Autor Tópico: Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas  (Lida 3875 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Online: 15 de Junho de 2012, 00:43:16 »
Acho que isso pode ser interessante tanto a alunos, quanto professores, quanto pessoas que "estudam" qualquer coisa meio por hobby apenas.

Um super-resumo seria que é melhor estudar um pouco por dia, ao longo de vários/dias, meses, do que apenas "comprimir" todo o estudo às vésperas de um exame. É melhor tanto para exames, quanto para retenção de longo prazo. E também é melhor misturar vários tópicos em vez de se concentrar em apenas um tópico, evitando coisas muito repetitivas. Para o cérebro as repetições imediatas não reforçam tanto a memória, mas fazem perder o interesse por dar como "conhecido". Isso me parece algo bem interessante de ser levado em conta por professores, ai estruturar o conteúdo das aulas.



http://www.psychologytoday.com/blog/everybody-is-stupid-except-you/201009/study-better-space-it-out-and-mix-it

Offline Cumpadi

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.247
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2012, 01:56:29 »
Um super-resumo seria que é melhor estudar um pouco por dia, ao longo de vários/dias, meses, do que apenas "comprimir" todo o estudo às vésperas de um exame.
Mentira, 80% do que eu aprendo é ás vésperas de um exame! :vergonha:
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Cumpadi

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.247
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2012, 02:42:06 »
Acho que isso pode ser interessante tanto a alunos, quanto professores, quanto pessoas que "estudam" qualquer coisa meio por hobby apenas.

Um super-resumo seria que é melhor estudar um pouco por dia, ao longo de vários/dias, meses, do que apenas "comprimir" todo o estudo às vésperas de um exame. É melhor tanto para exames, quanto para retenção de longo prazo. E também é melhor misturar vários tópicos em vez de se concentrar em apenas um tópico, evitando coisas muito repetitivas. Para o cérebro as repetições imediatas não reforçam tanto a memória, mas fazem perder o interesse por dar como "conhecido". Isso me parece algo bem interessante de ser levado em conta por professores, ai estruturar o conteúdo das aulas.
Mas como eu gosto muito desse assunto, irei elaborar mais. Minhas evidências anedóticas sugerem algumas coisas interessantes.

1 - testes incentivam bem o estudo, tem os que digam que basta força de vontade e blah blah blah, mas sejamos realistas, muitos poucos profissionais são formados vendo *apenas* nos livros e artigos a maior parte do que aprende. Em geral a coisa é dita em sala de aula, e o que é dito em sala de aula, é estudado e aprendido pois acaba caindo na prova (IMO nem a aula nem notas boas é o principal, mas sim a prova em si);

Evidência anedótica: caio de sono em aulas, não há vontade para estudar ou fazer nada em época de aula. Se há trabalho, tarefa ou prova "nas redondezas", a vontade e ânimo vem magicamente.

2 - Tenho minhas dúvidas que essas memórias de "curto" prazo se projetem a memórias de "longuíssimo" prazo;

Evidência anedótica e subjetiva: depois de 2 anos de faculdade, o pouco que eu uso do 1 ano ou foi realmente muito frequentemente comentado e relembrado durante esses 2 anos *ou* foi cobrado em alguma avaliação, de resto não vejo diferença entre lembrar de coisas que li uma ou duas vezes em um semestre ou estudado algo repetidamente em um semestre também.

evidência anedótica e subjetiva 2: Recentemente, fiz uma prova sobre assuntos que estudei em uma matéria há um ano mais ou menos. Nessa matéria, matei quase todas as aulas, dormi nas que não matei e estudei pelo livro nas vésperas das provas sem repetecos e passei raspando com 5,2. Desde lá não toquei no assunto até essa nova prova. Como resultado eu consegui um resultado melhor do que a "The nerd" (não estou sendo pejorativo) da minha turma e mais todo mundo que foi fazer ela de outras turmas, inclusive uma que tinha acabado de passar pela matéria. (aqui não estou insinuando que se deva dormir, matar aula e estudar na véspera, eu recomendo o contrário, ainda porque existem várias variáveis nessa história)

