nos eua e apenas mortes naturais
mas oque eu achei estranho foi o aumento no numero de pessoas com alzheimer, mesmo com a melhora na educaçao e com o aumento do QI das pessoas
isso me fez lembrar daquela noticia de que o cerebro humano esta diminuindo ao inves de aumentar
Não apenas mortes naturais , já que estão incluidos os acidentes e ( no caso de 2010) os suicídios. E faltam as demais mortes violentas.
O Alzheimer , assim como outras sindromes demenciais , é uma doença degenerativa sendo o aumento de sua incidência (número de casos novos) e prevalẽncia ( número de casos na população) diretamente relacionado ao aumento da longevidade da população.
Pelo mesmo motivo as neoplasias em geral estão em segundo lugar como causa de mortalidade.
Não conheço nenhum estudo que relacione menor risco de desenvolvimento de Alzheimer ao nível educacional ou QI , da mesma forma não conheço nenhum estudo que indique que o QI médio esteja aumentando.
A melhora das condições de vida ( aí incluido o aumento do nível educacional e, especialmente , a reforma urbana do séc XX) mudaram o perfil das causas de mortalidade , reduzindo drasticamente as doenças infecciosas e aumentando as degenerativas.
Neste estudo sobre mortalidade no Brasil no comparativo de 1980 com 2000 as doenças cardiovasculares permanecem como primeira causa , ultrapassando as neoplasia as causas externas , que caem de terceiro para quarto lugar. Isto nas causas específicas já que as causas e afecções mal definidas ( i.e. "morte morrida") mantem a vice liderança... ( na estatística de 2005 elas são 10% do total , fruto esforço em educação dos médicos quanto ao preenchimento da declaração de óbito e do controle pelas secretarias estaduais de saúde)