Autor Tópico: Losing my religion  (Lida 1169 vezes)

Offline Thadeu Augusto

• Nível 03
  • *
  • "Enquanto eu sou, a morte não é..." - Epicureu
    • Nullius Factum - Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos...
Losing my religion
« Online: 16 de Março de 2012, 15:44:04 »
Salve a todos! Atendendo a pedidos, vou expor minha experiência ateísta à comunidade Clube Cético. Esse testemunho é dedicado aos religiosos que vez ou outra se pegam questionando pontos de sua fé; aos agnósticos indecisos; aos ateus que ainda não saíram do armário; e, principalmente, àqueles que conseguiram romper a vigorosa membrana da religião.

O início
Quando um antigo amigo que eu não via há uns tempos me encontra, fica perplexo ao ouvir que me tornei ateu. A pergunta é sempre a mesma: "Mas como você mudou assim, do nada?" ou "Como você negou isso tudo da noite pro dia?". De fato, se meu eu do ano passado pudesse me ter visto como sou hoje, certamente ficaria tão ou mais atônito que meus amigos.

Fui criado em família de base cristã. Entende-se por base cristã a própria fé em Jesus Cristo (o que todos aqui devem conhecer bem em termo de redenção, salvação e eternidade). Para se ter uma noção mais aproximada da realidade, vou citar o "currículo" de minha família:
  • Meus avós fundaram diversas comunidades evangélicas pelo Maranhão (onde moramos);
  • Um tio meu é reverendo da Igreja Presbiteriana do Brasil;
  • Uma tia minha apresenta um programa televisivo local sobre como educar os filhos segundo os valores cristão;
  • Um tio meu é missionário ativo, hoje residente em Trinidad e Tobago. Já morou (fez missões) na Inglaterra, Índia, Venezuela; além de viajar muito para acompanhar projetos mundo afora;
  • Todos os meus tios são evangélicos praticantes;
  • 90% dos meus primos são evangélicos praticantes.
Com uma influência dessas era inevitável que eu me tornasse cristão. Contudo, só fui ter experiência com Deus em julho de 2009, quando eu somava 15 anos (aos que não estão muito afim de fazer contas, hoje tenho 18). Isso aconteceu na ocasião em que participei do chamado Encontro com Deus, espécie de retiro promovido pela igreja. (Em outro tópico vou mostrar como funciona esse Encontro e como se trabalha o psicológico para a conversão do indivíduo)

Sai dessa experiência com a completa convicção de que Deus era não só real, mas um amigo íntimo que "caminhava" comigo aonde quer que eu fosse; me amava acima de todas as coisas; havia escrito uma história maravilhosa para mim aqui na terra; e, principalmente, haveria de presentear-me com o supra-sumo: a vida eterna ao Seu lado. Com uma convicção tão maravilhosa como essa, eu me sentia, naturalmente, na obrigação de presenteá-Lo com o que eu tenho de melhor: eu mesmo (minha própria vida). Para isso estava disposta a viver em função do evangelismo, amor ao próximo; ao abandono do Eu Pecador; a abstinência aos desejos carnais (não só a promiscuidade, mas tudo o que é considerado pecado, ou moralmente inaceitável aos olhos de Deus).

Primeiras controvérsias
Contudo, sempre fui um garoto inteligente que, apesar de inocente quanto ao mundo, assimilava bem as coisas. Não podia, com isso, deixar de notar que existia a parcela dos que não criam em deus algum. Esses assuntos alheios sempre me interessaram. Astronomia, antropologia e teorias da conspiração sempre acenderam em mim um entusiasmo singular. Frequentava fóruns, blogs e sites com conteúdo que, diria hoje, seriam abomináveis aos olhos da Inquisição Medieval, justamente por incitarem o livre-pensar.

Além disso, sempre buscava questionar o que lia na Bíblia. Nunca lia um texto sem me aprofundar nele, inclusive historicamente. E, claro, sempre encontrava algo que minha fé reprovava: passei a desconfiar da irrefutabilidade bíblica. Contudo, esses questionamentos contrastavam com a constante presença divina a qual eu sentia nos louvores, evangelismos, pregações e mesmo meditações madrugada a fora.