3 - Creio que um estudo mais organizado pode sim ajudar o aluno, mas não por lembrar de certas coisas "melhor", mas sim ajudar a que se aprenda "ideias gerais" de conteúdos diferentes (diversificando). Mas neste ponto eu creio que melhoras desse tipo deveriam vir do professor, e não ser esperada do aluno. Como dito no 1 ponto, dizer "se vira, o interessado é você, pode-se considerar nos lucros por assistir minhas palestras" é tentador e a grande maioria dos professores pensa pela mesma linha geral dessa afirmação (quando eles pensam sobre o assunto), porém, de acordo com isso pode-se dizer que qualquer um pode pegar 20 livros e se tornar um profissional sem ajuda alguma, e só esses são "aptos", um claro absurdo. O caminho para isso ao meu ver pode ser deduzido do ponto 1 sem grandes esforços mentais, portanto pulo essa explicação.

4 - Deve haver algo mais, mas agora não me lembro e tenho que estudar pois daqui a pouco tem prova. :(
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Rocky Joe

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.757
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2012, 08:14:18 »
Eu estudo em sessões espaçadas, normalmente. Quando tenho um dia livre, por exemplo (trabalho pouco...), eu tenho costume de estudar três horas amanhã e três horas à tarde, fazendo um intervalo no meio. Às vezes, quando me sinto mentalmente exausto, paro para ouvir música por um tempo.

Mas quando minha preocupação é apenas fazer exercícios, não ligo muito. Fazer exercícios é uma coisa que você não está concentrado 100% do tempo - muita coisa vai no automático - de forma que não ligo para fazer sessões bem espaçadas.

Offline Cumpadi

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.247
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2012, 09:56:43 »
Eu estudo em sessões espaçadas, normalmente. Quando tenho um dia livre, por exemplo (trabalho pouco...), eu tenho costume de estudar três horas amanhã e três horas à tarde, fazendo um intervalo no meio. Às vezes, quando me sinto mentalmente exausto, paro para ouvir música por um tempo.

Mas quando minha preocupação é apenas fazer exercícios, não ligo muito. Fazer exercícios é uma coisa que você não está concentrado 100% do tempo - muita coisa vai no automático - de forma que não ligo para fazer sessões bem espaçadas.
Acho que o bem espaçado no texto tem a conotação de alguns dias, não de algumas horas.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Rocky Joe

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.757
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2012, 10:09:35 »
Eu estudo em sessões espaçadas, normalmente. Quando tenho um dia livre, por exemplo (trabalho pouco...), eu tenho costume de estudar três horas amanhã e três horas à tarde, fazendo um intervalo no meio. Às vezes, quando me sinto mentalmente exausto, paro para ouvir música por um tempo.

Mas quando minha preocupação é apenas fazer exercícios, não ligo muito. Fazer exercícios é uma coisa que você não está concentrado 100% do tempo - muita coisa vai no automático - de forma que não ligo para fazer sessões bem espaçadas.
Acho que o bem espaçado no texto tem a conotação de alguns dias, não de algumas horas.

 :vergonha:

Não havia lido o artigo, li agora. É uma boa dica mesmo, inclusive a de estudar diferentes assuntos no mesmo dia.

Citar
1 - testes incentivam bem o estudo, tem os que digam que basta força de vontade e blah blah blah, mas sejamos realistas, muitos poucos profissionais são formados vendo *apenas* nos livros e artigos a maior parte do que aprende. Em geral a coisa é dita em sala de aula, e o que é dito em sala de aula, é estudado e aprendido pois acaba caindo na prova (IMO nem a aula nem notas boas é o principal, mas sim a prova em si).

Também gosto de testes e os acho um bom incentivo.
« Última modificação: 15 de Junho de 2012, 10:12:49 por Martuchelli »

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2012, 13:04:49 »
Eu já tinha alguma noção das conclusões desse estudo. Quando tu lê um livro de ficção em três dias, vamos dizer 8 horas a cada dia, tu memoriza pouca coisa acerca dos pormenores da história do que quando tu lê esse mesmo livro em duas semanas, lendo pouco por dia.

