http://www.noticiasautomotivas.com.br/brasil-desiste-de-negociar-acordo-automotivo-com-mexico/Brasil desiste de negociar acordo automotivo com México
O Brasil havia começado as negociações com o governo mexicano para rever o acordo automotivo, que está gerando déficit na balança comercial do país.
A conversa começou em Brasília e agora iria para mais uma rodada no México. No entanto, na última hora (como muita coisa que ocorre neste país) o governo brasileiro cancelou a viagem dos técnicos para negociação na Cidade do México.
Essa reunião contaria também com a presença de ministros dos dois países, mas no Brasil a agenda já estava comprometida para o envio de ministros. Mesmo assim, o país poderia ter enviado seus técnicos, mas a decisão foi por mantê-los por aqui.
Isso indica claramente que o governo brasileiro não achou interessante a contraproposta mexicana e pode mesmo optar pela “denúncia”, que significaria o cancelamento do acordo comercial.
O fato ocorre dias antes de Brasília anunciar o novo regime automotivo nacional, que vai vigorar entre 2013 e 2016. Seria a confiança nessa nova política, o motivo para cancelar o acordo com o México?
Dessa forma, e com os novos incentivos para introdução de inovação tecnológica do novo regime automotivo, o Brasil acabaria tendo mais argumentos para cancelar a parceria, visto que teria um mecanismo interno para fomentar o crescimento tecnológico do parque industrial sem depender do México.
A presidente Dilma já havia pedido aos ministros das Relações Exteriores e do Desenvolvimento que resolvessem o impasse do acordo com os mexicanos o mais breve possível, pois não deseja esperar até o fim de março para um eventual cancelamento do acordo.
Só no mês passado, as importações de carros do México cresceram mais de 200% em relação ao mesmo período de 2011! Esse é um dos motivos pela pressa do governo em resolver a questão com o México.
Pelo que podemos observar, parece que trazer carros do México vai ficar muito mais difícil a partir do segundo trimestre de 2013. Afinal, depois de “denunciado”, o acordo ainda vigora durante 14 meses.
(alguns veículos que vêm do México: Captiva, March, Versa, Tiida, Novo Fiesta, Fusion, Sentra, 500, CR-V... coitada da Nissan!)
Pois é, com o fim do acordo os carros vindos daquele país serão sobretaxados; como é um site por apaixonados por carros (como eu), as reprovações e os protestos e insultos dos foristas são incontáveis; todavia, algumas questões permanecem, e tem sido impossível conciliar as visões; podemos argumentar que é uma boa medida, pois estimula as montadoras a se instalar no país, além de proteger a indústria nacional contra a desmedida concorrência estrangeira.
No entanto, ressalto dois pontos: produzir um carro no Brasil é excessivamente caro pela quantidade de impostos e infra-estrutura deficiente;

desta forma, às vezes é mais barato produzir no quinto dos infernos e trazer para cá; por outro lado, até que ponto é vantajoso proteger a indústria instalada aqui da concorrência exterior, resultando em produtos caros, atrasados, ineficientes? TODOS sabemos os lixos que são nossos autos; os carros "mexicanos" estão mais atraentes por quê, afinal? A livre concorrência não é um princípio básico que protege o consumidor?
Hasta luego!