Comecei a criar o seguinte pensamento:

Citação de: Filosofia quanto à irrefutabilidade bíblica
Não vou abandonar um ser tão perfeito como Deus, cuja criação apenas comprova sua existência, por causa de erros bobos encontrados num livro milenar que sofreu tantas perdas em traduções e avarias pela Idade Média Clerical. É óbvio que o livro sofreu inúmeras alterações e seu significado primordial já foi perdido há muito. O que resta é tentar conciliar os ensinamentos encontrados no livro com o que eu aprendo com o próprio Deus no dia-a-dia.

E assim eu segui. Meu atrito com a igreja (instituição) só aumentava e, a cada dia, eu alicerçava esse ponto de vista. Comecei a ver que algumas pessoas que lideravam eram sujas e incapazes para tal. As doutrinas, que variam de igreja para igreja, eram coisas que me deixavam realmente indignado! Comecei a gostar de uma garota (ela também gostava de mim), mas não podíamos namorar porque era doutrina da nossa igreja que o namoro só fosse permitido depois dos 18 anos. Se eu desobedecesse a doutrina estaria, automaticamente, pecando por desobedecer uma autoridade espiritual. Situações como essa me deixavam realmente estarrecido.

"Varria a incredulidade para debaixo do tapete"...
Terminei o Ensino Médio e entrei na faculdade (Jornalismo - UFMA) no começo do ano passado e comecei a ter aulas de antropologia, filosofia, lógica e retórica.  Eu ia acumulando cada informação e tentando criar um paralelo com minha fé. Às vezes eu até conseguia, mas na maioria das vezes as informações históricas iam contra qualquer tipo de crença - do contrário, confrontavam diretamente. Mas como eu não conseguia abrir mão do que eu sentia, acabava retendo tudo aquilo e isolando. Eu me defendia mais ou menos assim:
Citação de: Minha justificativa para "jogar a poeira debaixo do tapete"
Satanás pode muito bem usar do artifício "ciência" para enganar as pessoas; levá-las a distanciarem-se de Deus e de sua coerência.
Assumindo o ateísmo
Mas, é claro, chega uma hora em que o indivíduo já não consegue mais simplesmente ignorar aquele monte de questões acumulado debaixo do tapete. Decidi rever minha crença. Esse período foi exageradamente curto! Acho que não foi mais que uma semana. Foi quando decidi deixar de lado todo postulado cristão para analisar isoladamente os argumentos ateístas. Em súmula, decidi parar de enxergar o ateísmo com a parcialidade dos olhos cristãos. Foi tiro e queda!

Passei cinco dias sem ir às aulas. Ficava as tardes na biblioteca, ou na sala de informática. Pesquisava, lia, analisava. Tudo isso com a Bíblia devidamente fechada, bem longe dali. Consumia todas as teorias ferozmente e, quanto mais recebia, mais eu queria. Li Platão, Aristóteles, Nietzsche, Darwin. Busquei outras religiões, outras concepções teístas, materialistas, céticas, agnósticas. Li livros apócrifos da Bíblia, busquei críticas ateístas aos textos bíblicos.

Lembro do momento em que caiu a ficha. Eu lia sobre alguma coisa relacionada ao silogismo lógico quando me veio de forma nua e crua na cabeça:
Não existe Deus algum. Toda a humanidade está doente, presa nessa caverna, pensando estar numa verdade que não existe. Estão perdendo suas vidas. Mas eu consegui quebrar o casulo! Eu estou livre!

Euforia
Lembro perfeitamente que sai da biblioteca e fiquei fora de mim, tamanha era a felicidade. Me senti como que alguém que foge de uma prisão a qual é praticamente impossível sair. Palavras são insuficientes para demonstrar o mínimo do que senti naquela hora. Sentia meu corpo todo pulsar! Eu estava livre daquela jaula ridícula!

