Brasil ganha novo dinossauro ancestral
Achado do RS é o primeiro de seu tipo encontrado no país e desafia idéias sobre a origem desses animais.
A história para lá de complicada da origem dos dinossauros deve ganhar em breve um novo capítulo brasileiro. Trata-se de um animal extremamente primitivo, herbívoro, que pode se tornar o primeiro membro de um grupo que, até então, não tinha fósseis registrados no país.
Oriundo das rochas da formação Santa Maria, perto do município gaúcho de Agudo, o animal era um ornitísquio, grande grupo de dinos comedores de plantas cujos representantes mais famosos são os estegossauros (os das placas de osso nas costas) e os chifrudos Triceratops. O bicho do Rio Grande do Sul, no entanto, é bem mais antigo: rondou a região no fim do Período Triássico, há uns 220 milhões de anos, o que o coloca na companhia de alguns dos mais velhos dinossauros.
"Antes disso, aqui no Brasil nós só tínhamos ocorrências de pegadas desses animais, e mesmo assim muito recentes, do Cretáceo ou no máximo do fim do Jurássico [ou seja, a partir de 150 milhões de anos atrás]", conta Max Cardoso Langer, paleontólogo da USP de Ribeirão Preto que está estudando a provável nova espécie.
[...]
A região de Santa Maria é riquíssima em fósseis, contrastando enormemente com quase todo o resto das regiões onde afloram as rochas triássicas da Bacia do Paraná.
Eu queria saber como é que os criacionistas explicam isto com os modelos de "flutuabilidade" e "zoneamento ecológico"?