Autor Tópico: A respeito do positrônio  (Lida 1372 vezes)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
A respeito do positrônio
« Online: 24 de Abril de 2012, 02:30:03 »
Oi, eu estive dando uma pesquisada a respeito do positrônio e me interessei pelo assunto.

Trata-se de uma forma de matéria exótica que possui matéria e antimatéria. Um elétron e um pósitron que orbitam entre si, sem um núcleo central. E cientistas conseguiram, ainda que por pouco tempo (pela instabilidade desta substância) produzir um gás, feito disso, e que formou moléculas (com até dois "átomos" de positrônio). Até aí tudo bem. Mas gostaria de saber se é possível, já que têm alguns físicos aqui no fórum, de haver um núcleo formado por um neutrino e um pósitron, com um elétron orbitando isso, de forma similar ao átomo. Levando em conta que esse "átomo" seria bem mais leve que o hidrogênio, talvez 1800 vezes mais leve.

Pois que a massa de um próton seria muitísismo maior do que a do núcleo desse suposto "átomo". Penso que isso seria mais estável que o positrônio. E que se isso existisse naturalmente no universo, poderia formar uma forma de matéria que estaria por toda parte. Quem sabe isso seja a tal matéria escura? O elétron e pósitron possuem a mesma carga, apenas têm sentidos opostos, um positivo, outro negativo. O mesmo com o próton. Tendo o pósitron um neutrino agindo como se fosse um nêutron, será que permitiria uma matéria mais estável? Quem sabe teríamos uma nova tabela periódica?

Sei que os gluons são responsáveis pela força forte que une os quarks que formam próton e nêutron. Será que os gluons poderiam permitir unir um neutrino a um pósitron e daí termos um elétron orbitando isso? Isso é, será que os gluons permitiriam a ligação entre léptons, assim como os quarks. Hmm... uma matéria feita somente de léptons. Interessante. Bem, já temos o positrônio, matéria leptoniana. Se a minha sugestão for possível, então daí teríamos um núcleo feito somente de léptons, e os quarks deixados de lado.

Nós conhecemos o átomo. Este núcleo leptoniano chamaria de atrônio, pois já temos o positrônio sem núcleo. E porque será que ainda não encontramos matéria como o átomo feita de partícuals como quark charm, strange, top e bottom assim como não encontramos átomos com muons e taus ao invés de elétrons? Os prótons e nêutrons são feitos de quarks up e down, que seriam os mais leves. Uma matéria feita desses outros quarks e léptons seria instável, assim como os mésons e positrônios são instáveis?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re:A respeito do positrônio
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2012, 17:35:16 »
Olá Sr. Enio. Aguardo ansioso a manifestação de algum físico aqui do fórum também! Principalmente porque não faço ideia de como um neutrino formaria um núcleo com um pósitron permanentemente e de quebra com orbital eletrônico. :?

Abraço
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2012, 22:26:34 »
É que se realmente esse tipo de matéria for possível, e se ela puder formar moléculas como nossos átomos, então poderíamos ter não somente corpos como seres vivos feitos de uma matéria bastante diferente ao átomo. E se isso for possível, então isso explicaria certas aparições paranormais, seja a olhu nu, através de câmeras, ou qualquer coisa causada por seres despossuídos de átomos. Mas que como teriam elétrons, poderiam ainda interagir com a matéria atômica. E quando ocorre densificação, se tornariam visíveis a nós, pois que a luz refletiria mais facilmente essa forma de matéria. Nossos olhos enxergam o foco de perto e o distante, mas não o do meio. As câmeras enxergam o do meio. E estas supostas entidades estariam no foco do meio. Poderiam ser de autênticos falecidos ou entidades vivas como nós. E o que chamo de atrônio poderia explicar a existência dessas coisas.

Mais uma coisa, tais entidades viveriam com base em processos darwinianos como nós. E poderiam se alimentar da energia que sai pelo sistema de nossa aura, ao invés de raios solares ou calor. Um novo elemento da cadeia alimentar.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2012, 22:30:22 »
Desculpa.. mas acho que você destruiu um tópico interessante com este comentário acima.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2012, 00:46:41 »
Imagina quando o Enio descobrir que os cientistas só conhecem 4% do universo, que tudo o que vemos é só 4% do universo..
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2012, 08:11:40 »
Os neutrinos interagem tão fracamente com a matéria que eu acho impossível que eles formem algo estável com elétrons ou pósitrons.

Por que você diz que o positrônio com um neutrino no núcleo seria "mais estável"? Baseado em quê?

