Autor Tópico: Livro de Escola Dominical - Sobre Evolução  (Lida 2668 vezes)

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
Livro de Escola Dominical - Sobre Evolução
« Online: 19 de Abril de 2012, 15:11:53 »
Trago a vocês um exemplar do tipo de livro que é ensinado todos os domingos à crianças e jovens por todo Brasil.
Tamanho absurdo, desonestidade intelectual e falta de conhecimento que permeiam esses tipos de livros quando falam sobre alguma coisa relacionada à ciência me deixam extremamente triste por confirmar a sociedade analfabeta cientificamente que está sendo construída no Brasil. O conteúdo é risível e cheio de falácias e me faz cada vez mais me confirmar como ateu. Vou comentar alguns pontos, me ajudem.

A introdução começa assumindo que a Teoria da Evolução discute sobre a origem do Universo, erro clássico, e coloca a Teoria da Evolução no mesmo patamar da "Teoria" da Criação.
Abaixo, na parte I.a, reafirma que a criação é uma teoria, omitindo o real significado na ciência.
É engraçado na parte IV, onde diz que "...ultimamente, cientistas ilustres têm, corajosamente (rs), levantado as vozes visando o esclarecimento sobre o assunto.". É omitido, intencionalmente ou não, que o questionamento de pesquisas sempre foi e sempre será feito a fim de se verificar a consistência de teorias.

Aqui volta aos já refutados argumentos da 1° e 2° Lei da Termodinâmica e a Biogênese, dizendo que são um problema pra evolução. E na tentativa de se auto-defender desses argumentos, que pode ser usado contra a criação, diz que a 1° Lei teve início após a origem da massa e energia, então deus não criou a terra se o universo foi criado primeiro. Diz que a Biogênese teve início após a origem da vida, então deus é um organismo vivo ou entrou em contradição com a 1° Lei. Diz que a 2° Lei teve início após existir um sistema concluído e maduro. Ou seja, os criacionistas que determinam quando uma Lei teve início pra condizer com sua "teoria". A parte Conclusão é ótima, leiam.

O capítulo 10 entra naquelas extrapolações de que 1 dia divino não é igual 1 dia humano e assim conclui que os achados de fósseis e outros dados confirmam a criação, absurdo.

Acho engraçado essa parte "A evolução prega...". A parte III diz que não há evidência de esteja havendo evolução em todo tempo registrado, que os fósseis são os mesmos animais de hoje e que não existe espécies transitórias, quanta besteira. O final, "A evolução é uma poderosa arma usada por Satanás", sem comentários.

Aqui é a já famigerada história "Se o homem veio do macaco, porque ainda existem macacos?"
« Última modificação: 19 de Abril de 2012, 15:44:46 por Lucas Andarilhodocéu »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re:Livro de Escola Dominical - Sobre Evolução
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2012, 17:38:25 »
 :enjoo:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2012, 17:56:27 »
É aquele velho ditado... papel aceita qualquer coisa. Infelizmente o cérebro de alguns deve seguir essa mesma regra.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2012, 23:07:02 »
Que denominação é esta? Tá com cara de Adventista.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2012, 00:42:20 »
Isso é um uso equivocado da ciência, propondo uma deseducação científica. Acredito que nessas situações as insituições científicas tomar uma posição denunciando esse mal uso (como a Sociedade Brasileira da Biologia, por exemplo).

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2012, 17:29:46 »
Isso é um uso equivocado da ciência, propondo uma deseducação científica. Acredito que nessas situações as insituições científicas tomar uma posição denunciando esse mal uso (como a Sociedade Brasileira da Biologia, por exemplo).

Infelizmente este tipo de engodo/besteira/enganação  está sendo ensinado dentro do espaço das   igrejas,  e os seus freqüentadores e líderes tem o direito de falarem e divulgarem tais besteiras.

Uma sociedade científica como a citada Sociedade Brasileira da Biologia poderia até denunciar isso , mas isto iria atrair a ira  de muitos líderes religiosos e de seus seguidores,  então politicamente não seria uma boa idéia.

Algo melhor e mais adequado que as sociedades científicas podem fazer ( e que na medida do possível nós também podemos )  são ações que divulguem o conhecimento científico da maneira mais atrativa possível.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2012, 17:33:43 »
Que denominação é esta? Tá com cara de Adventista.

