Autor Tópico: Promotoria pede internação psiquiátrica para assassino da Noruega  (Lida 584 vezes)

Offline Gutislo, o godo

• Nível 10
  • *
Promotoria pede internação psiquiátrica para assassino da Noruega
« Online: 21 de Junho de 2012, 13:21:56 »
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/06/21/promotoria-pede-internacao-psiquiatrica-para-assassino-da-noruega.htm

Citação de: Uol
A promotoria norueguesa pediu nesta quinta-feira a internação psiquiátrica de Anders Behring Breivik ao considerar que o réu é psicótico e, portanto, penalmente responsável pela morte de 77 pessoas no ano passado, na Noruega.

"Pedimos que seja obrigado a seguir um tratamento psiquiátrico", declarou Svein Holden ao final de sua apresentação.

"Se o tribunal concluir que Breivik é responsável, a promotoria estima que sejam cumpridas as condições para a retenção de segurança", acrescentou. "Neste caso, não resta dúvida de que Breivik deve receber a pena mais severa, 21 anos de prisão".

Se os juízes chegarem a uma conclusão diferente sobre a saúde mental do acusado, ele deverá ser condenado a uma pena de 21 anos de prisão, suscetível de ser prolongada por tempo indetermado se considerado perigoso, acrescentou o promotor Svein Holden.

Depois de ouvir o pedido da promotoria, Breivik se levantou e fez novamente uma saudação de extrema-direita, batendo no peito com o punho fechado e estendendo o braço direito, em uma aparente gesto de desafio à acusação.

A saúde mental de Breivik é um dos elementos-chave do julgamento pela morte de 77 pessoas em 22 de julho de 2011, quando fez explodir uma bomba perto da sede do governo e depois disparou contra os jovens que participavam em um acampamento na ilha de Utoya.

(Retificando a notícia: ainda há dúvida se ele é ou não doente mental; segundo reportagem da revista Veja, a Promotoria prefere mandá-lo pro hospício, pois "é pior mandar uma pessoa psicótica para a prisão do que enviar um ‘não psicótico’ para um hospício.")

Vivo esculhambando o Brasil pela impunidade, mas este exemplo quebrou todos os recordes!!  :!: Que tapa na cara das vítimas e seus familiares! Se for responsável só vai "tirar uma cadeínha", 21 anos, pouquíssimo, se for comparado com o tamanho do estrago. Talvez isto realmente não ocorra, mas apenas o fato de esta possibilidade existir é um absurdo que simplesmente é impossível mensurar.

Pessoalmente, acho que este indivíduo deveria ser torturado até o último dia de sua vida, mas ainda assim é uma pena branda, diante do estrago... ou não, talvez realmente "The life is a shit.", nada vale mesmo, ou então a impunidade é o maior ingrediente para se manter a ordem. Breivik deveria ter feito o mesmo na Rússia, ou na China, aí sim ele pagaria pelo que fez, acho.

Escusem-me ter sido passional; apenas imaginei um familitar ter sido metralhado à toa e sem defesa.
« Última modificação: 21 de Junho de 2012, 14:29:18 por Gutislo, o godo »
"Todas as verdades estão contra nós. Mas continuamos vivendo porque as aceitamos em si mesmas, porque nos recusamos a tirar as conseqüências. Onde existe alguém que tenha traduzido uma só conclusão do ensino da astronomia, da biologia e tenha decidido não levantar-se mais por revolta ou por humildade face às distâncias siderais ou aos fenômenos naturais? Houve alguma vez um orgulho vencido pela evidência de nossa irrealidade?... As ciências provam nosso nada. Mas quem tirou disso a última lição?" E. Cioran

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re:Promotoria pede internação psiquiátrica para assassino da Noruega
« Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2012, 13:25:10 »
Acho que interná-lo como doente mental passa uma mensagem a seus simpatizantes: Voces não vão passar para a história como "revolucionários", mas como desequilibrados mentais... Concordo com essa punição.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2012, 13:39:51 »
Até porque a cadeia por lá é quase um spa.

Não cheguei a ler muito nem tenho lido a repercussão do caso com os tipos nazistóides, mas li algo daquele "manifesto" e me parece simplesmente repetição banal de parte do que "costumo" ver quando esbarro com esses círculos pela internet. Fico me pensando se outros que aspiram a líderes não estão achando a coisa um tanto animadora... "na melhor das hipóteses, serei o novo Hitler e salvarei o pais, talvez toda a Europa, talvez até o mundo; na pior das hipóteses eu e meus soldados teremos todo conforto que os tolos liberais/esquerdistas querem nos dar."

