Autor Tópico: A diferença do estilo da repressão entre a pior fase da URSS e a pior fase da Ch  (Lida 419 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline LaraAS

  • Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.386
  • Sexo: Feminino

         A diferença do estilo da repressão entre a pior fase da URSS e a pior fase da China comunista.
         Eram repressões diferentes. Na verdade a da China era pior em muitos pontos, embora não propriamente na repressão física (na verdade, a quantidade de mortos ou de sobreviventes depois de torturas e escravização só foi maior na China comunista do que na URSS por causa da sua população também maior, proporcionalmente foi a mesma).
         No caso da URSS, em se tratando de pessoas que eles não pretendiam matar mas "só" castigas de um modo aterrorizante (e também havia esses, na verdade, em quantidade maior do que os assassinados ou mortos por más condições de vida nos campos) na URSS eles se contentavam em torturá-los sem ter muito relação ao que exigiam deles meio por sadismo, ou então só exigindo declarações externas, sem se preocupar muito com o seu intimo. Já na China comunista eles misturavam a tortura com argumentos, diálogos e pedanterias e exigiam para parar a tortura não só que o preso dissesse concordar com as ideias do regime, mas que concordasse "mesmo" "sinceramente" (na verdade isso só serviu para mandar essas idéas para o sub consciente dos presos como se viu com a restauração de fato de capitalismo na China assim que diminuiu a repressão a dissidência foi voltando ao consciente, felizmente nem sempre, não em tudo o behavionismo está certo, também as teorias sobre o subconsciente está certa algumas vezes). No entanto é fato, que na China houve uma boa proporção de casos, em que esse método foi tão forte, que conseguiu mesmo mandar a dissidência para o subconsciente, o que a repressão da URSS não conseguia.(exceto talvez nos que já eram comunistas stalinistas antes) agora no caso da China conseguia fazer até com muitos conservadores-liberais hayekiano. Felizmente que o máximo que conseguiram foi mandar a dissidência para o subconsciente e não acabar com ela de vez.
             Foi na China comunista que se chegou ao mais parecido mesmo ao O´Brein do 1984. Na URSS não chegava a tanto. No entanto mesmo na China o máximo que isso conseguiu foi mandar a dissidência para o subconsciente e não acabar de vez com ela e nem isso impediu a restauração de fato do comunismo.
             Ironicamente isso vinha de um resíduo do confucionismo que já fazia tão parte de sua cultura que sequer os dirigentes comunistas percebiam e mais ironicamente ainda, de uma parte originalmente humanista do confucionismo, a ideia de que os governantes devem governam pelo exemplo, devem conseguir realmente a concordância dos governados e não só se impor pela força....Só que o comunismo fez isso com a força, com a tortura, ou pelo menos, tentou fazer isso com 50% em torturas e força. Se bem que para dizer a verdade, eles só fizeram uma versão para adultos, da visão de que se educa crianças batendo nelas, ou pelo menos, em 50% batendo nelas....(se bem que nesse caso, além de tudo era achar que ser contra a sua ditadura, ser contra as ideias comunista era ser "mal-educado", "selvagem", "criminoso"....).
             No entanto no caso da China comunista, isso só conseguiu mandar a dissidência para o subconsciente e depois isso voltou quando diminuiu a repressão.
             E métodos estilo a "sala 101" para acabar com a última resistência, com o ultimo afeto não conseguiam destruir psicologicamente nem acabar com o último afeto dos que tinham genes para a resistência psíquica, uma minoria dos que ficaram nos campos de concentração, mas que existiam. Isso foi explicado pelo Aldous Huxley no livro "A ilha"....e também com aquela exemplo, do bisavó daquele médico que tinha sido criado sendo maltratado por aqueles pais (trisavós do médico) calvinistas fanatiquisimos horrorosos muito pior do que a média dos próprios calvinistas da época,  mas que ao contrário da maioria dos com esses traumas, ele superou e ainda foi feliz....não é que os outros se esforcem menos para superar, é que alguns têm o gene da resistência psíquica.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!