Um neutrino não é um neutron pequenininho, apesar do nome dar a entender isso.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2012, 08:40:09 »
Eu já estava prevendo...
É interessante como buscam na ciência uma explicação para eventos paranormais.

No fundo eles sabem que só a ciência pode explicar o mundo, e sonham com um dia em que uma nova teoria maluca que corrobore com seus delírios seja aceita pela comunidade científica.
"Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man."
― The Dude (The Big Lebowski)

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2012, 11:06:34 »
Citação de: Fabi
Imagina quando o Enio descobrir que os cientistas só conhecem 4% do universo, que tudo o que vemos é só 4% do universo..
Sabe Fabi, é justamente este o maior combustível para o crente! Afirmo isto por experiência própria. Apoiado no fato do desconhecimento que sujeitos como eu ou o Sr. Enio produzem devaneios dignos de efeitos psicodélicos. Apenas para ilustrar, havia um tempo que minha pessoa buscava explicações científicas para a suposta existência de espíritos. Na época buscava uma relação entre o campo gravitacional e a atração sofrida por “espíritos” de baixa vibração. Imagina você menina, quando li a respeito da teoria que atestava a força gravitacional como possuidora da maior potencia entre as quatro conhecidas! Bateu certinho com minhas alucinações donde esta força poderia vazar para outras dimensões e por isto nos apresentar aqui como a mais fraca e, consequentemente, interagir no “plano espiritual”.  Só me faltava reclamar o Nobel da física espírita (leia-se o Ignóbel da física). O conselho é: Evite comentar nossos limites de conhecimento, porque o tiro pode sair pela culatra. :P

Abraço

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2012, 11:19:58 »
Citação de: mz
Eu já estava prevendo...
É interessante como buscam na ciência uma explicação para eventos paranormais.

Cara, acredite, o dano causado é menor que buscar no pó de pirlimpimpim! A vantagem fica por conta do crente esbarrar na realidade e ter por saída ou desistir da paranoia, ou, aprender cada vez mais sobre ciência de verdade, tendo por consequência um resultado no mínimo mais satisfatório, não acha?

Abraço   

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2012, 11:43:33 »
O problema é que quando a ciencia contradiz a crença dele, então ela é limitada... Já tentamos explicar o método científico para ele, mas vai contra suas crenças.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2012, 17:56:16 »
Olha, eu acho que o pessoal está saindo do foco da questão. O que eu disse sobre a minha teoria com base no que sei sobre o positrônio não é o mais relevante, é só uma busca pessoal. Em parte é o que está por detrás do meu interesse nisso, mas também me interesso sobre como poderiam ser outras formas de matéria para além do átomo. O que eu quero saber é se realmente os gluons podem permitir uma ligação entre partículas léptons, ou se por acaso estes só permitem ligação entre os quarks. Até agora só se especula que estes permitem a ligação dos quarks, formando então partículas como nêutron e próton. Mas e entre os léptons?

Os neutrinos interagem tão fracamente com a matéria que eu acho impossível que eles formem algo estável com elétrons ou pósitrons. Por que você diz que o positrônio com um neutrino no núcleo seria "mais estável"? Baseado em quê? Um neutrino não é um neutron pequenininho, apesar do nome dar a entender isso.

É verdade, tanto que os neutrinos, de acordo com um site que vi (acho que foi no inovação tecnológica), que os neutrinos poderiam ser usados como forma de comunicação direta entre um lado e o oposto da Terra, sem a necessidade de mandar sinais ao espaço, bastando apenas apontar na direção exata dos países que ficam do outro lado do mundo, e apontando para o chão. E eu acho que isso marcaria um bom avanço em comunicação, para além da internet (pois que pelo o que li é o que se sugere). O que me leva a pensar que esta minha sugestão poderia ser verdadeira é...

Com base no próprio átomo, mas também com base no positrônio. O positrônio ele pode durar algum tempo, mas ao longo prazo é instável. Neste momento, antes de ocorrer a aniquilação entre o elétron e o pósitron, estes ficam se orbitando por algum tempo. Mas quem sabe se adicionássemos, junto a este pósitron, um neutrino (ou talvez um anti-neutrino?). A massa do elétron e do pósitron devem ser idênticas, mas pela adição do neutrino, o conjunto ficaria mais pesado que o elétron, e daí o elétron passaria a orbitar uma estrutura central (o núcleo pósitron-neutrino), assim como o elétron faz no átomo.

