Autor Tópico: Documentário Além do Ateu e do Ateísmo - Qual a opinião de vocês?  (Lida 3084 vezes)

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
Documentário Além do Ateu e do Ateísmo - Qual a opinião de vocês?
« Online: 10 de Março de 2012, 16:29:45 »
<a href="http://www.youtube.com/v/JJV18DTsiyY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/JJV18DTsiyY</a>
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re:Documentário Além do Ateu e do Ateísmo - Qual a opinião de vocês?
« Resposta #1 Online: 10 de Março de 2012, 16:56:00 »
Concordo basicamente com tudo o que foi dito.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Março de 2012, 17:47:55 »
Eu achei que o tal professor aposentado de filosofia era um padre, eheh depois vi os créditos.
Achei o apresentador um apresentador apenas  -  mas não chegou a prejudicar o vídeo.
Acho que deveria ter opiniões de teistas e embasadas nelas as respostas dos depoentes. Eu conheço rarissímos teistas que dizem a favor dos ateus, mas seria interessante, como fez o professor Edgar Hoffmann no vídeo.
No todo interessante e esclarecedor já compartilhei  :arrow:
.
.

.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2012, 17:32:05 »
Não entendo o título do documentário..., afinal é simples propaganda do ateísmo... razoavelmente bem feita.
Além do Ateu e do Ateísmo poderia talvez aplicar-se a outras posições que não se afirmem nem ateias nem teístas.
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 17:34:27 por Sérgio Sodré »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2012, 17:43:47 »
Além do Ateu e do Ateísmo poderia talvez aplicar-se a outras posições que não se afirmem nem ateias nem teístas.

Existe esta terceira via? Eu imagino que não. Ou se acredita em uma divindade ou não.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2012, 17:51:25 »

Existe esta terceira via? Eu imagino que não. Ou se acredita em uma divindade ou não.

Agnósticos; Panteístas; Deístas; Espiritualistas;...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2012, 11:03:22 »
Martuchelli - escrevu:

Existe esta terceira via? Eu imagino que não.

Evidentemente, que existe uma terceira via...

Ou se acredita em uma divindade ou não.

A partir do momento em que surgiu a tese ignosticista, a questão se há deus, ou deuses, passou para outra dimensão do debate.

Em termos ignosticistas, é indispensável, definir rigorosamente, o que se imagina ser deus.

A via espinosiana - adoptada por auguste Comte - quando fundou a igreja positiva e a religião da Humanidade, na minha modesta opinião, é uma excelente alternativa - em termos de meio termo - entre o ateismo e o teismo. :idea:

artur
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, 12:42:29 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2012, 15:53:08 »
Eu gostaria de saber o que as demais religiões pensam da Religião da Humanidade de Comte? Talvez nem a conheçam. Eu não sei o porquê de ter Templos, etc e se comportar como uma religião qualquer. Fica a impressão (talvez errada) que esta forma filosófica de encarar o desenvolvimento da humanidade, tenha que reunir adeptos ou seguidores para que a rotina da vida se dê de uma melhor forma. Parece que aí, há uma torcida, um complô cerebral para que os eventos aconteçam. É assim mesmo, ou esses seguidores fabricam ações para modificar a realidade terrena? Eu achei mei religioso mesmo, embora conheça esta "Religião" de forma superficial.
.
.

.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2012, 16:19:28 »
zambest - escreveu:

Eu gostaria de saber o que as demais religiões pensam da Religião da Humanidade de Comte? Talvez nem a conheçam.

Se calhar não a conhecem... :idea:

Eu não sei o porquê de ter Templos, etc e se comportar como uma religião qualquer.

Porque Auguste Comte, tinha uma opinão diferente sobre o que é religião.

Se o Homem - é que criou os deuses - então é a Humanidade, que realmente merece ser adorada, amada e reverenciada como divindade... :!:

Tenho a impressão (talvez errada) que esta forma filosófica de encarar o desenvolvimento da humanidade, tenha que reunir adeptos ou seguidores para que a rotina da vida se dê de uma melhor forma.

