Não raro, toma-se conhecimento da Teoria da Evolução por meio de textos que debatem a polêmica sobre a origem das espécies na Terra. O que será exposto neste tópico será um guia para aqueles que querem começar a aprender sobre o paradigma científico atual sobre nossas origens biológicas, mas não sabem por onde começar.
Para um iniciante no assunto, eu digo tenho conhecimento de dois livros que são simplesmente cinco estrelas na abrangência de conteúdo. Colocarei o sumário dos dois livros para que comparem com os outros e percebam o quanto estão perdendo se não iniciarem-se com algum dos dois.
Evolução 3ª Edição PARTE 1 – IntroduçãoCapítulo 1. O surgimento da biologia evolutiva
Capítulo 2. Genética molecular e mendeliana
Capítulo 3. As evidências da evolução
Capítulo 4. Seleção natural e variação
PARTE 2 - Genética EvolutivaCapítulo 5. A teoria da seleção natural
Capítulo 6. Eventos aleatórios na genética de populações
Capítulo 7. A seleção natural e a deriva genética na evolução molecular
Capítulo 8. A genética de populações para os dois e múltiplos de Locos
Capítulo 9. Genética quantitativa
PARTE 3 - Adaptação e Seleção NaturalCapítulo 10. Uma explicação adaptativa
Capítulo 11. As unidades de seleção
Capítulo 12. Adaptações na reprodução sexuada
PARTE 4 - Evolução e DiversidadeCapítulo 13. Conceitos de espécie e variação intra-específica
Capítulo 14. Especiação
Capítulo 15. A reconstituição da filogenia
Capítulo 16. Classificação e evolução
Capítulo 17. Biogeografia evolutiva
PARTE 5 – MacroevoluçãoCapítulo 18. A história da vida
Capítulo 19. Genômica evolutiva
Capítulo 20. Biologia evolutiva do desenvolvimento
Capítulo 21. Taxas de evolução
Capítulo 22. Coevolução
Capítulo 23. Extinção e irradiação
GlossárioCOMENTÁRIOS:O livro é excelente. Ele aborda a evolução não só de forma a ensiná-la didaticamente, mas também dando rigorosamente os detalhes técnicos e teóricos. Ele também apresenta uma abrangência de conteúdo impressionante, fazendo com que quase todos os tópicos sejam cobertos. Esses detalhes representam uma grande vantagem sobre os livros predominantemente de divulgação científica (como os de Richard Dawkins). Os leitores terão a oportunidade de saber como são geradas as inovações que representam algumas das maiores transições na evolução. Estou me referindo às mudanças no desenvolvimento (embriogênese, etc.) e a formação de “famílias gênicas” através de duplicação genética e seleção natural. O livro tem uma seção abordando sobre como órgãos complexos como o olho podem evoluir. Enfim, o ex-aluno de Richard Dawkins em Oxford fez um bom trabalho escrevendo esse livro.
Biologia Evolutiva 3ª EdiçãoPARTE I: Fundamentos para o Estudo da EvoluçãoCapítulo 1: Biologia Evolutiva
Capítulo 2: Uma Breve História da Biologia Evolutiva
Capítulo 3: Genética e Desenvolvimento
Capítulo 4: O Contexto Ambiental da Mudança Evolutiva
PARTE II: Padrões e História Capítulo 5: Classificação e Filogenia
Capítulo 6: Linhagens
Capítulo 7: Histórico da Vida sobre a Terra
Capítulo 8: A Geografia da Evolução
PARTE III: Processos Evolutivos em Populações e Espécies Capítulo 9: Variação
Capítulo 10: A Origem da Variação Genética
Capítulo 11: Estrutura da População e Deriva Genética
Capítulo 12: Seleção Natural e Adaptação
Capítulo 13: A Teoria da Seleção Natural
Capítulo 14: Genes Múltiplos e Caracteres Quantitativos
Capítulo 15: Espécies
Capítulo 16: Especiação
PARTE IV: Evolução do CaráterCapítulo 17: Forma e Função
Capítulo 18: A Evolução da Interação Entre Espécies
Capítulo 19: A Evolução das Histórias de Vida
Capítulo 20: A Evolução do Comportamento
Capítulo 22: A Evolução dos Sistemas Genéticos
Capítulo 23: Evolução Molecular
PARTE V – MacroevoluçãoCapítulo 23: Desenvolvimento e Evolução
Capítulo 24: Padrão e Processo na Macroevlução
Capítulo 25: A Evolução da Diversidade Biológica
Capítulo 26: Evolução e Variação Humana
Epílogo: A Biologia Evolutiva no Futuro
Apêndice I: Estatística Elementar
Apêndice II: Debatendo com o Criacionismo
GlossárioCOMENTÁRIOS:Para minha surpresa, a Editora Funpec já tinha publicado a 3ª edição do famoso livro de Douglas Futuyma em 2009 (folheei esse livro pela primeira vez muito recentemente). Quando fui à biblioteca e dei uma olhada no sumário, fiquei boquiaberto. A abrangência de conteúdo do livro é ESPETACULAR. Cobre TODOS os tópicos do livro de Ridley e ainda acrescenta assuntos como a evolução do comportamento, sociobiologia, evolução cultural, psicologia evolutiva, o estudo psicométrico das diferenças biológicas do QI e da personalidade, o contexto biolológico e evolucionário da orientação sexual humana, etc. A seção sobre a origem de novidades evolutivas morfológicas é grande (bem maior do que a do livro de Ridley), abrange as maneiras como a evolução cria o design complexo do olho, da asa, entre outras estruturas complexas. É abordada também a biologia evolutiva do desenvolvimento, a genética molecular do desenvolvimento e a evolução das vias bioquímicas. Ademais, há um capítulo inteiro sobre dedicado exclusivamente à evolução humana.
