Não digo que haja um gene que seja determinante para que uma pessoa seja religiosa mas sim que há alguma mutação genética que faz com que pessoas queiram mais que religião!
É possível que você esteja errado e que essa vontade da pessoa em querer ser religiosa/anti religiosa ou irreligiosa esteja basicamente na sobreposição entre a educação que a criança recebeu(ou buscou para si própria,caso tenha uma tendência a ser autodidata),a personalidade que ela possui e a moral vigente na sociedade em que vive .
Mas não seria confortador saber seus filhos provavelmente herdarão sua aptidão à fé?
"herdar a aptidão à fé" não é garantia de que os filhos permaneçerão com as mesmas crenças que a dos pais . Dependendo de certos fatores,é possível que esse filho mude para outros religiões e até mesmo se torne um fervoroso antiteísta,embora seja muito raro encontrar alguem se não tema ser chamado assim .
Se nossa personalidade for derivada de algo 100% determinista o que definiria se a pessoa vai ser religiosa, ou não, seria o famoso Fenótipo = genótipo + ambiente.
Eu venho de família ateista. Cresci ouvindo ridicularizações a respeito de religião e religiosos.
Eu lembro que, quando criança, eu ouvia aquilo e não entendia o como é que eles não podiam acreditar em deus. Na adolescencia passou de um "não entender" para um certo tipo de raiva. Ai após muita coisa eu acabei me tornando agnóstico.
E eu acho que me tornei agnóstico, difícil afirmar algo desse tipo, sem influência de ninguém. Apenas por racionalizações da minha cabeça.