Auguste Comte, partiu do princípio que nós somos animais sociais; portanto necessitamos do convívio amigável com o nosso semelhante, para vivermos alegres, felizes e saudáveis.

Parece que aí, há uma torcida, um complô cerebral para que os eventos aconteçam. É assim mesmo, ou esses seguidores fabricam ações para modificar a realidade terrena? Eu achei mei religioso mesmo, embora conheça esta "Religião" de forma superficial.

Exacto... :!: :arrow: a ideia é justamente essa: aquilo que um homem isolado é capaz de realizar é irrisório, comparado com aquilo que um grupo social harmoniosamente organizado, pode conseguir. :idea:

Imagine o que poderá acontecer, se a Humanidade deixar de se autodestruir e passar a ser mais compatível e amante de si mesma... :)

artur
« Última modificação: 20 de Maio de 2012, 05:51:26 por lusitano »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2012, 00:04:02 »

A terceira via é o realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado. Sacou?  :lol:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2012, 05:48:43 »
Gigaview - escreveu:

A terceira via é o realismo fantástico, em termos de paralogismo comparado. Sacou? :lol:

Gostei da sua conclusão... :ok: Embora para mim, não seja nenhuma novidade... :)

artur

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2012, 17:13:04 »

Agnósticos; Panteístas; Deístas; Espiritualistas;...

Ao meu ver:

Agnóstico =  pessoa que se comporta como se não existisse algum deus, portanto me parece ser  um ateu  que não tem corajem de dizer nem para si mesmo que é ateu.  Parece ser apenas uma forma de auto engano. Ou então é simplesmente um indeciso que  não tem corajem de sair de cima do muro.  :lol:

Panteísta =   um teísta que  acredita que a matéria/energia é um deus .  É um teísta esquisito.

Deísta é apenas um tipo de teísta  que acredita que seu deus  pirulitou/tirou férias  após  ter criado o universo.

Espiritualista  =  um tipo de teísta vago/indeciso , que acha que existe alguma algum grande ser espiritual e algum  tipo de um mundo mágico , mas não sabe bem o que pode ser ou poderia ser.

.

« Última modificação: 25 de Maio de 2012, 17:33:51 por JJ »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2012, 17:25:29 »
Existe agnosticismo ciebtifico e filosofico.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Maio de 2012, 17:37:24 »

Ok, mas  a minha referência era apenas ao que julga não  ter elementos suficientes para crer ou descrer  em algum deus.   

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Maio de 2012, 18:06:45 »
JJ - escreveu:

Panteísta = um teísta que  acredita que a matéria/energia é um deus .  É um teísta esquisito.

Eu enquadro-me nesta categoria. :)

Eu não digo que a matéria/energia, é um deus... Eu afirmo que é deus... :!:

E porquê? Porque segundo certas definições de deus, a matéria/energia, é omnipotente e omnipresente: e provavelmente omnisciente; e através da sua expressão humana, é hipoteticamente omnibenevolente.

Espiritualista  =  um tipo de teísta vago/indeciso , que acha que existe alguma algum grande ser espiritual e algum  tipo de um mundo mágico , mas não sabe bem o que pode ser ou poderia ser.

Tire a magia e a sobrenaturalidade e determinado género de panteístas, também podem ser espiritualistas, com toda a naturalidade... :idea:

artur

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Maio de 2012, 18:28:03 »
E porquê? Porque segundo certas definições de deus, a matéria/energia, é omnipotente e omnipresente: e provavelmente omnisciente; e através da sua expressão humana, é hipoteticamente omnibenevolente

É deveras atrevido dizer que elétrons, neutrinos, quarks e cia são "omnipotente" e "omnisciente". Dizer que a ação humana do mundo é "omnibenevolente" também não cai muito bem.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Maio de 2012, 18:45:12 »
Martuchelli - escreveu:

E porquê? Porque segundo certas definições de deus, a matéria/energia, é omnipotente e omnipresente: e provavelmente omnisciente; e através da sua expressão humana, é hipoteticamente omnibenevolente

É deveras atrevido dizer que elétrons, neutrinos, quarks e cia são "omnipotente" e "omnisciente". Dizer que a ação humana do mundo é "omnibenevolente" também não cai muito bem.

