Tou de volta
Massa Buenos Aires, hein? Vamos às impressões:
- Bastante limpa e bem cuidada para uma cidade com a população de uma Sampa (exceto pelas
mierdas de perritos aqui e ali). Avenidas largas, algumas com 7 pistas por mão. Praças com linda mescla de árvores de clima temperado e subtropical. Prédios antigos que dão um ar europeu ao lugar. Ar limpo, parece até que os veículos são elétricos porque não se vê uma fumaça, nem de ônibus. Ao invés de supermercados, pequenos mercados, quitandas e comércios de uma porta.
- Povo educado. Os ônibus não têm catraca e o motorista não tem como vigiar o fluxo, mas mesmo assim tudo funciona em perfeita ordem. Para quem não usa o cartão magnético, uma máquina recebe as moedas e devolve o troco e o ticket da passagem. Se o ônibus está muito lotado e um passageiro não alcança a portinhola do troco, outros passageiros pegam as moedas e entregam para ele. Povo nacionalista, muitas pichações de cunho político. A independência deles não foi a negociata pacífica que foi a nossa.
- Trânsito: são muitos os motoristas que simplesmente ignoram o sinal vermelho e o pedestre precisa ser extra-atento na hora de atravessar, e também rápido. Pedestres estão acostumados a não ser prioridade. Achei legal que alguns semáforos de pedestres têm sinais sonoros, presumivelmente para cegos, mas só vi isso perto da Plaza de Mayo.
- Não se deslumbram com turistas estrangeiros como nós.
- Pouca gente feia ou gorda. As mulheres são magrelas (eu gosto) e com simetria facial impecável, isso foi algo que me chamou a atenção.
- A fama de "compras baratas" não se justificou, acho que não é um bom momento para isso (inflação, comércio visando turistas, preços de cidade grande, dólar alto...). Jantar em Puerto Madero foi particularmente caro.
- A água mineral tem gosto.
Enfim, uma combinação interessante de primeiro e terceiro mundos.
Gostei muito do Señor Tango, da Recoleta (principalmente do Museu Nacional de Bellas Artes), La Boca, Plaza de Mayo e zoológico.