Autor Tópico: Esta esfera reúne toda a água da Terra, e é menor do que você imagina  (Lida 1338 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Esta esfera reúne toda a água da Terra, e é menor do que você imagina

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) criou esta visualização incrível: uma imagem que dá uma ideia perfeita de como há pouca água no planeta Terra, comparado aos materiais sólidos que formam seu volume.

A imagem mostra o tamanho de uma esfera que conteria toda a água da Terra, em comparação com o tamanho do planeta. Repare que estamos falando de volume, não de superfície: cerca de 70% da superfície terrestre está coberta por água, mas o volume de água em relação ao volume da Terra é irrisório.

A esfera azul em cima dos EUA tem um diâmetro de aproximadamente 1.385 km, com um volume de 1.386.000.000 km³. A esfera inclui toda a água dos oceanos, mares, geleiras, lagos e rios, além das águas subterrâneas, água atmosférica (no ar), e até mesmo a água dentro de você, do seu animal de estimação e dos tomates na sua geladeira.

Eis alguns números do USGS:

- O volume de toda a água seria de aproximadamente 1,386 bilhão de quilômetros cúbicos (km³). Um quilômetro cúbico de água equivale a cerca de um trilhão de litros d’água.

- Cerca de 12.900 km³ de água, a maior parte na forma de vapor d’água, está na atmosfera. Se toda ela precipitasse de uma vez, a Terra seria coberta por apenas 2,5 cm de água.

- A cada dia, 1.170 km³ de água evapora ou transpira para a atmosfera.

- Se toda a água do mundo fosse jorrada nos EUA, ela cobriria o território com uma profundidade de 145 km.

- Da água doce na Terra, muito mais fica no subterrâneo que em lagos e rios. Mais de 8.400.000 km³ de água doce estão armazenados na Terra, a maior parte a até 800 m da superfície. Mas se você realmente quer encontrar água doce, a maior parte está armazenada nos 29.200.000 km³ de geleiras e calotas de gelo, principalmente nas regiões polares e na Groenlândia.

E esta é a quantidade de água doce, comparada ao volume da Terra e à quantidade total de água:

E o volume de água doce potável é ainda menor, então vá fechar suas torneiras.

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/esta-esfera-reune-toda-a-agua-da-terra-e-e-menor-do-que-voce-imagina/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Re:Esta esfera reúne toda a água da Terra, e é menor do que você imagina
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2012, 23:49:51 »
Pôxa, aquela bolinha não parece dar conta nem do Amazonas! Será isso mesmo?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2012, 23:55:49 »
Parece mais uma notícia alarmista, tem muita água por aí, o problema mesmo não é a falta dela, mas que jogamos todo o esgoto nela.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2012, 00:27:01 »
Imagine os oceanos como uma poça, onde a largura é muito maio que a profundidade. Muitas vezes você pode achar uma poça relativamente grande mas cujo volume não dá nem um litro. E a representação em questão (esfera) é simplesmente a forma em que você mantém o volume e minimiza a superfície, por isso a aparência tão pequena.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2012, 00:30:41 »
1Km³ de água equivale a 1 TRILHÃO de litros d'água. O volume de toda água no planeta é de aproximadamente 1 bilhão 386 milhões de Km³.

Pra mim isso é água infinita, tipo cheat de video-game. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2012, 00:48:38 »

Só lembrando que a "bolinha" tem um raio de aproximadamente 692 km. Então é muita água. E, ainda assim, a massa e o volume de material sólido é muito maior.

Eis a página original do USGS.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2012, 10:43:26 »
Eu não entendo essa de fechar a torneira. Se eu fechar a torneira a agua vai deixar de correr pro mar ou evaporar?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2012, 12:55:48 »
Imagine os oceanos como uma poça, onde a largura é muito maio que a profundidade. Muitas vezes você pode achar uma poça relativamente grande mas cujo volume não dá nem um litro. E a representação em questão (esfera) é simplesmente a forma em que você mantém o volume e minimiza a superfície, por isso a aparência tão pequena.

É, sei disso. Ainda assim me pareceu pouco, mas provavelmente é mais um golpe do meu sensômetro.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2012, 16:30:41 »
Para nós humanos é difícil ter essa noção de escala. De qualquer forma, acho que isso demonstra o quão fácil é um planeta como o nosso secar, em razão de algum fenômeno natural, como ocorreu em Marte.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2012, 21:54:56 »
Para nós humanos é difícil ter essa noção de escala. De qualquer forma, acho que isso demonstra o quão fácil é um planeta como o nosso secar, em razão de algum fenômeno natural, como ocorreu em Marte.

Isso vai acontecer um dia, e é inevitável. Mas depende do que você entende por fácil.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2012, 00:15:23 »
Eu não entendo essa de fechar a torneira. Se eu fechar a torneira a agua vai deixar de correr pro mar ou evaporar?
Por óbvio que correrá menos e evaporará menos, especialmente se for considerada apenas água doce tratada armazenada em reservatórios artificiais, que é, de fato, o que interessa em grande senão na maior parte do que entra na questão aqui (a esmagadora maior parte da água doce consumida pela humanidade é usada na agricultura e não corre num circuito muito essencialmente diferente do natural, diferentemente da usada na indústria, que é, normalmente, muito poluída e tende a contaminar muito os locais de despejo, quando não restituída ao mais próximo das condições iniciais, de alguma forma, mas nada disso torna desprezível a contenção doméstica). E água doce, limpa, tratada é mais que só água; demanda dispêndio de recursos outros além da própria água. Tudo é mais que a água em si ou seu fluxo, mas a dinâmica de sua reciclagem na restituição de suas condições iniciais necessárias. Esse processo tem que ser cada vez mais rápido com o aumento do consumo. Então, **por favor, eu solicito encarecidamente** (e a todos mais que leiam), feche a torneira (representando todas as válvulas) para tudo além do estritamente necessário.

Na época do arrocho energético, me foi feita pergunta muito semelhante por algumas pessoas: "mas a eletricidade não já está nos postes, nos fios?" Alguns, ainda completavam: "se eu não gastar ela não vai desperdiçar mesmo?". Para mim, chegavam a ser inconcebíveis essas questões, mas eu respondia de bom grado: não, nos fios está só um potencial alternado e um ínfimo de energia acumulada nos elementos reativos; a energia mesmo está todinha lá no reservatório da usina (hidrelétrica, no caso) e drenar corrente da rede é literalmente análogo a abrir uma torneira. Abramos só o necessário.

É, sei disso. Ainda assim me pareceu pouco, mas provavelmente é mais um golpe do meu sensômetro.
E a bolinha que reúne toda a água, na primeira imagem? Não causa estranheza, também? Note que a representação é esférica e a maior parte do Pacífico está do outro lado, assim como todo o Índico. Esse tipo de visualização é interessante para despir a frustração perceptiva direta em diferentes escalas. É difícil vislumbrar, na distribuição daquela "pouco mais que gota" sobre aquela superfície, toda a dinâmica que vemos nos oceanos, mares, lagoas, rios e demais depósitos e cursos d'água. Praticamente, nos parece mais uma pintura a demandar um pincel e ainda com um receio de ser pouca a tinta. Como as coisas mudam com a perspectiva, a escala... Na matemática, encontramos um meio de "tatear às escuras" nessa dificuldade, mas ela só engloba tudo o que já sabemos que é, embora não pareça *diretamente*.

...Eu não perco oportunidades...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!