Autor Tópico: Asteroide Vesta é promovido a “quase-planeta”  (Lida 3811 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Asteroide Vesta é promovido a “quase-planeta”
« Online: 11 de Maio de 2012, 00:33:15 »
Asteroide Vesta é promovido a “quase-planeta”

Dados da missão Dawn, da Nasa, trazem novas informações sobre o corpo celeste

Polo Sul do asteroide Vesta, fotografado pela sonda Dawn: depressão causada por impacto de outro corpo celeste

Uma equipe de cientistas anunciou novos achados sobre o asteroide gigante Vesta, a partir de dados coletados pela missão Dawn, da Nasa, que circula ao redor do asteroide desde o ano passado. E como já se imaginava, por conta de suas características, o Vesta, que era o segundo maior asteroide do Sistema Solar, foi agora alçado à categoria de protoplaneta.

Na verdade, um protoplaneta é um corpo celeste em processo de se tornar um planeta, mas no caso do Vesta, isso ficou pela metade. Entre as características que indicaram sua mudança de status, está o fato de, diferentemente de outros asteroides do cinturão entre Marte e Júpiter, o Vesta tem um núcleo composto por ferro e diferentes camadas de minérios, além de um formato mais irregular.

Além disso, os pesquisadores, liderados por Christopher Russel da Universidade da Califórnia em Los Angeles, descobriram que o Vesta, com seu diâmetro de 525 quilômetros, foi atingido por asteroides menores, pelo menos duas vezes, em locais muito próximos: em seu polo sul, há uma depressão causada por crateras que quase se coincidem.

Segundo os pesquisadores, os impactos aconteceram entre 1 a 2 bilhões de anos atrás. Outro asteroide provavelmente teria se espatifado com o impacto, mas o Vesta conseguiu sobreviver. Ainda assim, os resíduos, que se tornaram meteoritos, poderiam encher 400 Grand Canyons, de acordo com os cálculos de David O’Brien do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, no Arizona. Presume-se que um a cada 20 meteoritos que caem na Terra veio do Vesta.

Asteroides são objetos de estudo porque são considerados “sobras” da formação do Sistema Solar, e por isso, podem trazer pistas importantes sobre como surgiram a Terra e outros planetas.

A missão Dawn partirá do Vesta no meio do ano, em direção ao protoplaneta Ceres, onde deverá chegar em 2015.

A série de estudos sobre o Vesta foi publicada na edição desta semana do periódico científico Science.

Imagem comparativa dos tamanhos do Vesta e de outros asteroides visitados por sondas: confirmado como protoplaneta

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-05-10/asteroide-vesta-e-promovido-a-quaseplaneta.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Asteroide Vesta é promovido a “quase-planeta”
« Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2012, 09:07:56 »
Tinha que ter um comparativo dele com outros planetas ou satélites. Ele é maior que Plutão?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2012, 09:39:58 »
Tinha que ter um comparativo dele com outros planetas ou satélites. Ele é maior que Plutão?

Não. Plutão tem pouco mais de 2000 km de diâmetro.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2012, 14:37:07 »

Imagens desse tópico: ../forum/topic=7801.0.html

It's an award I've won"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2012, 16:46:01 »
Pequeno. Xena e Plutão-Caronte deveriam ser planetas :(
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2012, 20:49:10 »
Caronte não deve ser considerado um planeta porque orbita Plutão.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2012, 22:16:46 »
Ao que me lembre, ele não orbita exatamente Plutão porque o centro de massa do sistema fica em um ponto externo a Plutão, por isso que antes eram considerados um planeta duplo.

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2012, 23:03:35 »
Ao que me lembre, ele não orbita exatamente Plutão porque o centro de massa do sistema fica em um ponto externo a Plutão, por isso que antes eram considerados um planeta duplo.

Pode ser. Mais tarde eu verifico esta informação.

De qualquer modo, se Plutão não é mais considerado um planeta, Caronte deve estar mais longe ainda desta categoria porque a massa e o diâmetro deste são menores do que os daquele.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2012, 04:41:37 »

Pode ser. Mais tarde eu verifico esta informação.

De qualquer modo, se Plutão não é mais considerado um planeta, Caronte deve estar mais longe ainda desta categoria porque a massa e o diâmetro deste são menores do que os daquele.
Isso com certeza. Aliás, na época em que Plutão deixou de ser considerado planeta, saíram várias notícias que ele seria denominado asteróide 134340. Em outros locais eu vi escrito 134340 Plutão, sem o "asteróide".

It's an award I've won"

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2012, 22:03:58 »
Pequeno. Xena e Plutão-Caronte deveriam ser planetas :(
Plutão é muito diferente dos planetas do nosso sistema, não tem os requisitos pra ser planeta, ele tem a órbita muito inclinada.

Plutão é um planeta? Para um objeto ser um planeta, é preciso atender a estes três requisitos definidos pela IAU:

1- Tem que estar em órbita em torno do Sol - Sim, talvez Plutão seja um planeta.

2- É preciso ter gravidade suficiente para moldá-lo em uma forma esférica – Plutão passa nessa etapa também…

3- É preciso ter “limpado a vizinhança” de sua órbita. Eis o motivo. Plutão falha totalmente nesse requisito. Assim, segundo essa regra, Plutão não é um planeta.
Fonte: http://eternosaprendizes.com/2009/03/12/por-que-plutao-nao-e-mais-um-planeta/
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2012, 09:26:25 »
Regra que muitos, muitos, contestam. Se a Terra estivesse onde hoje está Plutão, ela "limparia" a sua órbita?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2012, 14:26:25 »
Regra que muitos, muitos, contestam. Se a Terra estivesse onde hoje está Plutão, ela "limparia" a sua órbita?

