Autor Tópico: Papa revive polêmica luterana  (Lida 744 vezes)

APODman

• Visitante
Papa revive polêmica luterana
« Online: 12 de Agosto de 2005, 12:38:24 »

Papa revive polêmica luterana

DA ASSOCIATED PRESS

A venda de indulgências, ou remissão dos pecados, levou à saída de Martinho Lutero da Igreja Católica, 500 anos atrás, e ao início do protestantismo. Logo, chamou muita atenção quando o Vaticano anunciou nesta semana que o papa Bento 16 concederá indulgências para os participantes do Dia Mundial da Juventude, na Alemanha.
O evento ocorrerá na cidade de Colônia entre os dias 17 e 21 deste mês e será a primeira viagem ao exterior de Bento 16 desde que foi eleito papa, em abril.

Para um papa tão ansioso em se comunicar com outros cristãos, o anúncio pode trazer divergências com a Igreja Luterana: um papa alemão, concedendo indulgências para romeiros que vão à Alemanha, terra de Lutero e da Reforma Protestante.

"Certamente há uma coincidência: Alemanha, indulgências, um papa alemão", reconheceu o monsenhor Mauro Parmeggiani, secretário-geral da diocese de Roma. "Mas eu acho que é um problema mais histórico do que real", disse ontem Parmeggiani.

Lutero, o agostiniano que viveu entre 1483 e 1546, inspirou a Reforma Protestante ao se opor à venda de indulgências -a remissão completa ou parcial de pena para pecados já perdoados. Na época, a compra e a venda de indulgências era uma constante, tornando-se uma das maiores fontes de renda de Roma.
Desde o Concílio de Trento (1545-1563), a venda de indulgências é ilegal. Porém, a prática de concedê-las continuou, apesar de os pecados poderem ser perdoados através da confissão.
O anúncio não chamou muita atenção na Alemanha, onde a população cristã está dividida igualmente entre católicos e protestantes."É uma idéia estranha aos luteranos que a Igreja possa emitir indulgências para os pecados", disse o doutor Thies Gundlach, teólogo da Igreja Evangélica Luterana da Alemanha. "Mas não há por que considerá-las uma provocação."

O papa João Paulo 2º concedeu indulgências aos romeiros que visitaram Roma durante o Jubileu da Igreja Católica, em 2000.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1208200507.htm

[ ]´s

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Papa revive polêmica luterana
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2005, 13:04:36 »
"Mas eu acho que é um problema mais histórico do que real"

soa estranho....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

• Visitante
Re: Papa revive polêmica luterana
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2005, 13:04:48 »
Em suma: não há polêmica alguma e o papa não está revivendo coisa nenhuma. Título mentiroso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!