Eu já vi algo semelhante em revistinha de EBD da Assembléia de Deus.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2012, 17:38:44 »
uma busca no google mostra este mesmo texto reproduzido em alguns sites:

Páginas em português
Resultados da pesquisa

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_q=&as_epq=O+homem+%C3%A9+um+macaco+evoluido&as_oq=&as_eq=&as_nlo=&as_nhi=&lr=lang_pt&cr=&as_qdr=all&as_sitesearch=&as_occt=any&safe=images&tbs=&as_filetype=&as_rights=

O Homem é um Macaco Evoluído ? - Alfa & Ômega
    www.oapocalipse.com/home/estudos/estudos_macaco_evoluido.html
    Será isso uma prova de que o homem é um macaco evoluído ? Se o homem não é um macaco evoluído, o que ele é ? De onde veio ? Para que existe ? Vamos ...
    O HOMEM É UM MACACO EVOLUÍDO? - MINISTÉRIO ...
    despertardagraca.blogspot.com/.../o-homem-e-um-macaco-evoluido....
    24 abr. 2010 – Será isso uma prova de que o homem é um macaco evoluído ? Se o homem não é um macaco evoluído, o que ele é ? De onde veio ?
    QUEM FOI CHARLES DARWIN? - Eu Estudante - Correio Braziliense
    www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=656&tp=24
    2 fev. 2012 – dizer que Darwin afirmou que o homem é um "macaco evoluído". Ele jamais falou isso em seus trabalhos. Mesmo sendo alvo de deboches e ...
    Estudos Biblicos « Plenitude Divina
    plenitudedivina.wordpress.com/category/estudos-biblicos/page/2/
    O Homem é um Macaco Evoluído ? Publicado em Diversos, Estudos Biblicos em janeiro 19, 2008 | Deixar um comentário ». Você é um macaco evoluído ?
    26-09-2011 é a nova data do fim do mundo - Página 5 - Forum The West
    forum.the-west.com.br › Área Off-Topic › Salão
    13 set. 2011 – Na evolução o homem é um macaco 'evoluido' , e no criacionismo Deus criou o mundo com o homem já pronto. Na evolução,a vida se ...
    Teologia & Sociedade: Macaquices Darwinianas: Evolução ou ...
    www.teologiaesociedade.com/.../macaquices-darwinianas-evolucao-o...
    16 mar. 2011 – Sobre a origem primata do homem segundo Darwin, questiona-se o seguinte: Se o homem é um macaco evoluído, passando pelas fases ...
    Comments (93) - YouTube
    www.youtube.com/all_comments?v=zBkTdQOPt9M&page=1
    @heavy21metal ``Está bem claro que o homem é um macaco evoluído !`` (Nao, nao existe ``mais evoluido`` na teoria da evolucao, nao somos superiores ...
    Estudos do Elsio: TEORIA DA EVOLUÇÃO: CHARLES DARWIN
    estudosgospel-estudosdoelsio.blogspot.com/.../teoria-da-evolucao-ch...
    14 jul. 2009 – Segundo ele, o homem é um macaco evoluído. De onde ele tirou esta ideia eu não sei. Só porque os macacos são os animais que mais se ...
    [PDF]
    O Universo de Deus, segundo as Escrituras
    www.segundoasescrituras.com/.../57ouniversodedeussegundoasescrit...
    Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Visualização rápida
    apoiavam na tese de que o homem é um macaco evoluído, ao final do ano. 2000, os cientistas estavam chegando à conclusão de que as informações ...
    Nº03 - Batalhando pela fé (Aluno) - Bem-vindo ao site da Pendão Real
    www.pendaoreal.com.br/html/loja_prod.php?cod=658
    10- A Bíblia ensina sobre a criação 11- O Cristão pode ser cientista? 12- O homem é um macaco evoluído? 13- Imagem e semelhança de Deus 14- A queda do ...

1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   

Offline bylex

• Nível 04
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2012, 15:34:47 »

Infelizmente este tipo de engodo/besteira/enganação  está sendo ensinado dentro do espaço das   igrejas,  e os seus freqüentadores e líderes tem o direito de falarem e divulgarem tais besteiras.

Uma sociedade científica como a citada Sociedade Brasileira da Biologia poderia até denunciar isso , mas isto iria atrair a ira  de muitos líderes religiosos e de seus seguidores,  então politicamente não seria uma boa idéia.

Algo melhor e mais adequado que as sociedades científicas podem fazer ( e que na medida do possível nós também podemos )  são ações que divulguem o conhecimento científico da maneira mais atrativa possível.

Perfeito!! Acho que tem coisa muito interessante para se mostrar em diversas áreas do saber desde a filosofia até as especificidades de cada ciência. Apesar que a questão também repousa em como fazer isso chegar, com qualidade, a um público mais vasto. E tem mais, como sequer criar o interesse?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2012, 08:54:41 »
Perfeito!! Acho que tem coisa muito interessante para se mostrar em diversas áreas do saber desde a filosofia até as especificidades de cada ciência. Apesar que a questão também repousa em como fazer isso chegar, com qualidade, a um público mais vasto. E tem mais, como sequer criar o interesse?

