Autor Tópico: Santo sudário ressucitado  (Lida 2552 vezes)

Offline nikita

• Nível 13
  • *
Santo sudário ressucitado
« Online: 26 de Abril de 2012, 15:19:38 »
Saiu na Veja de 4 de abril com o título de "O Mistério renovado do santo sudário - A mais minuciosa análise feita até hoje reafirma os enigmas do manto que teria envolvido o corpo de Jesus crucificado".

Vocês provavelmente já leram a reportagem. O que acharam? A mim me parece que é só pegar uma amostra de uma parte do manto que não tenha sido remendada e submete-la de novo ao carbono 14. Por que toda essa ladainha de novo?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re:Santo sudário ressucitado
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2012, 15:42:47 »
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2012, 16:32:43 »
Foleei por cima a reportagem, mas não vi nada de novo que já não tivesse sido refutado antes, inclusive essa história de terem pego o remendo no lugar do tecido original. O texto simplesmente é ruim e tendencioso. Fala dos supostos enigmas mas não cita as refutações.

Foi feito para vender o novo livro, como disse o Contini.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2012, 18:06:11 »
Só Jesus salva, e Jesus salvou alguns carbonos 14 do decaimento, mas nem todos porque alguns carbonos 14 eram infiéis. Por isso que o teste acusa uma idade muito mais nova do que a alegada.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2012, 18:41:47 »
Foleei por cima a reportagem, mas não vi nada de novo que já não tivesse sido refutado antes, inclusive essa história de terem pego o remendo no lugar do tecido original. O texto simplesmente é ruim e tendencioso. Fala dos supostos enigmas mas não cita as refutações.

Ou para não chamar a atenção para a CPI do Cachoeira. :P

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2012, 01:09:31 »

Xeque Mate!
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2012, 01:27:45 »
Quando peguei a Veja,falei pra minha namorada: - Vão chegar à conclusão que não se pode tirar conclusões!
Dito e Feito!
É o maldito efeito History Channel.

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2012, 23:42:11 »
E vira e mexe o pessoal continua trazendo de volta esse manto.

Porque não ressuscitam outras relíquias também?
« Última modificação: 29 de Abril de 2012, 01:50:12 por Palestrante »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2012, 23:53:58 »

Xeque Mate!

:o
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2012, 12:31:14 »
Hoje vi no jornal, lançando livro que irá finalmente desvendar o "misterio" do sudario... Com comentarios da revista Veja...  Ridículo!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2012, 18:22:03 »
Contini, você deveria se candidatar a vidente!  :o

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Maio de 2012, 02:29:33 »

Daqui a pouca temos que abrir "A Tenda do Pai Contini"  aqui.  :P

Tarô, búzios e(não se esqueça do último, mas não menos importante) trago a pessoa amada em 5 dias. 

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Maio de 2012, 08:41:55 »
Contini, o Vidente do Óbvio.... hehehehehe

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #13 Online: 01 de Maio de 2012, 19:50:22 »

Daqui a pouca temos que abrir "A Tenda do Pai Contini"  aqui.  :P

Tarô, búzios e(não se esqueça do último, mas não menos importante) trago a pessoa amada em 5 dias. 

Em três dias se for na Grande São Paulo. :lol:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2012, 17:42:57 »
Apenas foleei a revista na sala de espera de um consultório, mas..

e sobre a questão de o sudário ser fotografado por um equipamento usado pela NASA - ou algo que o valha - e ter apresentado um resultado "tridimensional"?

e os outros argumentos que "desmentem" os contraargumentos? alguem que tem a revista poderia refutá-los?

poste-escrito: não sou católico. Só achei que o tema foi tratado nesse tópico muito superficialmente.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2012, 21:51:53 »

e sobre a questão de o sudário ser fotografado por um equipamento usado pela NASA - ou algo que o valha - e ter apresentado um resultado "tridimensional"?

E o que é um "resultado 'tridimensional'"? Pelo que eu sei qualquer imagem pode ser "construída" em 3D.

e os outros argumentos que "desmentem" os contraargumentos? alguem que tem a revista poderia refutá-los?

poste-escrito: não sou católico. Só achei que o tema foi tratado nesse tópico muito superficialmente.

Bem eu não li a revista, mas eu sei que o resultado do C-14 é devastador, pois o tecido foi datado como sendo de idade entre 1140 e 1200 AD. E hoje esta (suposta) dúvida poderia ser eliminada porque nos últimos 30 anos ocorreu um refinamento técnico de tal modo que a necessidade de material para análise hoje é ínfima, se comparada ao teste do final dos anos 70. Bastaria o Vaticano liberar o material.

E eu duvido que ele o faça.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Maio de 2012, 07:57:02 »

O chamado efeito "tridimensional" pode ser obtido com técnicas de pintura que já eram disponíveis na Idade Média, ao contrário do que afirmam os defensores da autencididade do sudário. Esse texto demonstra um exemplo disso. Detalhe, o autor é cristão.

O problema é que não há nenhum argumento novo. Tudo o que foi escrito na revista já é conhecido e já foi refutado. Como é muito chato ficar refutando sempre os mesmos argumentos batidos, ninguém se deu ao trabalho de ficar esmiuçando a revista. Que aliás, acho que ninguém aqui comprou. Eu pelo menos, me recuso a gastar dinheiro com aquilo, apenas dei uma folheada na livraria.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Maio de 2012, 21:38:55 »

O chamado efeito "tridimensional" pode ser obtido com técnicas de pintura que já eram disponíveis na Idade Média, ao contrário do que afirmam os defensores da autencididade do sudário. Esse texto demonstra um exemplo disso. Detalhe, o autor é cristão.

