zambest - escreveu:
Eu gostaria de saber o que as demais religiões pensam da Religião da Humanidade de Comte? Talvez nem a conheçam.
Se calhar não a conhecem...
Eu não sei o porquê de ter Templos, etc e se comportar como uma religião qualquer.
Porque Auguste Comte, tinha uma opinão diferente sobre o que é religião.
Se o Homem - é que criou os deuses - então é a Humanidade, que realmente merece ser adorada, amada e reverenciada como divindade...

Tenho a impressão (talvez errada) que esta forma filosófica de encarar o desenvolvimento da humanidade, tenha que reunir adeptos ou seguidores para que a rotina da vida se dê de uma melhor forma.
Auguste Comte, partiu do princípio que nós somos animais sociais; portanto necessitamos do convívio amigável com o nosso semelhante, para vivermos alegres, felizes e saudáveis.
Parece que aí, há uma torcida, um complô cerebral para que os eventos aconteçam. É assim mesmo, ou esses seguidores fabricam ações para modificar a realidade terrena? Eu achei mei religioso mesmo, embora conheça esta "Religião" de forma superficial.
Exacto...

a ideia é justamente essa: aquilo que um homem isolado é capaz de realizar é irrisório, comparado com aquilo que um grupo social harmoniosamente organizado, pode conseguir.

Imagine o que poderá acontecer, se a Humanidade deixar de se autodestruir e passar a ser mais compatível e amante de si mesma...

artur