Isso mudaria um pouco a forma do positrônio original, e talvez, digo, talvez, fique mais estável e passe a durar um tempo muito maior. E mais, dificilmente, reagiria com a matéria, pois mesmo que tivesse um elétron orbitando este pequenino "núcleo", ainda seria bem diferente do átomo, cujo núcleo atômico seria pelo menos 1000 vezes maior. Se o núcleo atômico ao átomo é muito maior que do atrônio (que é o nome desta substância que dei) então provavelmente o elétron teria que orbitar mais próximo desse núcleo diminuto, resultando em atrônios menores que um átomo.

O que faria esta substância reagir pouco com o átomo seria em função de sua leveza e pequeno tamanho. Mas entre estas substâncias, poderiam, se possível, formar moléculas, assim como se fez com o positrônio. Se criou recentemente o di-positrônio. E os cientistas acham que podem criar moléculas maiores para produzir raios-gama mais facilmente. Já a ligação do pósitron com o neutrino talvez abafasse toda essa excitação da substância, tornando-a mais quieta, estável. No átomo, o mesmo princípio. Quando um núcleo atômico tem muitos prótons, há necessidade de haver nêutrons, estes nêutrons estabilizariam alguma coisa no núcleo atômico que não me lembro agora.

Mas no caso do atrônio, mesmo tendo somente um pósitron, este necessita de um neutrino, senão ficará como o positrônio, instável. Isso apenas para permitir a existência de um núcleo pelo menos um pouco mais pesado que o elétron, para que se permita uma matéria semelhante ao átomo, porém, claro, ainda bem diferente, bem menor, mais leve e quase indiferente ao átomo em interação. O neutrino, assim como o nêutron, tem carga nula. Essa carga nula adicionada ao pósitron teria efeito semelhante como no átomo.

Em relação ao positrônio, sugere-se a criação, através dele, de lasers de raio-gama, acho. É o motivo por detrás desta pesquisa. No meu caso seria não no campo de aplicação prática, mas pura e simplesmente para desvendar o universo. E há também o mistério do porque não há núcleos em grande quantidade feitos de quarks charm, strange, top e bottom. Pois tanto os prótons como nêutrons são feitos de up e down. Mas não conheço núcleos feitos dos outros. Será que por estes quarks terem maior massa, a formação de uma matéria semelhante ao átomo ficaria instável? Ou porque, assim como ocorre com a antimatéria, tem em pouca quantidade?

Depois vou ver se mostro uns esquemas para melhor mostrar o que quero dizer...

### filosofando ###

Voltando à questão da paranormalidade... A vida não poderia se basear em mésons, pois que são altamente instáveis, em relação aos bárions. E entidades paranormais não poderiam ser feitas de átomos com quarks ou léptons mais pesados, pois que acabariam sendo feitos de formas materiais mais massivas que a nossa, e então facilmente vistos a olhu nu. E interagiriam bastante com a nossa matéria, ao invés de passarem por ela, ao contrário do atrônio que sugiro, que poderia facilmente passar através de átomos. E... neutrinos são também matéria. Todas as partículas é matéria. Imaterial seria apenas o efeito dos fenômenos.

Ou então forças que dariam origem a diversas partículas inclusive as que carregam forças, os bósons. E certamente algo deu origem a eles, que permitiram a formação da matéria. Só não poderiam ter surgido do nada, isto non exciste. Não existe efeito sem causa, é uma crença ou teoria incoerente. E o acaso deu origem a tudo. E o acaso existe... por acaso. Algo mais? O acaso existe por ele mesmo, ele se criou, sem uma origem temporal, porque ele sempre é, e não foi e não será. Mas ainda para mim faz sentido achar que, mesmo o acaso existindo, existe ainda dentro disso um padrão primário que originou tudo isso, nosso universo, o multiverso...

Se há uma causa para tudo, a causa desta causa é ela mesma. Não há para onde ir mais. E não poderia ser efeito, porque não haveria nenhuma causa antes desta. Efeito sem causa é na verdade a própria causa. Mas esta causa tem que ser nela mesma atemporal, e não um evento temporal, senão não faria sentido, seria contraprudente. Portanto todo evento temporal tem que ter origem em padrões atemporais. Mas certamente essa causa não é uma mente, alguém. Para mim seria uma coisa que é apenas interpretada como sendo alguém. Neste sentido, os teístas estariam equivocados.