O problema é que não há nenhum argumento novo. Tudo o que foi escrito na revista já é conhecido e já foi refutado. Como é muito chato ficar refutando sempre os mesmos argumentos batidos, ninguém se deu ao trabalho de ficar esmiuçando a revista. Que aliás, acho que ninguém aqui comprou. Eu pelo menos, me recuso a gastar dinheiro com aquilo, apenas dei uma folheada na livraria.
Pelo que li, o argumento principal reside no fato de que os testes foram feitos em um pedaço do manto que tinha sido remendado na idade média e isso ainda não foi refutado. Para acabar com este lenga lenga seria só fazer o teste de novo em uma amostra de tecido original. Mas como um forista já disse, O Vaticano teria que permitir um novo teste.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Maio de 2012, 00:17:12 »
Pelo que li, o argumento principal reside no fato de que os testes foram feitos em um pedaço do manto que tinha sido remendado na idade média e isso ainda não foi refutado.[...]

Não é verdade que não foi refutado.

O argumento em si é absurdo. Não foi apenas um remendo, mas um remendo invisível. Ou seja, em plena Idade Média, os artesãos foram capazes de encontrar um tecido idêntico a outro do ano I (!) e uni-los de forma tão perfeita que o remendo ficou indetectável (!). E isso obviamente sem deixar qualquer registro histórico de tal reparo...

Esse argumento foi proposto por Ray Rogers, um membro já falecido de uma organização que defende a autenticidade do sudário (STURP) e que conduziu algumas análises altamente criticáveis sobre o tema. Mas como a proposta da "costura invisível" surgiu como tábua de salvação para os crentes no sudário, então ela rapidamente passou a ser aceita como verdadeira e começaram a clamar pelos 4 cantos que a datação havia sido refutado, ignorando as críticas. E os meios de comunicação simplesmente compraram essa história sem pé nem cabeça. Mas desde o começo já havia refutações às alegações de Rogers, como por exemplo:

http://cybercomputing.com/freeinquiry//skeptic/shroud/articles/rogers-ta-response.htm

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=93&ved=0CFUQFjACOFo&url=http%3A%2F%2Fwww.resurrectionoftheshroud.com%2FRay_Rogers_paper.doc&ei=Plu4T7vLNpSm8ATr-Ji_Cg&usg=AFQjCNGVgQHMrN919MxjV8NUawfDi-I31A&sig2=hMCuI9SzJsq_CuBoHNUg2g

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #19 Online: 07 de Junho de 2012, 17:50:15 »
Pelo que sei, o próprio bispo de Turim teria enviado uma carta ao Papa da época relatando ter encontrado o falsário que confessou ter feito o dito sudário.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Junho de 2012, 18:55:01 »

Não havia a hipótese dele ter sido feito através de um processo meio "fotográfico"? Esta hipótese está descartada?

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Junho de 2012, 20:08:34 »
Tem um programa no Discovery ou no History em que estudiosos falam sobre uma teoria que diz que o manto pode ter sido uma obra de Da Vinci, porque, dizem eles, só um gênio desse calibre poderia, naquela época, ter feito semelhante falsificação.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Junho de 2012, 20:24:06 »
Acho que já vi, há muito tempo (se não me engano foi aí que vi essa teoria da técnica "fotográfica"*), mas se for apenas esse o "indício" da autoria, é uma teoria muito furada, o tipo de substanciação não é muito diferente daquelas coisas de Von Daniken e equivalentes. "As pirâmides/outros artefatos são coisas tão fantásticas que só mesmo os ETs poderiam ter feito".

* que no entanto acho que não teria sido inventada por ele, mas algo que estava sendo desenvolvido no Oriente Médio.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Junho de 2012, 14:07:58 »

Não havia a hipótese dele ter sido feito através de um processo meio "fotográfico"? Esta hipótese está descartada?

Existe essa hipótese, de que poderia ter sido feito por um processo fotográfico primitivo, usando tecnologia que já estava disponível naquela época (mas o fato de já haver tecnologia para isso, não implica em que de fato houvesse o método e ele fosse usado). Mas não considero uma hipótese plausível, principalmente porque os resultados obtidos mostram propriedades diferentes do sudário. Outras técnicas mais comuns, mais simples e mais usadas no período, como a do baixo-relevo, conseguem resultados bastante similares ao do sudário sem recorrerem a algo tão incomum como uma fotografia medieval.

Offline WELLRC10

• Nível 01
  • *
« Resposta #24 Online: 10 de Junho de 2012, 17:46:52 »
 :)Que novela e das piores essa do santo sudário. Cara o que importa o tal pano, qualquer um poderia ter sido embrulhado por esse pano naquela epoca e já seria Jesus hoje. É SÓ UM PANO se tem valor pega vende e doar para alguma entidade caridosa. Esse é o mal das religioes se apegam a um objeto como se este fosse a ultima gota de agua na terra. Isso me faz lembrar a musica de bob Dylan e da otima versão do Caetano e do Péricles Cavalcante.
(...)
As pedras do caminho deixe para trás
Esqueça os mortos eles não levantam mais
O vagabundo esmola pela rua
Vestindo a mesma roupa que foi sua
Risque outro fósforo, outra vida, outra luz, outra cor
CHEGA DE BOBAGEM POR FAVOR.
*Já de antimão perço perdão pelo ACRESCIMO na letra

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!