Autor Tópico: Raciocínio lógico pode afetar fé em Deus, diz pesquisa  (Lida 3494 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Raciocínio lógico pode afetar fé em Deus, diz pesquisa
« Online: 02 de Maio de 2012, 08:15:45 »
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1083511-raciocinio-logico-pode-afetar-fe-em-deus-diz-pesquisa.shtml

O "ministério da cultura" adverte: contemplar a escultura "O Pensador", do francês Auguste Rodin (1840-1917), pode fazer com que você fique menos religioso.
A frase soa como loucura, mas esse é um dos achados de um estudo que acaba de sair na revista "Science".
Trata-se, na verdade, de um caso particular de um fenômeno mais amplo: aparentemente, levar as pessoas a pensarem de modo mais "racional", por meio de influências sutis (como a exibição da célebre imagem do homem refletindo), reduz as tendências religiosas dos sujeitos.
A pesquisa é assinada por Ara Norenzayan e Will Gervais, da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), que estão entre os mais destacados estudiosos da psicologia da religião.
Eles partiram de uma hipótese apoiada por outros estudos, segundo a qual pessoas religiosas preferem usar a intuição ao processar dados, enquanto os não religiosos usam o raciocínio detalhado.

Os religiosos, por exemplo, acabam caindo com mais facilidade em "pegadinhas" lógicas, independentemente de seu QI ou nível educacional.
A dupla de pesquisadores combinou esse dado com uma técnica comum de psicologia experimental, o chamado "priming", que envolve o uso de um estímulo prévio para "preparar" a mente do participante de forma a reagir de certa maneira.
Sabe-se que o "priming" funciona em contextos educacionais. Se alunos de uma escola da periferia leem, antes de uma prova de ciências, sobre garotos pobres que se tornaram grandes cientistas, tiram notas melhores.
No estudo canadense, dezenas de voluntários tinham de realizar tarefas, metade das quais poderia levar a um "priming" do pensamento analítico, enquanto a outra metade era neutra.
Sabe-se que até ler um texto com letras miúdas pode favorecer a ativação desse tipo de raciocínio.
Os voluntários que fizeram as tarefas "analíticas" tiveram menos propensão a se declarar religiosos depois.
Para os pesquisadores, um motivo possível para isso é que a religiosidade depende de processos mentais intuitivos, como detectar "personalidade" no mundo -mesmo em contextos inanimados, como a natureza, o que levaria à crença em deuses. O raciocínio analítico poderia bloquear isso.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re:Raciocínio lógico pode afetar fé em Deus, diz pesquisa
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2012, 12:58:48 »
Putz... quer dizer que lógica é prejudicial a deuses?...Quem diria?! ::)
 :hihi:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2012, 15:01:59 »
a religiosidade depende de processos mentais intuitivos, como detectar "personalidade" no mundo -mesmo em contextos inanimados, como a natureza
Talvez o motivo pelo qual psicólogos costumem ser tão religiosos?

Offline Peccatum

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2012, 21:14:31 »

Essa foi inevitável.
 :P

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2012, 21:47:34 »
:P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2012, 10:42:26 »
Para os pesquisadores, um motivo possível para isso é que a religiosidade depende de processos mentais intuitivos, como detectar "personalidade" no mundo -mesmo em contextos inanimados, como a natureza, o que levaria à crença em deuses. O raciocínio analítico poderia bloquear isso.

Há tempos que penso ser essa uma das principais explicações para a origem do pensamento religioso. "Personificar" a natureza foi o primeiro passo que levou à ideia de seres mágicos por trás dos processos naturais, ideia essa que só foi enfrentada recentemente com a separação do pensamento mitológico do  racional pelos primeiros filósofos/cientistas da Grécia antiga (Tales de Mileto - considerado o primeiro cientista), abrindo caminho para o desenvolvimento atual.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Voodoo

• Nível 09
  • *
  • E por estas e outras eu digo é F*DA-SE
    • QualitySP
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2012, 16:34:23 »
Olá povo,

Não me sinto mais ateu olhando para a estatua....

Até+
:diabo: The Devil’s Corps "Serving the Devil since 2003"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2012, 23:45:02 »
Quem é vivo sempre aparece.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Palestrante

• Nível 05
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2012, 18:48:31 »
a religiosidade depende de processos mentais intuitivos, como detectar "personalidade" no mundo -mesmo em contextos inanimados, como a natureza
Talvez o motivo pelo qual psicólogos costumem ser tão religiosos?

Eu podia jurar que era o contrário.  :|

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2012, 07:50:05 »
Não me parece que o raciocínio lógico - possa de forma absoluta - abalar a ideia de deus: digo isto, porque existem diferentes maneiras de se conceber a natureza... :idea:

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2012, 08:03:14 »
West - escreveu:

Para os pesquisadores, um motivo possível para isso é que a religiosidade depende de processos mentais intuitivos, como detectar "personalidade" no mundo -mesmo em contextos inanimados, como a natureza, o que levaria à crença em deuses.