Sobre técnicas de estudo, acredito que não dá para criar uma solução mágica. Existem certas abordagens que fazem mais sentido num estudo de cálculo diferencial e outras que parecem mais apropriadas sobre a moral kantiana.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2012, 15:51:04 »
Tem um link no artigo, para um artigo do NYT, onde um pesquisador diz que várias idéias populares sobre "estilos de aprendizagem" diferentes são pura groselha sem embasamento algum.


Também gosto de testes e os acho um bom incentivo.

Acho que nesse artigo também reforçam a importância dos testes, que não são necessariamente os testes "oficiais", mas por exemplo, a própria pessoa que estuda fazer perguntas honestas (em vez de "eu tenho essa memória clara, vou fazer uma pergunta para a qual ela seja a resposta exata, yay!") e tentar responder, e então mais tarde verificar os acertos e erros.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2013, 23:27:26 »
Citar
Improving Students’ Learning With Effective Learning Techniques
Promising Directions From Cognitive and Educational Psychology

John Dunlosky1,
Katherine A. Rawson1,
Elizabeth J. Marsh2,
Mitchell J. Nathan3 and
Daniel T. Willingham4
+ Author Affiliations
1Department of Psychology, Kent State University
2Department of Psychology and Neuroscience, Duke University
3Department of Educational Psychology, Department of Curriculum & Instruction, and Department of Psychology, University of Wisconsin–Madison
4Department of Psychology, University of Virginia
John Dunlosky, Psychology, Kent State University, Kent, OH 44242 E-mail: jdunlosk@kent.edu
 
Next Section
Abstract

Many students are being left behind by an educational system that some people believe is in crisis. Improving educational outcomes will require efforts on many fronts, but a central premise of this monograph is that one part of a solution involves helping students to better regulate their learning through the use of effective learning techniques. Fortunately, cognitive and educational psychologists have been developing and evaluating easy-to-use learning techniques that could help students achieve their learning goals. In this monograph, we discuss 10 learning techniques in detail and offer recommendations about their relative utility. We selected techniques that were expected to be relatively easy to use and hence could be adopted by many students. Also, some techniques (e.g., highlighting and rereading) were selected because students report relying heavily on them, which makes it especially important to examine how well they work. The techniques include elaborative interrogation, self-explanation, summarization, highlighting (or underlining), the keyword mnemonic, imagery use for text learning, rereading, practice testing, distributed practice, and interleaved practice.
To offer recommendations about the relative utility of these techniques, we evaluated whether their benefits generalize across four categories of variables: learning conditions, student characteristics, materials, and criterion tasks. Learning conditions include aspects of the learning environment in which the technique is implemented, such as whether a student studies alone or with a group. Student characteristics include variables such as age, ability, and level of prior knowledge. Materials vary from simple concepts to mathematical problems to complicated science texts. Criterion tasks include different outcome measures that are relevant to student achievement, such as those tapping memory, problem solving, and comprehension.
We attempted to provide thorough reviews for each technique, so this monograph is rather lengthy. However, we also wrote the monograph in a modular fashion, so it is easy to use. In particular, each review is divided into the following sections:
General description of the technique and why it should work
How general are the effects of this technique?
 2a. Learning conditions
 2b. Student characteristics
 2c. Materials
 2d. Criterion tasks
Effects in representative educational contexts
Issues for implementation
Overall assessment
The review for each technique can be read independently of the others, and particular variables of interest can be easily compared across techniques.
To foreshadow our final recommendations, the techniques vary widely with respect to their generalizability and promise for improving student learning. Practice testing and distributed practice received high utility assessments because they benefit learners of different ages and abilities and have been shown to boost students’ performance across many criterion tasks and even in educational contexts. Elaborative interrogation, self-explanation, and interleaved practice received moderate utility assessments. The benefits of these techniques do generalize across some variables, yet despite their promise, they fell short of a high utility assessment because the evidence for their efficacy is limited. For instance, elaborative interrogation and self-explanation have not been adequately evaluated in educational contexts, and the benefits of interleaving have just begun to be systematically explored, so the ultimate effectiveness of these techniques is currently unknown. Nevertheless, the techniques that received moderate-utility ratings show enough promise for us to recommend their use in appropriate situations, which we describe in detail within the review of each technique.
Five techniques received a low utility assessment: summarization, highlighting, the keyword mnemonic, imagery use for text learning, and rereading. These techniques were rated as low utility for numerous reasons. Summarization and imagery use for text learning have been shown to help some students on some criterion tasks, yet the conditions under which these techniques produce benefits are limited, and much research is still needed to fully explore their overall effectiveness. The keyword mnemonic is difficult to implement in some contexts, and it appears to benefit students for a limited number of materials and for short retention intervals. Most students report rereading and highlighting, yet these techniques do not consistently boost students’ performance, so other techniques should be used in their place (e.g., practice testing instead of rereading).
Our hope is that this monograph will foster improvements in student learning, not only by showcasing which learning techniques are likely to have the most generalizable effects but also by encouraging researchers to continue investigating the most promising techniques. Accordingly, in our closing remarks, we discuss some issues for how these techniques could be implemented by teachers and students, and we highlight directions for future research.


