Autor Tópico: Familia  (Lida 384 vezes)

Offline Rina

• Nível 23
  • *
Familia
« Online: 13 de Agosto de 2005, 22:01:16 »
Na opinião de voces comparando a familia de hoje em dia com a de antigamente, o que mudou?
Qual seria o papel de cada membro do casal na familia?
Qual seria a atitude correta dos pais em relação aos filhos, crianças, adolescentes e aos já adultos?
E os filhos em relação aos pais?

:mesa:  :triciclo:  :lurker:
" O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos.”
http://cantinhodarina.blogspot.com/

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Familia
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2005, 22:06:34 »
acho que se perdeu um pouco da disciplina, daquela relação quase servil de pai-filho pra virar uma relação mais de cumplicidade e amizade. pelo menos é o que percebo ao ver como me dou com meu pai e como ele se dava com o dele. (sem duplos sentidos, por favor)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Familia
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2005, 00:13:42 »
Citação de: Rina
Na opinião de voces comparando a familia de hoje em dia com a de antigamente, o que mudou?

O mundo.  A geração do meu genitor (aquilo não chega a ser pai) ainda tinha muita esperança de que sua experiência poderia se mostrar útil para orientar os filhos.

Só que hoje em dia as coisas mudam tão rápido que os pais tem mais a aprender com os filhos do que vice-versa.

A tendência é deixar de buscar construir famílias no modelo tradicional e preferir algum tipo de comuna coletiva, onde os jovens e crianças poderão ter uma variedade de ambientes, companhias e pontos de vida.  

Sem essa variedade cada geração será bastante mais neurótica do que a anterior, o que já não é mais tolerável.

Qual seria o papel de cada membro do casal na familia?

Impossível generalizar.  Os pontos que me parecem claros são que deve haver um esforço por diálogo sincero, os papéis devem ser reavaliados periodicamente, e nenhuma família saudável deixará de ter bastante contato e troca com pessoas de fora.

Qual seria a atitude correta dos pais em relação aos filhos, crianças, adolescentes e aos já adultos?
E os filhos em relação aos pais?

:mesa:  :triciclo:  :lurker:

Dos pais em relação aos filhos:

- expor com sinceridade o seu verdadeiro grau de interesse pelos filhos (em muitos casos é pequeno, em outros é exageradamente grande).
- sem no entanto se sentir donos deles, ou de muitas das decisões importantes sobre seus futuros.  Erro muito comum, infelizmente.
- sugerir companhias construtivas para servir como modelos de conduta alternativos.

Dos filhos em relação aos pais:

- respeitar a responsabilidade financeira e legal que estes tem por si
- e ao mesmo tempo procurar ter uma noção realista e ao mesmo tempo respeitosa do papel deles
- para tal, é preciso procurar e periodicamente questionar OUTROS modelos de conduta e autoridade além da família biológica.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!