http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/03/22/para-senador-brasil-paga-a-conta-de-paises-poluentes/"Os países desenvolvidos querem a preservação da floresta Amazônica para que possam continuar emitindo gases de efeito estufa", disse nesta quinta-feira, no Fórum de Sustentabilidade de Manaus, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Crítico do posicionamento atual dos países desenvolvidos, para ex-governador do Amazonas o País paga a conta dos países que emitem poluentes.
O senador também comentou sobre a Zona Franca de Manaus que, para ele, é o mecanismo que permite que a própria floresta Amazônica fique "em pé". "Para salvarmos a floresta, o ônus da terra - que está em terreno público - fica por conta dos empresários e da população", disse. "É diferente da Mata Atlântica, que o pouco que restou está em propriedades particulares."
O senador afirmou ainda que o modelo energético brasileiro é limpo por ser baseado em usinas hidráulicas.
O evento é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), do empresário João Dória Jr, em parceria com a XYZ Live, empresa que atua em diversas áreas, como conhecimento e cultura. O fórum é realizado no hotel Tropical, em Manaus.