O raciocínio analítico poderia bloquear isso.

Há tempos que penso ser essa uma das principais explicações para a origem do pensamento religioso. "Personificar" a natureza foi o primeiro passo que levou à ideia de seres mágicos por trás dos processos naturais, ideia essa que só foi enfrentada recentemente com a separação do pensamento mitológico do  racional pelos primeiros filósofos/cientistas da Grécia antiga (Tales de Mileto - considerado o primeiro cientista), abrindo caminho para o desenvolvimento atual.

Concordo inteiramente, que foi apartir do confronto com os fenómenos naturais, incluindo o próprio Homem, que se desenvolveu a ideia de deus... :ok:

artur

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Maio de 2012, 17:05:11 »
Acho bastante provável que a religiosidade tenha sua origem na intuição humana, em sua habilidade de perceber padrões na natureza. Mas na antiguidade, como havia pouco discernimento das coisas, o homem acabou criando mitologias baseadas na observações de tais padrões, e não duvido disso não.

A cognição analítica é oposta a do reconhecimento de padrões. Mas conhecer padrões nas coisas é tão importante quanto raciocinar. Imagine se não fôssemos capazes de reconhecer padrões nos rostos das pessoas. Há pessoas que são incapazes disso e para elas (conheço um caso) é como se todo mundo estivesse usando uma máscara. Essa capacidade te permite também saber se localizar, assim como ser capaz de contextualizar as coisas. Os autistas praticamente são incapazes disso, entendem tudo ao pé da letra, porque talvez não possuam essa cognição desenvolvida. Seriam péssimos filósofos.

A intuição é tão importante quanto o raciocínio para entendermos as coisas que nos cercam.

Se não fosse por isso nem teríamos criado a filosofia, arte, essas coisas...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2012, 17:20:51 »
Caros foristas:

Queiram dignar-se, assistir ao vídeo que vos apresento: uma colheita de entrevistas, com variados académicos; entre eles, o dr. Dawkins e Ben Stein, sobre o desenho inteligente.

artur

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 10:34:38 »
Que isso gente...
É por isso que a palavra de Deus nos mostra como adorá-Lo de maneira segura.
Só existe um jeito.
Nos tornando...

1 Coríntios 3:18-19

Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio à maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois ele apanhará os sábios na sua própria astúcia.

... LOUCOS !  :teehee:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 10:41:07 »
E depois criticam as aulas de filosofia no ensino médio... vocês não receberam o memorando? É o primeiro passo para dominarmos o mundo :twisted:

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 12:06:04 »
Que grande besteira isso! Raciocínio lógico é a base da fé. O raciocínio científico é que é incompatível com fé. Raciocínio científico é alógico.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 16:05:54 »
Que grande besteira isso! Raciocínio lógico é a base da fé. O raciocínio científico é que é incompatível com fé. Raciocínio científico é alógico.

Porquê?
Foto USGS

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 16:17:44 »

Porquê?

Por que ele estava ironizando.

On Topic: Acho que não seria exatamente em deus, e sim na igreja, eu não acho nada de mais alguem ter crenças espirituais, por mais absurdas que sejam, mas, eu acho meio ignorância acreditar no que uma igreja fala.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Fevereiro de 2013, 18:11:10 »
Se foi a mim que se referiu (não posso definir pois não faz sentido algum se se referiu a mim), não, eu não ironizava nada. É muito sério isto. Ironia parece ser uma pesquisa ou declaração como essa. Chega ao ponto do ridículo, sendo tal ridicularização não aplicável a mim, eu ter que ressaltar o fato observado por todo esse ambiente, como apenas um exemplo no universo, de a que os crentes recorrem para argumentar -- lógica; e nada mais. Pois evidências empíricas, não têm. Lógica é tudo o que o fervoroso tem para tentar sustentar a própria crença. O pensador científico é o que está apto a abandonar toda e qualquer lógica diante das únicas desmontadoras delas: evidências físicas, empíricas, estas, únicas formadoras de premissas válidas. O pensador científico está aquém da lógica; é alógico. O pensador mágico é logicista.
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2013, 18:14:28 por Cientista »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 00:30:42 »
Espero que o Geotecton tenha entendido bem e não precise de maiores esclarecimentos.

2

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 00:40:38 »
Espero que o Geotecton tenha entendido bem e não precise de maiores esclarecimentos.

2

Atendendo a inúmeros pedidos, não pedirei mais explicações.  :P
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 00:45:25 »
Obrigado, Geo. Cada vez admiro mais a sua postura sensata.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!