Nº03 - Batalhando pela fé (Aluno) - Bem-vindo ao site da Pendão Real
www.pendaoreal.com.br/html/loja_prod.php?cod=658
10- A Bíblia ensina sobre a criação 11- O Cristão pode ser cientista? 12- O homem é um macaco evoluído? 13- Imagem e semelhança de Deus 14- A queda do ...
É esse mesmo, os capítulos anteriores falam sobre as religiões que diferem do cristianismo evangélico como catolicismo, espiritismo, etc.
Tenho um livro aqui pra jovens que diz que os dinossauros grandes são invenção de cientistas e de cineastas, já que a bíblia não fala nada deles, se existiram eram apenas animais de grande porte e não aqueles gigantes do jurassic park. Se quiserem eu escaneio também.
Quando eu penso que vários amigos e mesmo pessoas mais queridas compartilham desses pensamentos por causa desses livros, me dá uma angústia, um sentimento de desespero. Como podem não se interessar pelo que é de fato verdade? Não entra na minha cabeça uma coisa dessa.
Lucas,
Eu também tenho família crente , essas crenças tem um forte componente emocional , este forte componente emocional somado ao desinteresse/desprezo pelo conhecimento lógico, racional e científico muitas vezes dá como resultado pessoas incapazes de verem os absurdos/contradições de suas crenças.
É muito importante ter em mente o papel das emoções na formação e consolidação dessas crenças. Uma grande parte das pessoas (acho que a maioria) tem vários problemas emocionais, vários medos e angústias/sentimento de desamparo, e algumas religiões, como a cristã, trazem alívio para esses medos, angústias e sentimento de desamparo (pesquise sobre angústia, sentimento de desamparo, psicanálise, Freud) . Nestes aspectos as ciências nem sempre oferecem uma boa solução.
Aqui uma pesquisa rápida com as palavras chaves que eu sugeri (arquivos em PDF) :
angústia sentimento de desamparo religiao psicanalise Freud filetype:pdf
Resultados da pesquisa
1. [PDF]
O estrato pulsional do sentimento religioso
www.polemica.uerj.br/v11_1/pdf/polemica_v11_n1_lipis1.pdfFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de PR CECCARELLI - Artigos relacionados
Palavras-chave: Pulsão; religioso; psicanálise; mal-estar; desamparo. ..... e protetora pode acolher a angústia do desamparo: este seria, para Freud, a ...
2. [PDF]
A RELAÇÃO ENTRE DESAMPARO E TRAUMA NA ...
www.ppi.uem.br/camposocial/eventos/i_jornada/082.pdfFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de MG Menita - Artigos relacionados
Freud, e esteve presente na psicanálise desde seus primórdios, ... tradução “Inibições, Sintomas e Angústia”, conforme indicado no vocabulário de psicanálise de ... condições da atualidade relacionadas ao sentimento de desamparo humano. .... as religiões, uma vez que a considera como sendo uma ilusão necessária, ...
3. [PDF]
A SEPARAÇÃO AMOROSA: UMA ABORDAGEM PSICANALÍTICA
www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista/.../15/P&Brev15Ferreira.pdfFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
obtidos, mas também o sofrimento e o sentimento de desamparo. O amor é ... Segundo Roudinesco em sua obra Dicionário de Psicanálise (1998), Freud menciona pela ...... Quando a separação amorosa ocorre, o ego se angustia por um lado, mas por outro, se .... arrependimento ou do consolo filosófico religioso. (p. 133) ...
4. [PDF]
ANGÚSTIA E SOCIEDADE NA OBRA DE S. FREUD ANXIETY AND ...
www.scielo.br/pdf/pe/v7n2/v7n2a06.pdfFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de GARM Neto - Citado por 2 - Artigos relacionados
Palavras-chave: teoria psicanalítica; psicanálise; angustia. ANXIETY AND SOCIETY IN S. ..... aparentemente novo na obra freudiana: o sentimento de culpa e ...