Omnipotentes, parece-me óbvio que o são: omniscientes, afirmo que é uma probabilidade. :idea:

A omnibenevolência, é um estado ético e moral, que a Humanidade tende a desenvolver e a alcançar, com o tempo. :idea:

Lembre-se do cristo e do buda: seres de infinita compaixão. :)

Ademais o Gautama, atingiu a perfeita iluminação... :!:

artur
« Última modificação: 25 de Maio de 2012, 18:50:23 por lusitano »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 25 de Maio de 2012, 18:54:11 »

Ok, mas  a minha referência era apenas ao que julga não  ter elementos suficientes para crer ou descrer  em algum deus.   

Todos que analizarem cientificamente e não filosoficamente chegarão ao agnosticismo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Maio de 2012, 18:56:28 »
Em resumo, é omnibullshit.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Maio de 2012, 19:30:08 »
Gigaview - escreveu:

Em resumo, é omnibullshit.

:hihi: :hihi: :hihi: :arrow: :idea:

artur

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Maio de 2012, 10:18:31 »
JJ - escreveu:

Panteísta = um teísta que  acredita que a matéria/energia é um deus .  É um teísta esquisito.

Eu enquadro-me nesta categoria. :)

Eu não digo que a matéria/energia, é um deus... Eu afirmo que é deus... :!:

E porquê? Porque segundo certas definições de deus, a matéria/energia, é omnipotente e omnipresente: e provavelmente omnisciente; e através da sua expressão humana, é hipoteticamente omnibenevolente.
artur

artur,

Se pensar na matéria/energia como um todo até que faz algum sentido dizer que é omnipotente , pois pelo que sabemos matéria e energia  estão presentes em todos o fenômenos que ocorrem.

Quanto a ominipresença, parece que também (pelo menos no caso da energia).

Quanto a ominibenevolência , está não é realmente necessária como característica de um deus , um deus também pode ser mau ( e muitos acreditam em deuses maus).

Já a ominiciência, me parece ser bastante estranha a idéia, mesmo considerando a matéria/energia como um todo e não parte dela. Neste caso teríamos de admitir que o universo tem algum tipo de consciência ?

Isto realmente me soa muito estranho. :|

E definitivamente não combina com a idéia de um deus que a maioria das pessoas acreditam.

.
« Última modificação: 26 de Maio de 2012, 10:31:32 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Maio de 2012, 10:29:45 »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2012, 18:32:55 »
JJ - escreveu:

Se pensar na matéria/energia como um todo até que faz algum sentido dizer que é omnipotente , pois pelo que sabemos matéria e energia  estão presentes em todos o fenômenos que ocorrem.

Quanto a ominipresença, parece que também (pelo menos no caso da energia).

Isso, é aquilo que eu considero como óbvio... :!: :arrow: :ok:

Quanto a ominibenevolência , está não é realmente necessária como característica de um deus , um deus também pode ser mau ( e muitos acreditam em deuses maus).

Isso é verdade... :!: :)

Já a ominiciência, me parece ser bastante estranha a idéia, mesmo considerando a matéria/energia como um todo e não parte dela. Neste caso teríamos de admitir que o universo tem algum tipo de consciência ?

Isto realmente me soa muito estranho.

Dado que o Homem - é um edifício inteligente - criado pelo universo e por essa mesma razão, é um ser da natureza, então ele através do raciocínio científico, vai tentar conseguir alcançar a omnisciência digital, se conseguir, interligar todos os cérebros humanos a um harmonizador e coordenador central, que ponha ao dispor de todos os homens o conhecimento de toda a Humanidade.

http://www.tocadoelfo.com.br/2008/01/isaac-asimov-ltima-pergunta.html

E definitivamente não combina com a idéia de um deus que a maioria das pessoas acreditam.

Sim isso também é verdade... :!: :arrow: :ok:

artur

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!