http://psi.sagepub.com/content/14/1/4.full?ijkey=Z10jaVH/60XQM&keytype=ref&siteid=sppsi


Tópico do Huxley com algumas coisas na mesma linha, talvez seja interessante fundir:

Ciência cognitiva na sala de aula

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.616
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #9 Online: 21 de Março de 2013, 11:27:16 »

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.616
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #10 Online: 21 de Março de 2013, 11:27:33 »

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.616
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #11 Online: 21 de Março de 2013, 11:29:23 »

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.616
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #12 Online: 21 de Março de 2013, 11:31:17 »
Como nem todos lerão integralmente a monografia de Daniel T. Willingham et al., resolvi por três das tabelas mais importantes do trabalho.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #13 Online: 21 de Março de 2013, 13:49:26 »
muito bacana. Faltou apenas o reconhecido método de tocar uma gravação em quanto você dorme.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Cumpadi

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.247
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #14 Online: 17 de Setembro de 2013, 08:31:07 »
Faltou a tecnica reading também. Em condições normais hoje em dia os alunos só lêem os slides do professor ou as anotações da sala de aula. Penso que pode-se fazer um estudo serio quanto a isso se um professor der uma aula sobre uma leitura ou assunto X, outro fazer a prova, e um terceiro corrigir.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #15 Online: 17 de Setembro de 2013, 11:30:52 »
Faltou a tecnica reading também. Em condições normais hoje em dia os alunos só lêem os slides do professor ou as anotações da sala de aula. Penso que pode-se fazer um estudo serio quanto a isso se um professor der uma aula sobre uma leitura ou assunto X, outro fazer a prova, e um terceiro corrigir.
Tem alguns meses que estou estudando e pra minha área, anda sendo perfeito a leitura integral de doutrinas, sem resumos, sem slides, sem atalhos. O texto integral, com 1000 páginas pra cada volume. Também estou usando esse "método" do início do tópico. Estudo um pouco diversas vezes por dia, faço alguns exercícios, crio alguns eu mesmo, tem dado resultados bem felizes nos concursos. Passei no primeiro (só fiquei fora das vagas por 2pts) e fui muito melhor do que jamais imaginaria no 2º, em que por 4 pontos errados (Cespe, uma errada elimina uma certa, ou seja, errou, perde 2 pts) não estaria ao menos classificado pra próxima fase.

No início do ano, fiz uma prova em que não tinha estudado tão bem e fiquei bem mais distante dos classificados, coisa de 10 pontos. Depois de apenas 4 meses, estou bem orgulhoso da minha evolução nas matérias que estudei.

O que mudou foi que é bem diferente estudar pra provas e estudar pra acumular conhecimento e entender a razão de determinada coisa ser como é pra depois colocar isso numa questão aberta no papel e explicar as razões. Acho que estudar pra prova de faculdade é só na correria mesmo. Seus objetivos ali são bem diferentes...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2013, 12:09:44 »
Faltou a tecnica reading também. Em condições normais hoje em dia os alunos só lêem os slides do professor ou as anotações da sala de aula. Penso que pode-se fazer um estudo serio quanto a isso se um professor der uma aula sobre uma leitura ou assunto X, outro fazer a prova, e um terceiro corrigir.