Sim, pois a massa da Terra é cerca de 457 vezes a de Plutão.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2012, 16:59:52 »
O que seria mais exatamente "limpar" sua órbita?

It's an award I've won"

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2012, 17:33:26 »
Pois então, também não entendi.  :hein:

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2012, 17:51:12 »

De uma apostila de astronomia que eu possuo:

"A expressão “limpar a vizinhança de sua órbita” tem sido usada por astrônomos para se referirem a corpos (planetas ou protoplanetas) que eliminem outros objetos menores de sua vizinhança ao longo de um certo tempo, através de sua interação gravitacional com os mesmos, fazendo com que acresçam no corpo maior ou que suas órbitas sejam modificadas. Como conseqüência, na região orbital deste corpo não restarão outros objetos de tamanho significativo, mas tão somente seus próprios satélites ou outros corpos governados por sua influência gravitacional, tais como os objetos que se encontram em ressonância (os Troianos, em ressonância 1/1 com Júpiter, ou os Plutinos, em ressonância 2/3 com Netuno)."
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Maio de 2012, 19:44:27 »
Na verdade minha dúvida tinha a ver com a nova definição de planeta. Afinal se Plutão cruza a órbita de Netuno, como se poderia dizer que Netuno limpa sua órbita e então ser considerado um planeta?

O que esqueci de considerar é que a órbita de Plutão é inclinada em relação as demais. Então, apesar de ficar mais próxima do Sol por algum tempo, Plutão nunca passaria pela mesma região de Netuno.

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Maio de 2012, 19:45:57 »

O Luiz F. já respondeu.
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #18 Online: 21 de Maio de 2012, 20:03:00 »
Na verdade Plutão só foi considerado planeta por um golpe de sorte.

Quando descobriram Urano, eles viram uma anomalia na órbita do planeta então previram que haveria outro planeta, e aí descobriram Netuno. E também fizeram uma previsão de um nono planeta e aí acharam plutão, só que ele é muito pequeno, e tem uma órbita estranha (todos os 8 planetas estão no mesmo plano de órbita):

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Maio de 2012, 09:23:32 »
Será que Plutão chega a ficar realmente perto de Netuno, em algum momento? Não haveria o risco de Netuno eventualmente capturar Plutão-Caronte e os transformar em satélites dele?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Maio de 2012, 22:14:01 »
"O que significa “limpar a vizinhança”? Quando os protoplanetas se formam, os candidatos a planeta brigam entre si para pela hegemonia em sua órbita no sistema Solar. Como eles interagem com outros objetos menores, querem consumi-los, ou fundi-los através da gravidade. Plutão tem apenas 0,07 vezes a massa de outros objetos em sua órbita. A Terra, em comparação, tem 1,7 milhões de vezes a massa de outros objetos em sua órbita (isso sim significa “dominar a vizinhança”)."
Esse site explicou bem mal, hein? Essa explicação me parece um diálogo assim:
- De quanto vamos precisar?
- Um é pouco e um milhão é muito.
A partir de que proporção exatamente um planeta limpa a vizinhança?

E aliás, a Lua também não transita a órbita da Terra? Como então a Terra teria 1,7 milhões de vezes a massa dos outros objetos se a massa da Lua é 81 vezes menor que a da Terra?

It's an award I've won"

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2012, 00:21:09 »
E aliás, a Lua também não transita a órbita da Terra? Como então a Terra teria 1,7 milhões de vezes a massa dos outros objetos se a massa da Lua é 81 vezes menor que a da Terra?
A lua orbita a Terra, e acho que ele estava falando de asteroides troianos. E plutão tá no cinturão de kuiper, e lá existem milhares de asteroides que compartilham a mesma órbita de plutão...

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2012, 01:05:09 »
Já entendi porque a Lua não entra na conta

De uma apostila de astronomia que eu possuo:

"A expressão “limpar a vizinhança de sua órbita” tem sido usada por astrônomos para se referirem a corpos (planetas ou protoplanetas) que eliminem outros objetos menores de sua vizinhança ao longo de um certo tempo, através de sua interação gravitacional com os mesmos, fazendo com que acresçam no corpo maior ou que suas órbitas sejam modificadas. Como conseqüência, na região orbital deste corpo não restarão outros objetos de tamanho significativo, mas tão somente seus próprios satélites ou outros corpos governados por sua influência gravitacional, tais como os objetos que se encontram em ressonância (os Troianos, em ressonância 1/1 com Júpiter, ou os Plutinos, em ressonância 2/3 com Netuno)."

[...]A lua orbita a Terra, e acho que ele estava falando de asteroides troianos.
Segundo a explicação ali os troianos não entram na história pela mesma razão que a Lua.

It's an award I've won"

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2012, 02:06:59 »
Então ele está falando de canetas na órbita da Terra?  :hein: É meio óbvio que ele está falando de asteroides, meteoritos.... mas whatever, está tudo escrito ali, e no link, é só procurar, essa discussão não tem sentido pra mim.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2012, 15:04:45 »
Sei lá Fabi, concluo ser o campo gravitacional da Terra "fraco" para "limpar" uma região como pressuposto. Haveria sim atração, mas dificilmente lançaria para longe corpos com massas significativas. Alias, não imagino um cenário nada agradável para nosso planeta se ele estivesse onde esta Plutão.  :o

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!