5. [PDF]
1 O MAL-ESTAR DA CEGUEIRA - Sigmund Freud Associação ...
www.sig.org.br/_files/artigos/omalestardacegueira.pdfFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de BDES CONTE - Artigos relacionados
Membro Titular da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. .... criá-los. Na perspectiva do filme, nem mesmo Deus e a religião dão conta de salvar a todos; os ... Dizia também, em 1926 que a angústia reproduz sentimentos de desamparo, ...
6. [PDF]
DESAMPARO E DOR PSÍQUICA NA ESCUTA DA PSICANÁLISE
www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/136-2595-1-pb.pdfFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de CNBF DOCKHORN - Citado por 7 - Artigos relacionados
Este artigo aborda a singularidade da condição de desamparo e de dor ..... possui também uma qualidade, dada pelo sentimento de desprazer em ω. .... retomado e reelaborado por Freud, ao trabalhar a teoria da angústia e da ... criação de deuses para compensá-la, refletindo sobre a origem e a função da religião e da ...
7. [PDF]
DAS INTERMITÊNCIAS DO PODER E DA MORTE A UMA ...
www.labiopsi.com.br/evento/images/stories/anais/Marisa_Araujo.pdfFormato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
leituras não previstas por Freud e que definem, na atualidade, os papéis da ... fundador da psicanálise, refletindo sobre a função da Religião no momento da ... este sentimento de desamparo ao desamparo sentido na infância por todo homem. .... angústia e em outras, pode estimular o desenvolvimento da função mais ...
8. Redalyc. Os novos rumos do individualismo e o desamparo do ...
redalyc.uaemex.mx/pdf/307/30701311.pdf
de CA Garcia - Citado por 7 - Artigos relacionados
como angústia, pânico, vazio e desvitalização, expressões contemporâneas do desamparo. Unitermos. Individualismo; sujeito; desamparo; clínica psicanalítica; sociedade ... na civilização, tendo em mente o texto elaborado por Freud em 1930. .... Assim que o eu tornou-se suficient.
[PDF] Sobre psicanálise e religião1 Jurandir Freire Costa [85] Um dos ...
jfreirecosta.sites.uol.com.br/artigos/artigos.../psicanalise_religiao.pdf
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
de JF Costa - Citado por 2 - Artigos relacionados
refletir, brevemente, sobre as relações entre Psicanálise e Religião. ... No primeiro caso, Freud remetia o sentimento religioso à situação de impotência/desamparo ... fantasiada como solução psíquica para a angústia dos primeiros tempos.
[PDF] DESAMPARO INFANTIL E SENTIMENTO DE CULPA Juliana - UFG
portais.ufg.br/uploads/248/original_1.6.__2_.pdf
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Nisto se insere, para alguns indivíduos, a religião. Sigmund Freud ... Palavras-chave: função paterna; sentimento de culpa; desamparo infantil. Sigmund ... Psicanálise, Freud (1925[1924]) pôde desvelar uma compreensão do inconsciente muito .... É sob efeito da irrupção da angústia de castração que o menino aceita a lei ..
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_q=ang%C3%BAstia++sentimento+de+desamparo+religiao+psicanalise+++Freud&as_epq=&as_oq=&as_eq=&as_nlo=&as_nhi=&lr=lang_pt&cr=&as_qdr=all&as_sitesearch=&as_occt=any&safe=images&as_filetype=pdf&as_rights=http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_q=ang%C3%BAstia++sentimento+de+desamparo+religiao+psicanalise+++Freud&as_epq=&as_oq=&as_eq=&as_nlo=&as_nhi=&lr=lang_pt&cr=&as_qdr=all&as_sitesearch=&as_occt=any&safe=images&as_filetype=pdf&as_rights=#q=ang%C3%BAstia++sentimento+de+desamparo+religiao+psicanalise+++Freud+filetype:pdf&hl=pt-BR&lr=lang_pt&as_qdr=all&tbs=lr:lang_1pt&prmd=imvns&ei=1eibT_vaPIqC8ASAn9zuDg&start=20&sa=N&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=8e0be7876949578d&biw=1024&bih=605A pesquisa retornou várias outras páginas com muitos artigos científicos de psicologia ( e até teses de doutorado) , sugiro que baixe eles e e os leia, tem muita coisa interessante .

.