Se for do zero eu acho muito dificíl (dependendo da idade da pessoa e de outros fatores) ,  mas se já houver algum interesse por alguma ciência  eu penso que é possível amplificar esse interesse.

Há várias coisas possíveis de serem feitas nesse sentido,  mas isto vai depender  dos recursos em dinheiro e tempo disponíveis .

.

Offline Lucas Andarilhodocéu

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2012, 21:30:04 »
    10- A Bíblia ensina sobre a criação 11- O Cristão pode ser cientista? 12- O homem é um macaco evoluído? 13- Imagem e semelhança de Deus 14- A queda do ...

É esse mesmo, os capítulos anteriores falam sobre as religiões que diferem do cristianismo evangélico como catolicismo, espiritismo, etc.

Tenho um livro aqui pra jovens que diz que os dinossauros grandes são invenção de cientistas e de cineastas, já que a bíblia não fala nada deles, se existiram eram apenas animais de grande porte e não aqueles gigantes do jurassic park. Se quiserem eu escaneio também.

Quando eu penso que vários amigos e mesmo pessoas mais queridas compartilham desses pensamentos por causa desses livros, me dá uma angústia, um sentimento de desespero. Como podem não se interessar pelo que é de fato verdade? Não entra na minha cabeça uma coisa dessa.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2012, 09:18:54 »

É esse mesmo, os capítulos anteriores falam sobre as religiões que diferem do cristianismo evangélico como catolicismo, espiritismo, etc.

Tenho um livro aqui pra jovens que diz que os dinossauros grandes são invenção de cientistas e de cineastas, já que a bíblia não fala nada deles, se existiram eram apenas animais de grande porte e não aqueles gigantes do jurassic park. Se quiserem eu escaneio também.

Quando eu penso que vários amigos e mesmo pessoas mais queridas compartilham desses pensamentos por causa desses livros, me dá uma angústia, um sentimento de desespero. Como podem não se interessar pelo que é de fato verdade? Não entra na minha cabeça uma coisa dessa.

Lucas,

Eu também tenho família crente , essas crenças tem um forte componente emocional , este forte componente emocional somado ao desinteresse/desprezo pelo conhecimento lógico, racional e científico muitas vezes dá como resultado pessoas incapazes de verem os absurdos/contradições de suas crenças.

É muito importante ter em mente o papel das emoções  na formação e consolidação dessas crenças.  Uma grande parte das pessoas (acho que a maioria)  tem vários problemas emocionais, vários medos e angústias/sentimento de desamparo, e algumas religiões, como a cristã, trazem alívio para esses medos, angústias e sentimento de desamparo (pesquise sobre angústia, sentimento de desamparo, psicanálise, Freud) . Nestes aspectos as ciências nem sempre oferecem  uma boa solução.

Aqui uma pesquisa rápida  com as palavras chaves que eu sugeri (arquivos em PDF) :

