Na verdade, penso que muitos cristãos e judeus não refletem que, se Javé (a) tinha preferência especial pelos hebreus e(b) não se importava se eles agissem como bárbaros sanguinários para com os outros povos, ele poderia tê-los dado alguns ensinamentos práticos úteis, como a receita da pólvora, regras básicas de higiene e saúde (e não as regras malucas e absurdas que existem na Bíblia), a receita do fogo grego, diagramas de balistas, catapultas e trebuchets, receita para fabricação do aço, táticas de combate (falange, por exemplo) a bússola e o astrolábio etc. etc. etc.
Ou seja: nem como líder tribal bárbaro ele era competente.
Concordo com você nesse ponto. Expus no texto que, diferentemente das outras religiões, a judaica era bem complexa. Percebo hoje que foi uma
grande falácia. As outras religiões são tão ou mais complexas que a judaica. Aliás,
n civilizações da antiguidade foram superiores à hebraica no que diz respeito à cultura, educação, tecnologia, organização e outros indicadores de civilidade. A religião de um povo reflete quase que perfeitamente como esse povo é!
Se formos colocar a religião egípcia, tudo (ou o mais importante) girava em torno dos ciclos de cheia do Rio Nilo, uma vez que o povo egípcio dependia diretamente dele para sua colheita e, consequentemente, subsistência. Se formos traçar um paralelo dessa realidade com a religião egípcia, notamos que as oferendas, cultos e louvores também giravam em torno desse ciclo.
Da mesma forma com o povo nórdico, cujo deus Thor detinha do "martelo todo-poderoso". Esse povo também fazia suas preces pela chegada da primavera e da fertilidade vinda com a tal estação. Vou deixar de fora tantos outros exemplos para não prolongar mais que o necessário.
Com os hebreus não poderia ser diferente (a menos, é claro, se o deus dele de fato existisse... hehe). Um povo que saiu do nomadismo e passou a buscar um lugar fixo, não poupando esforços (nem sangue inocente) para isso. Não que isso fosse errado no tempo deles, porque de fato não era. As coisas funcionavam assim, como eu bem coloquei no texto acima. A diferença é que um deus do calibre de YHWH não precisava amaciar o povo por mais de cinco mil anos para alcançar o ideal de moral, se é que já alcançamos nos dias de hoje. Como o mesmo deus que teria decidido acabar com 99% num ato de impulso (dilúvio) tem a capacidade de ensinar virtudes como paciência, amor incondicional e etc?