Ainda vou terminar de lê-lo para poder confirmar minha intuição de que este é a melhor opção para o iniciante, mas vocês podem ter uma ideia da qualidade dele apenas vendo o Apêndice II, seção em que ele rebate as 18 principais alegações criacionistas:
http://www.cchn.ufes.br/dbio/disciplinas/evolucao/futuyma_criacionismo.pdf Outros pontos a mencionar...Quanto a artigos on-line sobre a evolução, eu sugiro que se dê prioridade aos de abaixo:Colby, C. (2005) Introdução à Biologia Evolutiva.
Projeto Evoluindo - Biociência.org. Trad.: Danniel Soares Costa. [http://biociencia.org/option=com_content&task=view&id=102&Itemid=47]
Theobald, D. L. (2004) Evidências da Macroevolução: O Caso Científico para a Descendência Comum.
Projeto Evoluindo - Biociência.org. Trad.: Danniel Soares Costa. [http://biociencia.org/option=com_content&task=view&id=95&Itemid=83]
Ademais, como uma sugestão adicional, apresento aqui uma excelente edição especial da Scientific American Brasil sobre a Teoria da Evolução:
Algumas leituras de artigos on-line sugeridos nessa edição da revista:
http://www.xr.pro.br/teoria_evolucao.html http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm O artigo do primeiro site é uma reprodução de um artigo do
Evolução Biológica (
http://www.evo.bio.br), site do filósofo Marcus Valério XR. O site
Evolução Biológica é uma opção se você sentiu dificuldade em compreender qualquer material mais técnico sugerido aqui. É o mais didático de todos os sites que conheço e o que tem a linguagem mais acessível aos iniciantes em estudo da evolução. Já o segundo link leva a uma página que tem um conteúdo que apresenta a evolução de forma compreensível até para quem tem só o nível de leitura do ensino médio.
Se você não quiser gastar nada para aprender sobre o Neodarwinismo, então são esses os três sites que indico:http://biociencia.org/option=com_content&task=section&id=8&Itemid=47 (Link que leva a área de Evolução do site; ver o box "Projeto Evoluindo" para achar as seções)
http://www.evo.bio.brhttp://www.talkorigins.org (em inglês, use o Google Tradutor se não domina o idioma)
Sites e artigos específicos que rebatem as alegações criacionistas e anti-evolucionistas:http://www.talkorigins.org/indexcc/ (o mais completo guia para refutar as argumentações criacionistas)
http://biociencia.org/option=com_content&task=category§ionid=8&id=21&Itemid=81 (Esta área do Biociência foi aberta para a publicação de textos versando sobre a polêmica entre Evolução x Criacionismo e sobre o movimento do Design Inteligente)
http://www.cchn.ufes.br/dbio/disciplinas/evolucao/futuyma_criacionismo.pdf (já mencionado, mas nunca é demais relembrar)
Wilkins, J. (2006) Evolução e Filosofia - uma introdução.
Projeto Evoluindo - Biociência.org. Trad.: Fernando Lorenzon [http://biociencia.org/option=com_content&task=category§ionid=8&id=95&Itemid=225] (Área do Biociência dedicado a rebater as críticas metodológicas à evolução; ver os sete tópicos abordados no fim da página)
Theobald, D. (2004) Prova Científica?
Projeto Evoluindo - Biociência.org. Trad.: Rubens Pazza [http://biociencia.org/option=com_content&task=view&id=97&Itemid=83] (Um artigo do Biociência que é uma outra resposta às críticas metodológicas à evolução)
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/evolxcriac.html (Evolucionismo x Criacionismo)
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/crias.html (Artigo sobre os tipos de Criacionismos)
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/QuestoesSimples.html (Questões simples que o
Criacionismo Bíblico é incapaz de responder)
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/Fatos&Conclusoes.html (Fatos e conclusões sobre o Criacionismo Bíblico)
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/complex.html (A questão da Complexidade Irredutível e o Argumento do Relógio)
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/BEHE.html (Uma crítica ao livro
A Caixa Preta de Darwin de Michael Behe)
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/Evolucao_do_Criacionismo.html (O artigo sobre a evolução do pensamento criacionista e o engodo da alegação de que o movimento do Design Inteligente não é Criacionismo)
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/REVOLUCAO_BIOLOGICA.html (Uma análise da controvérsia Criação x Evolução sob a luz da Filosofia da Ciência de Thomas S. Kuhn, um filósofo muito citado pelos criacionistas para a justificar a tentativa de por seu "paradigma" em competição)
http://www.talkdesign.org/cs/ (a área do Talk Origins dedicado às argumentações do movimento do Design Inteligente)
Para ler sobre os outros assuntos do Evolucionismo não-relacionados diretamente à biologia evolutiva...Psicologia evolutiva:Buller, David J. Quatro equívocos da psicologia evolutiva popular.
Scientific American Brasil. Ano 7 , Nº 81, p. 62-69, 2009.
O primeiro é um livro que defende a psicologia evolutiva; o segundo é um artigo que traz pesadas críticas a suposta cientificidade de várias teorias desse paradigma emergente.
Origem da vida e a evolução pré-biótica:Shapiro, Robert. Uma origem mais simples da vida.
Scientific American Brasil. Ano 5, Nº 62, p. 36-43, 2007.
Evolução do Cosmo e o Big Bang: