Autor Tópico: Religiões cristãs que têm os fiéis menos "bitolados"  (Lida 2024 vezes)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Religiões cristãs que têm os fiéis menos "bitolados"
« Online: 18 de Abril de 2012, 12:12:20 »
Após uma conversa informal sobre como algumas religiões como budismo e judaismo produzem fiéis relativamente menos bitolados  acabamos caindo em uma questão sobre quais religiões cristãs que geram menos fanáticos e onde o desejável dentro da sociedade da igreja seja o equilíbrio e não o fanatismo.

Eu, por experiência própria, tendo a considerar os batistas. a idéia do batismo voluntário e da separação entre estado e igreja, e a libertade de consciência do indivíduo por filosofia do própio clero ajuda bastante na forma que eles agem na sociedade.

vejo também muitos católicos centrados e coerentes, porém vejo muitos fanáticos também.

If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
Re:Religiões cristãs que têm os fiéis menos "bitolados"
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2012, 12:15:41 »
vejam bem estou falando das batistas clássicas, essas reformadas saõ praticamente regimes talibãs rs.

Offline Phrmcst

• Nível 03
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2012, 13:09:19 »
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Bola_de_Neve

Não conheço nenhuma denominação cristã mais "moderninha" do que esta.

Me parece que eles também aceitam homossexuais sem prolemas (desde que tragam dinheiro), pois vi um grupo de uns 5 gays que frequentam tal igreja.
Normalmente não sou o tipo de cara que reza, mas se você está aí em cima, me salve, Superman.

Homer Simpson

Skorpios

• Visitante
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2012, 13:12:16 »
Só conheço o pessoal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil(IECLB). Mas me parece que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil(IELB) segue os mesmos padrões.
São mais difundidas no sul, por influência da imigração alemã.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2012, 15:27:44 »
Não tenho muita intimidade com essas divisões, de forma que, para mim, no Brasil, cristãos se dividem entre evangélicos, católicos e espíritas, dos quais os dois últimos parecem menos bitolados que os primiros, às vezes até mesclando as crenças umas com as outras e até com alguma descrença.

Praticantes do judaísmo desconheço, mas budistas, deus me livre, parece que falam outra língua.
« Última modificação: 18 de Abril de 2012, 15:29:45 por DOUBT »

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2012, 16:09:24 »
Isso é um dos problemas. O pessoal só conhece essas igrejas evangélicas de circo que aparecem em cada esquina e jogam tudo que tem "evangelico" no mesmo saco. E tem diferenças enormes.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2012, 16:35:21 »
Isso é um dos problemas. O pessoal só conhece essas igrejas evangélicas de circo que aparecem em cada esquina e jogam tudo que tem "evangelico" no mesmo saco. E tem diferenças enormes.

Acredito, mas não me parece exatamente um problema. A não ser talvez para os próprios. :P  O que não chega a me tirar o sono.  ::)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2012, 17:25:29 »
Não tenho muita intimidade com essas divisões, de forma que, para mim, no Brasil, cristãos se dividem entre evangélicos, católicos e espíritas, dos quais os dois últimos parecem menos bitolados que os primiros, às vezes até mesclando as crenças umas com as outras e até com alguma descrença.

Praticantes do judaísmo desconheço, mas budistas, deus me livre, parece que falam outra língua.

Puxa, obrigado amigão :) É bom sempre lembrar que antes de espíritas, somos na verdade cristãos. Mas a bitolagem acontece sempre, como citado por você, mas, felizmente, a tendencia é ser sempre em menor grau em um bom numero de casos :wink:

Abraço
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2012, 17:39:23 »
eu considero espiritas o apice no nivel de bitolação, pelo menos os que eu conheço. o que mais me incomoda é a idéia que eles defendem uma posição ideológica "cientifica" da sua religião.

a bola de fogo eu acho meio circense e os fiéis costumam ser bem neo-pentecostal na forma de agir, do tipo "deus mandou eu fazer o relatório desse jeito" ou a famosa frase do marcelinho carioca "foi jesus que mandou eu chutar de 3 dedos".

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2012, 18:05:06 »
eu considero espiritas o apice no nivel de bitolação, pelo menos os que eu conheço. o que mais me incomoda é a idéia que eles defendem uma posição ideológica "cientifica" da sua religião.

Entendo sua opinião. Estou nesta crença há algumas décadas e já vi todo tipo de maluquices :P Mas, no geral, o que se encontra não chega a um patamar tão ridículo de comportamento religioso. A insistência que o amigo encontra no quesito "cientifico" esta ligado no fato das obras doutrinarias assim se apresentarem aos iniciados. Mas com o tempo e um pouco de vergonha na cara a ficha cai e logo se para com estas bobagens. Lembre-se, é uma crença e como tal não combina muito com a realidade científica de nosso tempo :) 

Abraço

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #10 Online: 18 de Abril de 2012, 20:13:15 »
Quem é vivo (ou não, vai saber :P) sempre aparece.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Abril de 2012, 21:50:11 »

Então, tô mais pra zumbi a algo que pareça vivo :( O alcoolismo me deixou com 53Kg (meço um 1.70) e com alguns dentes quebrados, cortesia de uns tombos feios. Mas confesso que sempre que podia passava aqui no fórum para animar um pouco meu ânimo, mas não me achava pronto para trocar algumas ideias. Valeu colega a atenção e um grande abraço :)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #12 Online: 18 de Abril de 2012, 23:06:37 »

Acredito, mas não me parece exatamente um problema. A não ser talvez para os próprios. :P  O que não chega a me tirar o sono.  ::)

Vc não tem acompanhado a política brasileira nos últimos anos neh?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Abril de 2012, 23:30:13 »

Não entendi sua pergunta no contexto.  :?

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #14 Online: 25 de Abril de 2012, 23:25:10 »

Não entendi sua pergunta no contexto.  :?

O problema é a influência dessas igrejas na grande massa. Essa grande massa vota e isso me preocupa e me tira o sono.

exemplo > http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/04/25/ccj-aprova-proposta-que-autoriza-congresso-a-derrubar-atos-do-stf.htm
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Abril de 2012, 15:33:07 »

Então, tô mais pra zumbi a algo que pareça vivo :( O alcoolismo me deixou com 53Kg (meço um 1.70) e com alguns dentes quebrados, cortesia de uns tombos feios. Mas confesso que sempre que podia passava aqui no fórum para animar um pouco meu ânimo, mas não me achava pronto para trocar algumas ideias. Valeu colega a atenção e um grande abraço :)
Seja bem vindo de novo Correio :) Puxa, você conseguiu ficar mais magro que eu.....
Deixa a bebida, cara! Se não vão te fazer reencarnar num abstêmio. Brincadeira a parte, desejo que consiga se recuperar.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2012, 13:19:02 »
Fico-lhe muito grato nikita. Sabe, talvez eu possa vir como cachaceiro numa outra vida, ou seja, pra vender, não consumir :P

Abraço  :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!