Autor Tópico: Coca e Pepsi mudam fórmula para evitar alerta de câncer nos EUA  (Lida 944 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Coca e Pepsi mudam fórmula para evitar alerta de câncer nos EUA
« Online: 10 de Março de 2012, 20:30:15 »
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1059463-coca-e-pepsi-mudam-formula-para-evitar-alerta-de-cancer-nos-eua.shtml

A Coca-Cola e a Pepsi decidiram mudar a fórmula, nos EUA, do corante caramelo que compõe os refrigerantes para não ter de colocar um alerta de risco de câncer em suas latas.

A notificação passou a ser obrigatória depois que a Califórnia incorporou um componente químico presente no corante caramelo na lista de substâncias cancerígenas.

A decisão foi motivada por pressão da entidade de consumidor Centro de Ciência para Interesse Público, que apresentou um estudo com indicações da conexão da substância com o desenvolvimento do câncer.

A associação das indústrias de bebidas dos EUA contesta o conteúdo do estudo. Segundo o grupo, a substância 4-metilimizadol, alvo do questionamento, já foi autorizada por reguladores nos EUA e em outras partes do mundo.

Apesar disso, a entidade confirmou que as empresas trabalham para mudar a fórmula para atender as requisições do Estado da Califórnia.

"Consumidores não vão notar a diferença nos produtos e não tem razão alguma para preocupações em relação à saúde", afirmou a associação em nota.

O FDA (órgão norte-americano que regula remédios e alimentos) analisa um pedido da entidade de consumidores sobre o assunto.

Um porta-voz da agência informou que um consumidor teria de beber mais de 1.000 latas de refrigerante por dia para alcançar os níveis apresentados no estudo que mostrou uma relação com câncer em roedores.

"Embora acreditemos que não há risco para saúde pública que justifique mudanças, pedimos aos fornecedores do caramelo que deem esse passo para que nossos produtos não estejam sujeitos à exigência de um aviso sem fundamento científico", afirmou a representante da Coca-Cola, Diana Garza Ciarlante.

A Coca-Cola do Brasil confirmou que o corante caramelo está presente no produto vendido no país e afirmou que não há previsão de alterações, como nos EUA.

"O corante caramelo utilizado em nossos produtos é absolutamente seguro. Coca-Cola não alterará sua fórmula mundialmente conhecida. Mudanças no processo de fabricação de qualquer um dos ingredientes, como o corante caramelo, não tem potencial para modificar a cor ou o sabor da Coca-Cola", disse a empresa em nota.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re:Coca e Pepsi mudam fórmula para evitar alerta de câncer nos EUA
« Resposta #1 Online: 10 de Março de 2012, 20:31:15 »
É impressão minha ou TUDO ta dando câncer ultimamente?

EDIT: não quero zombar de quem convive com este problema, meu pai esta com câncer e sei o quanto é difícil (pra dizer o mínimo), mas estas reportagens são de matar (trocadilho besta sem intenção).
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2 Online: 10 de Março de 2012, 20:59:52 »

EDIT: não quero zombar de quem convive com este problema, meu pai esta com câncer e sei o quanto é difícil (pra dizer o mínimo), mas estas reportagens são de matar (trocadilho besta sem intenção).

Não é impressão, também vejo as coisas assim (sem sarcasmo). Costumo até brincar com isso dizendo que o futuro da humanidade é morrer de câncer.

Essas coisas não dão câncer de um dia pro outro, são o resultado de uma vida inteira de alimentação ruim. Estamos apenas colhendo os frutos.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #3 Online: 10 de Março de 2012, 22:16:06 »
Tudo bem, desde que não mudem o sabor novamente. :o
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Março de 2012, 08:20:08 »

Bom, boa parte dos alimentos e bebidas que se consome hoje têm conservantes ou agrotóxicos porque são um mal necessário para conservação  e produção.

Para comer algo natural só se o cara tiver uma horta de fundo de quintal, morar em uma área onde não exista  fumaça de trânsito, não fumar, não usar daqueles potes plásticos no microondas, não beber água tratada mas apenas fervida...

Temos que voltar ao tempo do Dom Pedro.

Para mim parece um pouco de alarmismo...

Outro dia estava vendo um programa em um canal qualquer, nos anos 40 o governo dos EUA fazia experiências com materiais radioativos para produzir a bomba de Hiroshima, usavam as máquinas e a água que as refrigerava saia de um rio e voltava direto para lá levando os resíduos radioativos.

Até hoje tentam limpar a sujeira que deve ter matado muito mais gente que dez fábricas da Coca-Cola juntas.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Março de 2012, 10:06:06 »
Atualizando o ditado popular: o que não mata dá câncer. Se não for a coca-cola, vai ser o alface, a poluição, o estresse...  :/

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Março de 2012, 10:29:35 »
Achei, olhem que legal...

http://www.ecodebate.com.br/2011/03/28/eua-deposito-nuclear-de-hanford-um-dos-lugares-mais-contaminados-da-terra/

É um legado assustador. Em Hanford, 52 prédios estão contaminados e 620 km quadrados estão inabitáveis devido à radioatividade que se infiltrou pelo solo e lençol freático: urânio, césio, estrôncio, plutônio e outros radionuclídeos. Há mais de 204.000 metros cúbicos de lixo altamente radioativo ainda no local –dois terços do total em todos os EUA.

Em uma área, mais de 216 milhões de litros de dejetos líquidos radioativos e água de resfriamento estão armazenados em tanques com vazamentos. Mais de 100.000 varetas de combustível usadas -2.300 toneladas- ainda estão descansando em tanques próximos ao rio Columbia.

A água de resfriamento para os reatores vinha do rio. Até 1971, a água era secretamente bombeada de volta para o rio, após um tratamento mínimo. Altos níveis de radiação foram medidos a 402 km a oeste, onde o rio Columbia chega ao Pacífico. Os índios americanos foram a principal população a comer os peixes contaminados...

E agora estão criando caso por causa de um corante de refrigerante.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Março de 2012, 21:29:50 »

Hmmmm, eu tenho uma impressão um tanto leiga mas que de qualquer modo norteia minha leitura sobre estas questões quanto a potencial cancerígeno deste ou daquele alimento de que na verdade elas partem de incompreensões sobre o fim dos estudos.

Digo: me parece que quando um cientista bota 10000 voluntários para comerem cada um dez tomates por dia durante 5 anos e observa que houve um acréscimo ao longo de 10 anos da incidência de câncer no "sei lá, pâncreas" naquele grupo ele não quer, a partir daí, que as pessoas parem de comer tomate. Nem o inverso, que quando um outro cientista enfia 10 pepinos durante 10 anos pela goela de um bando de adolescentes e percebe uma redução eventual de casos de tumores específicos naquela população ele não passa a desejar a partir dos resultados que todo mundo se empanturre de pepino.

Na minha cabeça, pode ser que eu esteja fazendo a leitura errada, estas pesquisas são destinadas aos farmacêuticos e não aos nutricionistas, e os resultados delas são intermediários e não finais, por isso nem ligo quando o jornal de domingo publica no caderno de ciência que comer cenoura dá câncer no reto ao mesmo tempo que evita leucemia, ou o contrário.

De qualquer modo, câncer é ainda a doença que me dá calafrios.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!