Autor Tópico: Estado laico: Justiça do RS manda retirar crucifixos de repartições  (Lida 1544 vezes)

Offline nikita

• Nível 13
  • *
A Justiça do Rio Grande do Sul determinou que nenhuma sala do Judiciário do Estado deve ter crucifixos ou símbolos religiosos. Após um pedido da ONG Liga Brasileira de Lésbicas, que resultou em um processo administrativo no tribunal, a justiça gaúcha considerou que a presença desses objetos nos fóruns e na sede do Judiciário pode ir contra princípios constitucionais de um Estado laico (que não sofre influência de igrejas).

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o relator do caso, o desembargador Cláudio Baldino Maciel, afirmou em seu voto que um julgamento feito em uma sala onde há um “expressivo símbolo” de uma doutrina religiosa não é a melhor forma de mostrar que o julgador está “equidistante” dos valores em conflito.

A questão do Estado laico é muito polêmica. No próprio gabinete da presidência da República e em vários locais do Congresso existe a presença de crucifixos. A justiça gaúcha agiu de forma correta ou a presença de símbolos religiosos não interfere em nada nas decisões do Estado?

Saiu nos jornais aqui do RS. Os crentes ficaram furiosos  :x

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
Re:Estado laico: Justiça do RS manda retirar crucifixos de repartições
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2012, 01:36:09 »
Tópicos unidos em 3... 2... 1...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2012, 14:02:21 »
Isso me lembrou que eu parei de acompanhar o caso. Da última vez que ouvi a respeito, alguém ia entrar com recurso. Vou pesquisar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2012, 14:10:07 »
Penso que não é correto o uso de símbolos religiosos em repartições públicas de uso comum, como auditórios, salas de atendimento, plenários, etc... mas não tenho nada contra o uso em ambientes reservados, como no caso de um deputado ou um juiz que tenha uma imagem de santo na sua mesa de trabalho (gabinete), por exemplo.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2012, 14:50:12 »
Penso que não é correto o uso de símbolos religiosos em repartições públicas de uso comum, como auditórios, salas de atendimento, plenários, etc... mas não tenho nada contra o uso em ambientes reservados, como no caso de um deputado ou um juiz que tenha uma imagem de santo na sua mesa de trabalho (gabinete), por exemplo.

concordo.
Ok. Beleza. fim das imagens sacras em repartições públicas etc.
Mas pra ser coerente, não deveríamos também ser contra os feriados relativos a festividades cristãs, tais como a semana santa?
(na Justiça Federal, o feriado começa na quarta. Nessas horas, sou católico de carteirinha)
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2012, 17:20:04 »

concordo.
Ok. Beleza. fim das imagens sacras em repartições públicas etc.
Mas pra ser coerente, não deveríamos também ser contra os feriados relativos a festividades cristãs, tais como a semana santa?
(na Justiça Federal, o feriado começa na quarta. Nessas horas, sou católico de carteirinha)

Penso que uma maneira mais laica de tratar dos feriados seria tirar o caráter oficialmente religioso deles. A minha sugestão é que o estado definisse quais datas deveriam ser feriados e aí cada um comemoraria o que quisesse. Penso que também não teria nenhum problema em manter as datas atuais que coincidem com os festejos religiosos, acho até justo dada a tradição.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2012, 21:37:18 »
Bom, já é um pequeno avanço, agora só resta retirar os símbolos das 99,99% instituições públicas, municipais, estaduais e federais, de todos os três poderes.

Parabéns ao tribunal pela (corajosa) decisão

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2017, 11:33:05 »
Holiday rebate projeto do PSOL que retira símbolos religiosos da Câmara

Chupa, seus ateus rancorosos!
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2017, 11:48:37 »
Se o estado é laico, então acho que ele deve retirar toda a simbologia religiosa de todo organismo publico.

Sobre os feriados, pra mim isso vem de uma tradĩção do nosso pais e não deve ser tocado. Não faz sentido mudar, mesmo pq significado religioso mesmo, nos dias de hoje, eles não tem quase nenhum...

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2017, 19:11:36 »
Se o estado é laico, então acho que ele deve retirar toda a simbologia religiosa de todo organismo publico.

Não necessariamente - isso é o que adeptos da laicité (secularismo á francesa) exigem, mas não necessariamente secularists (secularismo á moda inglesa ou americana). Sem contar que a aplicação da oposição de simbologia religiosa por laicos é geralmente seletiva - reclamam de crucifixos, mas não da presença desse símbolo religioso aqui:

A saber, Iustitia, divindade romana (equivalente grego - Dice e a titânida Têmis).
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2017, 19:25:52 »
Bem que os políticos poderiam se inspirar mais em Jesus e morrer para nos salvar.

Mas já é muito esperar que não tenham toda essa preocupação com elementos de decoração.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2017, 19:38:09 »

Não necessariamente - isso é o que adeptos da laicité (secularismo á francesa) exigem, mas não necessariamente secularists (secularismo á moda inglesa ou americana). Sem contar que a aplicação da oposição de simbologia religiosa por laicos é geralmente seletiva - reclamam de crucifixos, mas não da presença desse símbolo religioso aqui:

A saber, Iustitia, divindade romana (equivalente grego - Dice e a titânida Têmis).

Então que ela seja retirada também.

Além disto, é uma estátua feia que faz doer os olhos.
Foto USGS

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2017, 22:21:48 »
A presença destes símbolos é irrelevante. A sua retirada é irrelevante. A sua colocação é irrelevante. Esses símbolos são irrelevantes...
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2017, 09:43:39 »

Eu não suporto essa entonação e esses trejeitos que os político têm ao discursar. Já trabalhei para uma prefeitura de uma cidade onde os funcionários que eram envolvidos na jogatina política local falavam assim constantemente. Me dava vontade de agredir fisicamente.

Esse garoto, que se colocava como diferente dos políticos de sempre, já está se mostrando o mesmo de sempre.  Conseguiu polarizar com o PSOL comunista e puxar o saco dos religiosos. Populismo barato.

E sem falar na forçação de barra que ele precisou usar na sua argumentação.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Junho de 2017, 09:53:10 »
A presença destes símbolos é irrelevante. A sua retirada é irrelevante. A sua colocação é irrelevante. Esses símbolos são irrelevantes...

Eu também penso assim.

Acho que contraprodutivo para os que defendem a laicidade do estado ficar brigando com coisinhas bestas como crucifixo e o "deus seja louvado" nas notas de Reais. Tem coisa muito mais importante para defender. Encrencar com essas besteiras só dá munição para os religiosos pintarem o movimento secular como fanático e idiota entre a população religiosa.

O problema é a linha de pensamento oportunista que o garoto adotou.

Offline Rafael_SG

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Junho de 2017, 17:28:11 »

Eu não suporto essa entonação e esses trejeitos que os político têm ao discursar.

Homofobia!

Imagina um dia esse assunto tomar proporções enormes e retirarem o cristo do Rio de Janeiro e da minha cidade natal, a gloriosa Cornelio Procopio !!!!
Vai dar trabalho....

:histeria:

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #18 Online: 26 de Junho de 2017, 17:45:18 »

Eu também penso assim.

Acho que contraprodutivo para os que defendem a laicidade do estado ficar brigando com coisinhas bestas como crucifixo e o "deus seja louvado" nas notas de Reais. Tem coisa muito mais importante para defender. Encrencar com essas besteiras só dá munição para os religiosos pintarem o movimento secular como fanático e idiota entre a população religiosa.
Exatamente.

O problema é a linha de pensamento oportunista que o garoto adotou.
O "liberau" MBL se reduziu a isso.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!