angústia  sentimento de desamparo religiao psicanalise   Freud     filetype:pdf

Resultados da pesquisa
1.   [PDF]
O estrato pulsional do sentimento religioso
www.polemica.uerj.br/v11_1/pdf/polemica_v11_n1_lipis1.pdf
de PR CECCARELLI - Artigos relacionados
Palavras-chave: Pulsão; religioso; psicanálise; mal-estar; desamparo. ..... e protetora pode acolher a angústia do desamparo: este seria, para Freud, a ...
2.   [PDF]
A RELAÇÃO ENTRE DESAMPARO E TRAUMA NA ...
www.ppi.uem.br/camposocial/eventos/i_jornada/082.pdf
de MG Menita - Artigos relacionados
Freud, e esteve presente na psicanálise desde seus primórdios, ... tradução “Inibições, Sintomas e Angústia”, conforme indicado no vocabulário de psicanálise de ... condições da atualidade relacionadas ao sentimento de desamparo humano. .... as religiões, uma vez que a considera como sendo uma ilusão necessária, ...
3.   [PDF]
A SEPARAÇÃO AMOROSA: UMA ABORDAGEM PSICANALÍTICA
www.psicanaliseebarroco.pro.br/revista/.../15/P&Brev15Ferreira.pdf
obtidos, mas também o sofrimento e o sentimento de desamparo. O amor é ... Segundo Roudinesco em sua obra Dicionário de Psicanálise (1998), Freud menciona pela ...... Quando a separação amorosa ocorre, o ego se angustia por um lado, mas por outro, se .... arrependimento ou do consolo filosófico religioso. (p. 133) ...
4.   [PDF]
ANGÚSTIA E SOCIEDADE NA OBRA DE S. FREUD ANXIETY AND ...
www.scielo.br/pdf/pe/v7n2/v7n2a06.pdf
de GARM Neto - Citado por 2 - Artigos relacionados
Palavras-chave: teoria psicanalítica; psicanálise; angustia. ANXIETY AND SOCIETY IN S. ..... aparentemente novo na obra freudiana: o sentimento de culpa e ...
5.   [PDF]
1 O MAL-ESTAR DA CEGUEIRA - Sigmund Freud Associação ...
www.sig.org.br/_files/artigos/omalestardacegueira.pdf
de BDES CONTE - Artigos relacionados
Membro Titular da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. .... criá-los. Na perspectiva do filme, nem mesmo Deus e a religião dão conta de salvar a todos; os ... Dizia também, em 1926 que a angústia reproduz sentimentos de desamparo, ...
6.   [PDF]
DESAMPARO E DOR PSÍQUICA NA ESCUTA DA PSICANÁLISE
www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/136-2595-1-pb.pdf
de CNBF DOCKHORN - Citado por 7 - Artigos relacionados
Este artigo aborda a singularidade da condição de desamparo e de dor ..... possui também uma qualidade, dada pelo sentimento de desprazer em ω. .... retomado e reelaborado por Freud, ao trabalhar a teoria da angústia e da ... criação de deuses para compensá-la, refletindo sobre a origem e a função da religião e da ...
7.   [PDF]
DAS INTERMITÊNCIAS DO PODER E DA MORTE A UMA ...
www.labiopsi.com.br/evento/images/stories/anais/Marisa_Araujo.pdf
leituras não previstas por Freud e que definem, na atualidade, os papéis da ... fundador da psicanálise, refletindo sobre a função da Religião no momento da ... este sentimento de desamparo ao desamparo sentido na infância por todo homem. .... angústia e em outras, pode estimular o desenvolvimento da função mais ...
8.   Redalyc. Os novos rumos do individualismo e o desamparo do ...
redalyc.uaemex.mx/pdf/307/30701311.pdf
de CA Garcia - Citado por 7 - Artigos relacionados
como angústia, pânico, vazio e desvitalização, expressões contemporâneas do desamparo. Unitermos. Individualismo; sujeito; desamparo; clínica psicanalítica; sociedade ... na civilização, tendo em mente o texto elaborado por Freud em 1930. .... Assim que o eu tornou-se suficient.

[PDF] Sobre psicanálise e religião1 Jurandir Freire Costa [85] Um dos ...

jfreirecosta.sites.uol.com.br/artigos/artigos.../psicanalise_religiao.pdf

de JF Costa - Citado por 2 - Artigos relacionados
refletir, brevemente, sobre as relações entre Psicanálise e Religião. ... No primeiro caso, Freud remetia o sentimento religioso à situação de impotência/desamparo ... fantasiada como solução psíquica para a angústia dos primeiros tempos.

[PDF] DESAMPARO INFANTIL E SENTIMENTO DE CULPA Juliana - UFG

portais.ufg.br/uploads/248/original_1.6.__2_.pdf

Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Nisto se insere, para alguns indivíduos, a religião. Sigmund Freud ... Palavras-chave: função paterna; sentimento de culpa; desamparo infantil. Sigmund ... Psicanálise, Freud (1925[1924]) pôde desvelar uma compreensão do inconsciente muito .... É sob efeito da irrupção da angústia de castração que o menino aceita a lei ..

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_q=ang%C3%BAstia++sentimento+de+desamparo+religiao+psicanalise+++Freud&as_epq=&as_oq=&as_eq=&as_nlo=&as_nhi=&lr=lang_pt&cr=&as_qdr=all&as_sitesearch=&as_occt=any&safe=images&as_filetype=pdf&as_rights=

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&as_q=ang%C3%BAstia++sentimento+de+desamparo+religiao+psicanalise+++Freud&as_epq=&as_oq=&as_eq=&as_nlo=&as_nhi=&lr=lang_pt&cr=&as_qdr=all&as_sitesearch=&as_occt=any&safe=images&as_filetype=pdf&as_rights=#q=ang%C3%BAstia++sentimento+de+desamparo+religiao+psicanalise+++Freud+filetype:pdf&hl=pt-BR&lr=lang_pt&as_qdr=all&tbs=lr:lang_1pt&prmd=imvns&ei=1eibT_vaPIqC8ASAn9zuDg&start=20&sa=N&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=8e0be7876949578d&biw=1024&bih=605

A pesquisa retornou várias outras páginas com muitos artigos científicos de psicologia ( e até teses de doutorado) ,  sugiro que baixe eles e e os leia, tem muita coisa interessante .  :)

.
« Última modificação: 28 de Abril de 2012, 10:01:30 por JJ »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!