Me entreguei à militância. Quebrei todos os vínculos com a igreja. Só não assumi diretamente para a família porque realmente não tinha como. Eles iam acabar fazendo represália e eu ia perder o livre-arbítrio. Hoje eles já sabem, apesar de eu não sair discutindo com eles sobre religião. Não escondo meus pensamentos hoje de ninguém.

Bom, essa foi minha experiência. Espero que tenham gostado e que sirva também para dar forças a quem está em cima do muro. A melhor forma de chegar a algo realmente confiável é através do estudo, da crítica. Não acredite no que os outros falam, mas analisem cada teoria com os olhos da razão!

Losing my religion - REM
"I thought that I heard you laughing
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try

But that was just a dream, just a dream..."
“‘Não houve conversão no leito de morte,’ disse Druyan. ‘Nenhum apelo a Deus, nenhuma esperança sobre uma vida pós morte, nenhuma pretensão que ele e eu, que fomos inseparáveis por vinte anos, não estávamos dizendo adeus para sempre.’
‘Ele não queria acreditar?’ ela perguntou.
‘Carl nunca quis acreditar,’ ela respondeu ferozmente. ‘Ele quis SABER.’”
Ann Druyan, esposa de Carl Sagan, na revista Newsweek

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
Re:Losing my religion
« Resposta #1 Online: 16 de Março de 2012, 15:54:17 »
Cara, muito legal o teu testemunho!
Parabéns pela maneira como tu conseguiste passar em um texto breve a profundidade do que se passou na tua vida.
Cheguei a me contagiar com a tua euforia!  :yahoo:
"Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man."
― The Dude (The Big Lebowski)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Março de 2012, 16:05:13 »
Interessante mesmo o relato, Thadeu Augusto. Seus textos são muito agradáveis de ler.  :)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #3 Online: 16 de Março de 2012, 16:46:23 »
É muito empolgante ler coisas assim. Parabéns.

Eu também me revelei ateu na sua idade, só que aconteceu em 2002. Caraca, 10 anos já!

Também participei do Encontro com Deus que citou, promovida pela IEQ. Participava da Escola Bíblica Dominical e inclusive lia e estudava as apostilas que meu pai trazia de suas aulas no Insituto Teológico da igreja.

Eu era popular na igreja ao ponto de desconhecer o nome das pessoas que lhe chamavam pelo nome, eu era mto kiridu :}  :smartass:

E graças ao talento musical entrei no Ministério de Louvor da igreja sede, o que me deu facilidade em paquerar as gatinhas principalmente em retiros, encontros, shows e excursões, nunca fiz nenhum "arrastão" mas deu pra se divertir.

Entrei na igreja por volta dos 13 anos por imposição dos pais e permeneci devido o envolvimento social que criei, diversos amigos, alguns hoje em dia de caráter questionável infelizmente.

Até que chegou à minha mente o dia da grande euforia.

Mas lembro muito bem de cada etapa do meu ateísmo no decorrer dos anos, já de cara sempre fui de expor minhas opiniões e mesmo no tempo da internet à lenha lá tava eu no Fórum da Sociedade da Terra Redonda e tentando aprender HTML só pra ter minha página pessoal e expor o que pensava, isso na época em que ter página grátis no KIT.NET era febre, a revolução da internet no Brasil.

E é incrível relembrar o quanto eu mudei de opinião, me sinto um asno e idiota quando lembro das opiniões que defendia na época. A gente muda os conceitos com o tempo mas o ateísmo só fortalece, prepare-se meu amigo, leia livros de bons autores e recomendados e faça sua propria análise crítica. Eu discordo da opinião sobre as posições ateístas adotadas por muitos colegas foristas, critico inclusive muitos fatores sobre a nossa própria militância, o uso de alguns argumentos cientificos que as vezes saem fora do escopo, mas na essência eu sou só mais um dos que estão livres dessa prisão repressora chamada religião.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Março de 2012, 17:16:23 »
Eu discordo da opinião sobre as posições ateístas adotadas por muitos colegas foristas, critico inclusive muitos fatores sobre a nossa própria militância, o uso de alguns argumentos cientificos que as vezes saem fora do escopo, mas na essência eu sou só mais um dos que estão livres dessa prisão repressora chamada religião.