Não que o manicômio fosse necessariamente ser muito diferente disso, sempre podem inventar alguma forma eficiente de racionalizar, mas com sorte esse aspecto de "insanidade" será mais desencorajador para pessoas que tentem seguir o modelo ou coordenar outros.

:/

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2012, 13:50:02 »
Não seria melhor para ele uma certa "cadeira com aquecimento elétrico"?
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Junho de 2012, 14:00:10 »
O idiota não tem assim tanto medo de morrer, ele viraria um martir, como bem lembrou o Buckaroo!
A punição deve ser no que ele mais preza, sua auto-imagem de "heroi"!  Que ele passe para a historia como mais um maluco!

Esse seria um golpe duro para ele...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6 Online: 21 de Junho de 2012, 22:18:25 »
Breivik se declara soldado ,  desde o inicio deseja ser reconhecido como um lutador de sua causa. A questão da sua sanidade mental está em pauta desde o início e  ( de acordo com uma das notícias no inicio do julgamento) se revoltou com os que o consideram insano.
Declara-lo como portador de distúrbio mental tem duas vantagens:
- esvazia o apelo a simpatizantes , pois ele será oficialmente declarado demente.
- na prática pode significar prisão perpétua , pois para ter alta da instituição psiquiátrica uma junta médica deverá declará-lo recuperado e não mais oferecendo riscos à sociedade.Chuto que as chances de algum profissional assumir esta responsabilidade é remota...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2012, 22:36:35 »
Imagino também que seus seus eventuais seguidores podem ver num debate como esse (não tanto uma instância particular isolada, mas na ocorrência comum do mesmo -- mas talvez até sem o debate), evidência a favor de sua importância. "Ele é declarado louco por conveniência política e ideológica, acham que assim vão nos tapear."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 21 de Junho de 2012, 22:47:56 »
Deviam trancar ele em um quarto e obrigá-lo a assistir uma entrevista sem fim onde cada um dos entrevistados, conterrâneos dele, dizem o quanto ele é maluco e deveria ficar em um hospício, com um tom de voz de pura pena...

Isso seria um castigo interessante.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gutislo, o godo

• Nível 10
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2012, 11:14:17 »
Citação de: Luiz Souto
Breivik se declara soldado ,  desde o inicio deseja ser reconhecido como um lutador de sua causa. A questão da sua sanidade mental está em pauta desde o início e  ( de acordo com uma das notícias no inicio do julgamento) se revoltou com os que o consideram insano.
Declara-lo como portador de distúrbio mental tem duas vantagens:
- esvazia o apelo a simpatizantes , pois ele será oficialmente declarado demente.
- na prática pode significar prisão perpétua , pois para ter alta da instituição psiquiátrica uma junta médica deverá declará-lo recuperado e não mais oferecendo riscos à sociedade.Chuto que as chances de algum profissional assumir esta responsabilidade é remota...

O próprio Breivik deixou claro que deseja ser executado, ou então absolvido; para ele, "tirar cadeia"  é ridículo, e trancá-lo no hospício idem - a propósito, que belezura aquela cadeia! Serve filet de salmão com vinho francês?  :lol:

Imagino também que seus seus eventuais seguidores podem ver num debate como esse (não tanto uma instância particular isolada, mas na ocorrência comum do mesmo -- mas talvez até sem o debate), evidência a favor de sua importância. "Ele é declarado louco por conveniência política e ideológica, acham que assim vão nos tapear."

Com certeza, ao menos um parvo continuará admirando-o; no entanto, conforme o Luís Souto deixou claro, esvaziaria muito o sentido, bem mais que a punição feita pelo sistema penal.

Somente ficou uma dúvida: por que esse idiota não meteu uma das muitas "balas" que ele tinha na própria cabeça?  :?:
"Todas as verdades estão contra nós. Mas continuamos vivendo porque as aceitamos em si mesmas, porque nos recusamos a tirar as conseqüências. Onde existe alguém que tenha traduzido uma só conclusão do ensino da astronomia, da biologia e tenha decidido não levantar-se mais por revolta ou por humildade face às distâncias siderais ou aos fenômenos naturais? Houve alguma vez um orgulho vencido pela evidência de nossa irrealidade?... As ciências provam nosso nada. Mas quem tirou disso a última lição?" E. Cioran

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!