Eu gosto de recomendar coisas, hein? Lá vamos nós! Recomendações de livros, que acredito que irá gostar:
Angústia com a passagem do tempo? Me lembro de Dia de Finados, do Cees Nooteboom, onde o protagonista, um documentarista, tenta filmar e lutar através disto com a sensação de que algo não pára de morrer nesse mundo. Não é essa a "história" do livro; é apenas uma das muitas divagações do protagonista.
Se quiser ler uma crítica, clica aqui. É um dos meus livros prediletos.
Outro livro: O Estrangeiro, do Albert Camus. Bom pra caralho. Um dos meus prediletos, também. Sartre dizia que parecia que a cada paragrafo do livro, era como se o mundo morresse e nascesse de novo. Puta sagacidade do Sartre, e isto descreve bem o personagem do livro - ele é aquele que não consegue encontrar uma narrativa em que possa acreditar, que conecte as coisas, alguém que vive senão por suas necessidades biológicas básicas.
Comentário aqui. Primeiro parágrafo do livro:
Hoje, mamãe morreu. Ou talvez ontem, não sei bem. Recebi um telegrama do asilo: “Sua mãe faleceu. Enterro amanhã. Sentidos pêsames”. Isso não esclarece nada. Talvez tenha sido ontem. Esse livro tem na coleção "Imortais da Literatura", que se encontra aí nos sebos por 5 reais, em média.
Minha Querida Sputnik, do Haruki Murakami. Grande livro, baseado levemente em "A Aventura" do Antonioni, sobre dois jovens à margem da sociedade e esses amores que são, assim, como um furacão. Outro puta livro do Murakami é o "Kafka À Beira-Mar". Tô para conhecer alguém que não tenha gostado do livro.
Também tenho a impressão que gostará de "A Coleira do Cão", do Rubem Fonseca.
Para sua parte que gosta de filmes sobre assaltos, imagino que isto inclua mistérios em geral? O Longo Adeus do Raymond Chandler é um bom livro de um mistério, com um grande protagonista, o detetive Marlowe. Joe LaBrava, do Elmore Leonard, também é um bom livro neste estilo. Dois livros bem baratos de se comprar em selo, também.