Também não me identifico com essa militância. Acho que com nenhuma, me irrita um pouco a patrulha intelectual.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5 Online: 16 de Março de 2012, 17:18:10 »
Muito bem escrito. Dá para ver que aproveitou o curso de jornalismo.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #6 Online: 17 de Março de 2012, 00:51:27 »
Olha, acho que o seu caso deve ser um recorde, deve ir para o Guiness (sei la como escreve) Book. UMA semana para se desconverter!?!?! E só cinco dias para ler e assimilar obras de vários autores!?!?!

[Desconfiômetro ligado]
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Thadeu Augusto

• Nível 03
  • *
  • "Enquanto eu sou, a morte não é..." - Epicureu
    • Nullius Factum - Onde não se pode criticar, todos os elogios são suspeitos...
« Resposta #7 Online: 17 de Março de 2012, 08:59:32 »
Olha, acho que o seu caso deve ser um recorde, deve ir para o Guiness (sei la como escreve) Book. UMA semana para se desconverter!?!?! E só cinco dias para ler e assimilar obras de vários autores!?!?!

[Desconfiômetro ligado]
Como eu disse no texto eu não me converti de uma hora para outra. Sempre fui um cara mais crítico que a maioria e sempre tive meus questionamentos quanto à religião, apesar de acreditar em um Deus. Continuei no cristianismo por acreditar que existia sim um cristocentrismo realmente praticável, tal qual Jesus era. Contudo, nunca ignorei o outro lado. A diferença é que não absorvia o pensamento ateísta. Mas ele obviamente se acumulava no meu sub-consciente. Muitas vezes eu me pegava num início de incredulidade, mas logo desviava esse "pensamento demoníaco".

Até que um dia eu decidi ser imparcial. Resolvi analisar o pensamento filosófico ateísta com os olhos de alguém neutro. A cada artigo que eu lia ficava mais abismado com o grau de inteligencia e de lógica (coisa que na religião não existe nem em sonho) com que os autores apresentavam suas críticas e teorias.

É lógico que não li em uma semana obras e mais obras. Isso é simplesmente impossível, deixo bem claro. Imagina um cara que morava numa região muito muito árida e, por isso, só comia raiz. Toda a sua vida foi assim, até que um dia alguém o leva a um pomar sortido das mais saborosas frutas. Ele vai ficar o dia todo debaixo de uma macieira? NÃO! Vai querer comer de tudo um pouco: uma mordida aqui, outra ali, e assim vai.

Eu lia resumo de teorias; juntava com aquilo que eu já havia aprendido mas não havia "computado"; entrava em debates ciência vs religião; conversava com amigos ateístas que eu havia conhecido nos fóruns e blogs da vida; lia artigos em enciclopédia. Agora imagina tudo isso em uma semana!

O processo não foi de conversão ao ateísmo, sim desconversão do cristianismo. Para alguém ser ateu basta ter o mínimo de senso-crítico. O problema é quando o parasita religião se enraíza em tuas entranhas e tu não consegues mais arrancá-lo. Para minha sorte, tomei uma dose grande do antídoto e meu organismo respondeu positivamente ao processo todo.

Hoje me orgulho sim. Ateu em 5 dias!
“‘Não houve conversão no leito de morte,’ disse Druyan. ‘Nenhum apelo a Deus, nenhuma esperança sobre uma vida pós morte, nenhuma pretensão que ele e eu, que fomos inseparáveis por vinte anos, não estávamos dizendo adeus para sempre.’
‘Ele não queria acreditar?’ ela perguntou.
‘Carl nunca quis acreditar,’ ela respondeu ferozmente. ‘Ele quis SABER.’”
Ann Druyan, esposa de Carl Sagan, na revista Newsweek

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!