Autor Tópico: Será que os computadores saberão de tudo?  (Lida 1137 vezes)

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
Será que os computadores saberão de tudo?
« Online: 24 de Abril de 2012, 21:00:00 »
O trabalho de Turing sobre computabilidade levou a uma pergunta ainda mais profunda, de acordo com Hodges: “A computação com símbolos discretos fornece uma imagem completa do mundo físico?”. Em outras palavras: o mundo é computável?

http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/tecnologia.html

Uma boa pergunta seria como serão os computadores do futuro? Tenho certeza que novas tecnologias virão, mas que não fazemos a mínima idéia como serão. A roda, a mecânica, a eletrônica e o que virá? Por mais que nos esforcemos, pensamos sempre com os parâmetros que temos à mão, como na época da mecânica, nunca pensou-se na eletrônica, futuristas tentavam prever como seriam as coisas no futuro, coisas absurdas e outras nem tanto, mas jamais se pensou nos transistores. E assim vai ser com a nova tecnologia que pode surgir. Ah quero ser vidente e o primeiro ... no futuro teremos a ... ?ânica. :umm:

.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
Re:Será que os computadores saberão de tudo?
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2012, 21:59:35 »
Em tese seria muito bom. O bom de se poder ter conhecimento de tudo por meio de computadores é que computadores são construções humanas, e por causa disso temos acesso a todos os processos pelos quais os dados passam para produzir as informações que recebemos deles. Ou seja, dentro de computadores, em termos de software não há mistério sobre como funcionam; eles nos dão não apenas respostas, mas também os caminhos pelos quais chegaram às respostas que nos dão.

Mas acho que chegar a "saber tudo" é impossível.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2012, 02:49:54 »
Acho que se ficarmos restritos as maquinas de Turing, não. Na verdade, se ficarmos restritos as maqauinas de Turing, a resposta a sua pergunta depende da resppstas a perguntas tipo "P=NP?".

Edsses dias li um artigo interessante sobre as limitações das maquinas de Turing e o uso e eficiência de computadores analógicos. Mais tarde mando o link.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline alersson

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2012, 01:18:10 »
Acho que se ficarmos restritos as maquinas de Turing, não. Na verdade, se ficarmos restritos as maqauinas de Turing, a resposta a sua pergunta depende da resppstas a perguntas tipo "P=NP?".

Edsses dias li um artigo interessante sobre as limitações das maquinas de Turing e o uso e eficiência de computadores analógicos. Mais tarde mando o link.
é por isso que estão tentando desenvolver um computador "super turing"
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computador-super-turing-reinventar-inteligencia-artificial&id=010150120413
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipercomputação

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2012, 03:26:00 »
Acredito que um dia a capacidade de tomar decisões vai chegar perto da humana, em questões  simples ou complexas, mas que as possibilidades sejam previsíveis, pois  o homem é político e emotivo. Nenhuma máquina até agora chegou perto disso. Os mistérios na vida são muitos, não sabemos realmente o que diferencia um objeto de uma coisa viva, sabemos definir qual está vivo, mas longe de saber o por quê.  Acho que a (inteligência?) artificial vai sempre estar desacompanhadas destes mecanismos da mente humana. Acho que o mundo é computável, a vida não.
.
.

.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2012, 09:21:53 »

é por isso que estão tentando desenvolver um computador "super turing"
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computador-super-turing-reinventar-inteligencia-artificial&id=010150120413
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipercomputação

Eram esses links que eu ia mandar, mas acabei esquecendo :)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2012, 09:53:12 »
42
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2012, 13:16:06 »
Isso me lembra uma analogia que bolei um tempo atrás:

Certa vez imaginei um "demônio onisciente", parecido com o Laplace, que seria capaz de representar todo o estado do Universo num dado instante na forma de uma string de bits infinita. Ele poderia listar então todos os estados do Universo possíveis em todos os instantes como um conjunto infinito dessas strings infinitas associadas a uma sequência representando intervalos finitos de tempo. Fica claro então para quem conhece a prova diagonal de Cantor que essa lista infinita de strings infinitas não contém uma descrição de todos os estados possíveis do Universo.*

*A lista completa é um conjunto com a cardinalidade do contínuo, enquanto a lista desse demônio de Laplace fracassado tem a cardinalidade %5Caleph_0.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2012, 15:15:30 »
Isso me lembra uma analogia que bolei um tempo atrás:

Certa vez imaginei um "demônio onisciente", parecido com o Laplace, que seria capaz de representar todo o estado do Universo num dado instante na forma de uma string de bits infinita. Ele poderia listar então todos os estados do Universo possíveis em todos os instantes como um conjunto infinito dessas strings infinitas associadas a uma sequência representando intervalos finitos de tempo. Fica claro então para quem conhece a prova diagonal de Cantor que essa lista infinita de strings infinitas não contém uma descrição de todos os estados possíveis do Universo.*

*A lista completa é um conjunto com a cardinalidade do contínuo, enquanto a lista desse demônio de Laplace fracassado tem a cardinalidade %5Caleph_0.
Acho que "saber de tudo" no caso seria saber o que os humanos sabem... realmente, saber de tudo é impossível ser medido por aqueles que não sabem de tudo...
.
.

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!