Pessoal,
Tinha colocado esse dúvida em outro topico, mas como nao obtive resposta, criei este.
Nos delocamos no espaço, aparentemente, sem "interagir" com o mesmo. Assim, o que faz com que as galçáxias sejam arrastadas durante a expansão do espaço ? Pq o espaço simplismente não se expande deixando inalteradas as distâncias entre as galáxias ?
Abs
Felipe
Interessante, sua pergunta. Creio que existe uma resposta mais ou menos satisfatória: as galáxias se afastam umas das outras conforme o espaço se expande porque (a) não existe nenhuma posição privilegiada no espaço e (b) porque senão não haveria expansão! Isso vai ficar claro se você pensar no seguinte exemplo em uma dimensão:
(a) Suponha, para simplificar, que o seu espaço tenha uma dimensão e seja fechado. Um círculo, enfim. Imagine que exista um certo número de galáxias igualmente espaçadas ao longo desse círculo. Vamos ser modestos e considerar 10 galáxias. Isso quer dizer que cada uma ocupa um ponto no círculo, separado de 36 graus de seus vizinhos mais próximos. Vamos então impor a condição de que nenhum ponto nesse espaço seja "especial" - qualquer ponto do círculo é igual a qualquer outro. Bom, agora imagine que esse espaço está se expandindo (vá aumentando o raio desse círculo). Agora vem a pergunta: dadas essas condições, é possível que as 10 galáxias permaneçam à mesma distância umas das outras?
(b) Tudo bem, o caso anterior assumia um espaço finito. E se o espaço for infinito? Vamos imaginar então uma reta (ou um círculo de raio infinito). Imagine também um número infinito de galáxias igualmente espaçadas ao longo dessa reta. Agora vá expandindo o espaço e ao mesmo tempo mantenha a distância entre as galáxias constante... Bem, fica claro que isso é equivalente a
não haver expansão!
Espero que isso faça sentido.