossexuais". Outra questão, muito importante para os cristãos, no meu entender, foi mencionada pelo gengikhan. Se o "ser cristão" fosse controlado por genes, o livre-arbítrio seria automaticamente subtraído do rol de características humanas. É claro que esta feição somente afetaria os cristãos mais sofisticados, pois a maioria é absolutamente ignara.

Eu acho que ele se ofendeu porque a sátira faz uma inversão de valores - ridicularizando o cristianismo, tal qual muitos cristãos fazem com relação ao homossexualismo. Nos dos outros é colírio.  :lol:

É provável que muitos ateus não achassem graça na sátira se trocássemos "cientistas gays" por "cientistas religiosos" e "cristãos" por "ateus".

Vejamos: "até que um método para remover o gene ateu seja encontrado cientistas religiosos aconselham ateus locais a fazerem mudanças positivas em seus estilos de vida e valores".

Eu achei que perdeu a graça...  :P

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #14 Online: 08 de Março de 2012, 13:19:51 »
É provável que muitos ateus não achassem graça na sátira se trocássemos "cientistas gays" por "cientistas religiosos" e "cristãos" por "ateus".

Vejamos: "até que um método para remover o gene ateu seja encontrado cientistas religiosos aconselham ateus locais a fazerem mudanças positivas em seus estilos de vida e valores".

Eu achei que perdeu a graça... 

DOUBT Wins
Perfect!
:)

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #15 Online: 08 de Março de 2012, 14:53:11 »

Se removessem esse suposto "gene ateu" ,estáriamos à só um passo de reproduzir 1984 no mundo real,de forma quase perfeita,com a óbvia vantagem de nem ser necessário investir tanto assim em equipamentos de vigilância .

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Março de 2012, 16:15:24 »

Se removessem esse suposto "gene ateu" ,estáriamos à só um passo de reproduzir 1984 no mundo real,de forma quase perfeita,com a óbvia vantagem de nem ser necessário investir tanto assim em equipamentos de vigilância .

Isso foi ofensivo! :(  Você não está querendo sugerir que "longe do alcanse da teletela tudo é permitido", não é?  :P

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #17 Online: 08 de Março de 2012, 23:48:39 »

Se houver algo como um suposto gene que faz a pessoa se inclinar à ser religiosa(o que leva ela à ser teista ou antiteísta),os fundamentalistas religiosos não iriam gostar de saber que não haveria livre arbitrio na escolhas religiosas deles .

Coincidentemente nessas épocas de ausência paterna/materna no lar por causa da correria do mundo moderno estaríamos vendo um acrescimo de famílias com pessoas sem religião. Acrescentar uma possibilidade de mutação via genética é uma hipótese bastante possível.

A principal vantagem da religião em tempos antigos e em muitos lugares atualmente é unir a comunidade local e contribuir para manter a ordem social . Se essa tendência à super valorização do individuo ao invés do coletivo se prolongar demais,seremos vitimas do nosso próprio progresso .

Alguem precisa inventar uma variação da lei de Poe que possa ser extendida para videos .

Alguns religiosos até admitem a falta de livre arbítrio, como os calvinistas...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #18 Online: 08 de Março de 2012, 23:49:43 »

Eu achei que perdeu a graça... 

DOUBT Wins
Perfect!

Verdade... é aí que pega!

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
« Resposta #19 Online: 09 de Março de 2012, 10:19:22 »
Isso foi ofensivo! :(  Você não está querendo sugerir que "longe do alcanse da teletela tudo é permitido", não é?  :P

Bem, deus(pelos menos na descrição das religiões abraâmicas) é onipotente,onipresente,onisciente,rigoroso com aqueles que se recusam à seguir as regras que esse ser impôs,não hesita em enviar seu povo para morrer em guerras inúteis e vive prometendo recompensar aqueles que o seguem .  Mude apenas o nome "deus" para "grande irmão(big brother no original)" e não precisará mudar nenhuma quase nenhum detalhe da descrição feita por mim . E não,minha ideia não foi ser ofensivo e sim mostrar que o 1984 só seria possível se não houvesse pessoas céticas/questionadores na sociedade . Felizmente,também precisamos de pessoas que não sejam céticas/questionadoras na sociedade tambem .
« Última modificação: 09 de Março de 2012, 10:52:43 por genjikhan »

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Março de 2012, 14:40:12 »

Bem, deus(pelos menos na descrição das religiões abraâmicas) é onipotente,onipresente,onisciente,rigoroso com aqueles que se recusam à seguir as regras que esse ser impôs,não hesita em enviar seu povo para morrer em guerras inúteis e vive prometendo recompensar aqueles que o seguem .  Mude apenas o nome "deus" para "grande irmão(big brother no original)" e não precisará mudar nenhuma quase nenhum detalhe da descrição feita por mim . E não,minha ideia não foi ser ofensivo e sim mostrar que o 1984 só seria possível se não houvesse pessoas céticas/questionadores na sociedade . Felizmente,também precisamos de pessoas que não sejam céticas/questionadoras na sociedade tambem .

Não foi ofensivo de verdade!  :P   E a minha idéia foi mostrar que 1984 não seria possível nem se você confinasse uma dúzia de pessoas numa casa monitorada por câmeras vinte e quatro horas por dia, quanto mais numa sociedade "monitorada" pelo "grade olho invisível que tudo vê", embora vivam tentando nos convencer disso.  ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!