Cara, acredite, o dano causado é menor que buscar no pó de pirlimpimpim!
Verdade, e de fato eu tento explicar a vida espiritual me baseando em princípios que ocorrem aqui no universo, assim como em teorias científicas. Em parte uso obras espiritualistas, mas em muitos pontos ocorre sim uma complementação entre ambos. Não em tudo, não tem como. E as que eu consigo ligar com a parte científica, mantenho. As que não, descarto. E essa ligação não é uma coisa sem sentido, ela tem toda uma coerência por detrás dela.

Inclusive mesmo uma perspectiva baseada na teoria do caos. Não conheço nenhum espiritualista ou teólogo que explique as coisas com base no acaso. Eu já faço isso. Mas nem tudo ocorre ao acaso... Muitas coisas ocorrem função de eventos anteriores, em grande parte, impessoais. Diria que a fonte de todos os fenômenos existe ao acaso, é incriada. Tudo o que é pessoal e proposital é em função de impessoalidade. Sendo assim, se existe uma causa primeira, é impessoal. Não me faz sentido ser uma pessoa. Ponto. Uma pessoa é produto de coisas impessoais.

A consciência, um conjunto de forças e funções, não é irredutível, como pensam os espiritualistas atuais.

O problema é que quando a ciencia contradiz a crença dele, então ela é limitada... Já tentamos explicar o método científico para ele, mas vai contra suas crenças.
Quando a ciência contradiz uma crença minha, e quando ainda quando eu não encontro mais razão alguma para acreditar, para além da falta de uma evidência, simplesmente troco a minha perspectiva da realidade. Já fiz isso em diversos pontos. Apenas não me convence suficientemente o paradigma positivista ou o cientificismo materialista. Ao invés disso, o oposto. O problema, pessoal, é mais filosófico do que científico, no fundo.

É mais questão de sentido das coisas do que de métodos estabelecidos. O método te auxilia a entender o sentido das coisas, mas se esse método se torna a sua única fonte de entender as coisas, o sentido que você tem da realidade será como um castelo de areia. É necessário mais de um método. O método científico é um deles, apesar de eu recusar certos paradigmas criados em função dele, ou do que geralmente se pensa sobre a realidade na comunidade dos céticos. O médoto científico ele te permite desvendar os mecanismos da matéria.

Mas há outro necessário (e que deu origem a este), e este é a lógica. Mas dizer que há efeito sem causa não é uma afirmação racional não, me parece muito forçado para ser sincero. Discordo de Stephen Hawking sobre essa questão de efeito sem causa. Sim, ele calculou bastante, mas desacredito sua conclusão final (não foi convincente). Só existe sim uma realidade, mas as razões que se constroem com base na observação dessa realidade podem divergir. E não acho que seja uma comunidade que vai definir a verdade de uma razão. Essa questão toda de razão e criação de métodos tem origem subjetiva.

Vamos ver... o sentimento tem uma razão de se manifestar. Mas a necessidade de raciocinar é de origem emocional.

O método científico não é um deus ou a única janela possível. Quem sabe um método semelhante análogo existisse? Baseado em pontos filosóficos distintos? Sem Descartes? Sem positivismo? Sem cientificismo?
« Última modificação: 25 de Abril de 2012, 17:59:21 por Enio »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Abril de 2012, 18:01:42 »
 :sleepy:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Abril de 2012, 20:32:52 »
Falei!? O método científico não atende suas crenças...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2012, 20:58:09 »
De fato, muita coisa descoberta através do método científico serve de apoio a certas coisas que defendo. Se fosse depender da bíblia, daí seria muito pior. Para mim muita coisa descoberta pelo método científico faz mais sentido do que o entendimento místico da realidade. E quando falo místico, estou me referindo a uma interpretação ou linguagem puramente sentimental, sem nenhum elemento de caráter mecânico. Ainda acho que esse não é o foco do tópico, mas a do positrônio. E por falar nisso. Eu continuei pesquisando e encontrei uma partícula interessante, chamada delta bárion, que possui spin de 3/2. Será que isso permitiria um elétron orbitar tal núcleo? Poderia outras partículas além do próton e nêutron poderem formar matéria semelhante ao átomo? É o que mais estou precisando saber no momento. Só vejo textos falando sobre as características de cada partícula, mas ainda nenhum estudo ou especulação sobre  se estas outras partículas poderiam formar algo análogo ao átomo, fora o positrônio. Alguém aqui teria como me dizer se há um estudo desse tipo?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2012, 21:09:36 »
Não Enio, voce já demonstrou aqui que nem entende o que é ciencia, alem de já ter declarado que sabe mais que a comunidade científica...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!