Na faculdade, eu inicialmente estudava os assuntos a partir dos livros, lendo não raramente 200 ou mais páginas para cada prova. Após eu começar a estudar pelas anotações das aulas (fotocópias de anotações alheias, eu nunca tive paciência pra anotar coisas durante aulas), minhas notas aumentaram e meu tempo de estudo diminuiu.  :)

As anotações lhe fornecem o "filé", só o que vai certamente cair na prova.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Lua

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Feminino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #17 Online: 17 de Setembro de 2013, 12:15:53 »
Sou a pessoa mais desorganizada quando se trata de estudos...Na faculdade eu anotava praticamente tudo, mas acaba estudando por livros. Atualmente eu tento me organizar, sentar para estudar, mas continuo dispersa e invento mil coisas durante o tempo em que deveria estar estudando.

Montei um cantinho de estudos, coloquei livros, arrumei tudo e não sei se cheguei a passar mais de 3 horas no lugar. No meu caso, a solução é utilizar a medicação que o médico indica e aí consigo passar horas lendo e aprendendo, do contrário, conto carneirinhos no meio de uma leitura de Direito Tributário... quando percebo, já nem sei o que havia lido. É triste.

A técnica que hoje utilizo e assistir aulas online e depois ler o assunto em livros de doutrina jurídica.. Por hora, tem ajudado bastante.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #18 Online: 22 de Setembro de 2013, 18:19:31 »
Citar
[...]
How to Study Effectively

There are lots of sites giving you hints on how to improve your study skills (including this article called Study Skills 2010: Not What You Think They Are). And here is the latest research on the topic:

The 5 techniques and 1 warning on effective study skills:

  • Retrieval practice: don’t just re-study – test yourself (and test yourself in the same way that you expect you will be tested).
  • Test yourself again and again – not just once per term. This repeated testing will help solidify the meaning of what you’re studying in your brain
  • Explain what you’re learning to yourself (or a patient friend). Get up and walk around the room or talk to yourself in the car (people will think you’re on the phone). Lecture yourself on the material you will be tested on.
  • Distinctiveness: how is this term you’re learning different from some other idea? How is it similar? Figure out what is unique about the ideas you’re learning about.
  • Personal: when you can, apply the ideas to your own life. You’ll remember it better that way.


Warning: Beware of familiarity!! Just because you have read something before or heard it somewhere before doesn’t mean you understand it. The only way to know if you understand it is to….test yourself (start over at step 1 above!).

[...]

http://www.thepsychfiles.com/2011/08/ep-158-tired-of-low-grades-5-ways-to-raise-your-test-scores-and-1-warning/



Talvez mais relevante para professores e pais (ou pessoas um tanto infantis):

Citar
How children learn best

Dr Judy Willis applies new knowledge in neuroscience to develop better learning strategies for children. She's found that using video games can be a powerful way to engage young people in effective and enjoyable learning, and mindfulness plays a part too. These techniques are also being employed in the Shaping Brains program in Queensland with some encouraging results.

[...]

http://www.abc.net.au/radionational/programs/allinthemind/how-children-learn-best/4297754

Offline -Huxley-

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 13.616
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #19 Online: 16 de Novembro de 2013, 18:31:35 »
Ao pessoal que não apreciou ler a longa monografia em inglês... Neste mês, a capa da revista Mente e Cérebro (apêndice da Scientific American para Psicologia, Psicanálise e Neurociência) trata de uma reportagem de 9 páginas dos mesmos autores da monografia que o Buckaroo publicou. O título>>> Aprendizagem: o que (de fato) funciona. Subtítulo>>> Algumas técnicas de estudo ajudam a aprender mais rápido, enquanto outras só fazem perder tempo. Como diferenciá-las? Uma revisão inédita de estudos mapeou detalhadamente os melhores caminhos para adquirir conhecimento. 

