Autor Tópico: Estudo revela que suicídio é mais provável entre evangélicos que entre católicos  (Lida 1167 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://noticias.gospelmais.com.br/estudo-revela-suicidio-mais-provavel-entre-evangelicos-entre-catolicos-32447.html

Um estudo realizado por professores da Universidade de Warwik, do Reino Unido, e da Universidade de Munique, da Alemanha, revelou que a probabilidade de suicídio é maior entre evangélicos que entre católicos. Sascha Becker e Ludger Woessmann, responsáveis pela pesquisa, tentam provar a relação de causalidade entre o suicídio e o protestantismo.

A hipótese também leva em consideração a escolha pela religião a seguir, que seria um fator influente para cometer suicídio. Ao ser entrevistado, Sascha Becker argumentou que mesmo os índices mostrando que a taxa de suicídios entre evangélicos, mas, se analisado sob uma perspectiva religiosa a conclusão pode ser diversa. “As pessoas podem dizer que se tornaram evangélicas para não cometer suicídio, é claro, mas podem ter feito esta escolha por diversos outros motivos que estejam de alguma forma correlacionada com um comportamento suicida.”, explicou o professor.

O objetivo dos pesquisadores era entender se havia causalidade entre as altas taxas de suicídio e as conversões, desta forma observaram que as taxas de suicídio nas regiões predominantemente evangélicas são três vezes maior que nas regiões católicas, o que os levou à conclusão de que a religião exerce de fato influência nas taxas de suicídio.

Becker e Woessmann levantaram três hipóteses para tentar explicar o fenômeno. “A forma como chegamos a trabalhar sobre esta questão, é que lemos sobre a tese de Durkheim, que ressaltou como os evangélicos frequentemente têm uma religião mais individualista que os católicos, que por sua vez dependem mais da congregação como um grupo de apoio nos momentos de dificuldade. O fato é que os evangélicos são mais individualistas que os católicos”, explicaram.

A segunda hipótese está relacionada ao aspecto doutrinário das igrejas, os católicos enfatizam mais a importância das obras e a punição dos pecados, já os evangélicos focam a salvação pela graça, a qual não pode ser alcançada apenas com obras. Todavia, os fiéis católicos internalizam mais os ensinamentos rigorosos sobre o suicídio, que na religião cristã, é um pecado. Já a terceira hipótese está relacionada à tradição católica da confissão, prática não realizada pelos evangélicos.

O estudo dos professores Becker e Woessmann, intitulado “Batendo na Porta do Céu? Protestantismo e Suicídio”, será publicado em breve por uma revista acadêmica.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Supondo que esta pesquisa esteja correta, uma possível explicação seria a "pressão" que os estelionatários, digo, bispos e pastores destas igrejas exercem em seus clientes otários, digo, fiéis devotos.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Supondo que esta pesquisa esteja correta, uma possível explicação seria a "pressão" que os estelionatários, digo, bispos e pastores destas igrejas exercem em seus clientes otários, digo, fiéis devotos.

Ou são os caras que caem na real depois de dar a última moeda que tinham no bolso.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Eu acho que existe uma diferença entre os "evangelicos" do estudo e os evangelicos brasileiros.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Também. Tenho a impressão que esse "espírito de comunidade" aqui seria inverso.

Não faço qualquer chute quanto a relação disso com suicídio.

Meu palpitão sobre uma possível conexão causal seria que aparentemente os evangélicos são mais suscetíveis a crer poderem ser possuídos por demônios, ao menos aqui no Brasil.

E contra o artigo imagino que talvez analisar evangélicos convertidos já talvez possa enviesar a amostra. Possivelmente as pessoas muitas vezes se convertem por terem passado por alguma experiência mais dura na vida, após terem anteriormente (em muitos casos) uma postura mais "neutra", quase apática com a religião que tinham.

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
Mal saindo o estudo, não duvido nada que comece a aparecer um monte de católico dizendo que isso é prova de que Igreja Católica é a verdadeira igreja de Jesus(ICAR 1 X O Lutero).

Nada como fazer religião em cima da desgraça alheia.

Também. Tenho a impressão que esse "espírito de comunidade" aqui seria inverso.

Não faço qualquer chute quanto a relação disso com suicídio.

Meu palpitão sobre uma possível conexão causal seria que aparentemente os evangélicos são mais suscetíveis a crer poderem ser possuídos por demônios, ao menos aqui no Brasil.

E contra o artigo imagino que talvez analisar evangélicos convertidos já talvez possa enviesar a amostra. Possivelmente as pessoas muitas vezes se convertem por terem passado por alguma experiência mais dura na vida, após terem anteriormente (em muitos casos) uma postura mais "neutra", quase apática com a religião que tinham.

Já eu acho que é o contrário Buckaroo. Se formos analisar, o histórico de possessões da ICAR parece ser bem mais "creepy" que as das evangélicas(inspiraram até filmes).

Minha hipótese: a maior parte dos suicidas tinha propensão a depressão e ao suicídio, e procuraram o protestantismo como solução aos seus problemas. E porque não procuraram o catolicismo? Penso que pela questão do individualismo x comunidade citada.  Suicidas podem ser mais propensos a se isolarem dos outros(tendência individualista, opção pelo protestantismo)

A Igreja Católica também é cheia de um monte de regrinhas chatas a mais, e tem dogmas muito mais estranhos também, diga-se de passagem. Em suma, parece a última opção pra alguém deprimido e com tendência suicida que quer procurar alívio e pouca cobrança em alguma crença.
« Última modificação: 28 de Abril de 2012, 00:03:09 por Palestrante »

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
Já a terceira hipótese está relacionada à tradição católica da confissão, prática não realizada pelos evangélicos.
Válvula de escape!
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!