Pesquisadores analisaram as dez técnicas de aprendizagem mais utilizadas em mais de 700 artigos científicos...Ao pessoal que está interessado no assunto, sugiro ir a uma banca de revistas o mais rápido possível. A reportagem está imperdível.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2013, 19:31:17 por -Huxley- »

Offline NandoR

  • Nível 11
  • *
  • Mensagens: 167
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #20 Online: 27 de Novembro de 2013, 08:54:19 »
Eu sempre estudei em cima da hora, bem em véspera de exame e sempre me dei melhor c esse método. A desorganização era a minha máxima, começando a trabalhar tive a necessidade de começar a me preocupar mais com método de trabalho, organização e eficiência.
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #21 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 17:40:15 »
Alunos aprendem a generalizar melhor princípios de matemática se lhes é ensinado de forma abstrata, em vez de com algum(ns?) exemplo(s?) concreto(s?). Algo meio como aquela piada do Chaves, "eu sabia esse com laranjas":

Citar
[...] When asked to solve new problems using these teachings, major discrepancies appeared. In one case, abstract-learning students scored an average of 80 percent on a test. Their "real-world" counterparts, however, seemed unable to transfer their knowledge to a new situation, posting only a 44 percent average. The researchers say using concrete examples is alluring, because students seem to learn lessons faster. [...]

http://www.scientificamerican.com/podcast/episode/86148EF0-91C8-2DCA-768F20CDA543F8E7/

Isso ocorre apesar de parecer que aprendem mais rápido com exemplos concretos.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #22 Online: 26 de Fevereiro de 2016, 23:57:38 »
Alunos aprendem a generalizar melhor princípios de matemática se lhes é ensinado de forma abstrata, em vez de com algum(ns?) exemplo(s?) concreto(s?). Algo meio como aquela piada do Chaves, "eu sabia esse com laranjas":

Citar
[...] When asked to solve new problems using these teachings, major discrepancies appeared. In one case, abstract-learning students scored an average of 80 percent on a test. Their "real-world" counterparts, however, seemed unable to transfer their knowledge to a new situation, posting only a 44 percent average. The researchers say using concrete examples is alluring, because students seem to learn lessons faster. [...]

http://www.scientificamerican.com/podcast/episode/86148EF0-91C8-2DCA-768F20CDA543F8E7/

Isso ocorre apesar de parecer que aprendem mais rápido com exemplos concretos.

Muito verdade isso.

Há vários anos um estudante brasileiro obteve medalha de ouro na Olimpíada de Matemática. Um feito atípico, porque geralmente são japoneses, coreanos...

Acontece que ele havia participado no ano anterior e obteve uma colocação péssima: abaixo dos 300 primeiros, algo assim.

Me lembro que perguntaram a este estudante o porquê dessa evolução e ele disse: " Eu sempre fui bom aluno, mas eu não entendia os conceitos, as ideias. Este ano meu estudo passou a focar em entender os conceitos."

Estava sobrelendo o que o parcus escreveu há muito tempo e infelizmente aquilo é o anti-estudo. É a receita de bolo para o aluno sair exatamente do jeito que entrou, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Todo mundo precisa passar na prova mas a prova, em tese, seria apenas uma avaliação do quê e do quanto você sabe. Mas na escola-fábrica a pedagogia degenerou a tal ponto que passar é um fim em si mesmo.

Método ideal de estudo: pensar. Pense sobre um determinado assunto até você perceber que não o entende. Então pense até entendê-lo.

Frequentemente, ao ler um livro, você tem a clara sensação de que está entendendo tudo. É um sinal de que não está entendendo nada.

Isso porque você não está pensando, e o texto o guia por um caminho reto até às informações e métodos que serão cobrados na prova. Então o estudante confunde a sensação de estar apto para fazer bem a prova com ter ampliado e aprofundado sua compreensão sobre algo novo e específico.

"Exemplos concretos" são particularmente desastrosos, uma desgraça para o estudo da Matemática. No exercício resolvido há uma formiga que se move em uma placa de metal que se aquece heterogeneamente em vários pontos e questiona alguma coisa relacionada com o gradiente da função. O estudante memoriza o "passo a passo" e na prova, em vez da formiga, é um português segurando um termômetro andando pela sala.

Ninguém aprende nada.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:Para aprender melhor, estude em sessões bem espaçadas
« Resposta #23 Online: 27 de Fevereiro de 2016, 00:03:17 »
Um adendo: não aprende nada porque não é preciso refletir. Ele já sabe que só vai ter que trocar formiga por português ( ou qualquer outra coisa análoga ), temperatura em um ponto da chapa por termômetro e placa de metal por sala.

É assim que as pessoas estão estudando.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!