Autor Tópico: Sopro mortal de estrela arranca atmosfera de planeta distante  (Lida 485 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Sopro mortal de estrela arranca atmosfera de planeta distante
« Online: 01 de Julho de 2012, 01:51:16 »
Sopro mortal de estrela arranca atmosfera de planeta distante

Hubble capta mudança dramática após erupção que banhou sistema de raios x


Ilustração mostra a silhueta do planeta HD 189733b enquanto passa em frente à estrela-mãe e tem sua atmosfera arrancada por intensa erupção de raios x

O telescópio espacial Hubble flagrou uma dramática mudança na atmosfera de um planeta extrassolar depois que uma erupção em sua estrela-mãe lançou uma tempestade de raios x no sistema em torno dela. De acordo com os cálculos dos astrônomos, o sopro mortal arrancou gases da atmosfera do planeta, um gigante gasoso parecido com Júpiter batizado HD 189733b, a uma taxa de 1 mil toneladas por segundo.

Os cientistas liderados pelo francês Alain Lecavelier des Etangs usaram o Hubble para observar o HD 189733b em diferentes ocasiões em 2010 e 2011 nas quais ele executava um trânsito, isto é, passava entre a estrela e o ponto de vista do telescópio. Nestes momentos, eles puderam medir com precisão a composição de sua atmosfera, que acrescenta sua marca no espectro da luz da estrela.

Embora sua estrela-mãe seja um pouco menor e mais fria que o Sol, o HD 189733b orbita ela uma distância de apenas 5 milhões de quilômetros, um trigésimo da a da Terra ao Sol. Isso faz com que ele seja um “Júpiter quente”, onde as temperaturas passam de 1 mil graus Celsius devido à intensa radiação e um forte candidato a sofrer com um lento processo de evaporação de sua atmosfera.

- Não só confirmamos que a atmosfera de alguns planetas evapora como vimos que as condições físicas da atmosfera em evaporação muda com o tempo – diz Lecavelier. - Ninguém nunca tinha feito isso antes.

Apesar de sua alta temperatura, a atmosfera do HD 189733b não é quente o bastante para explicar a taxa de evaporação vista nas obervações feitas com luz visível pelo Hubble em 2011. Mas outras observações feitas pelo telescópio espacial de raios x Swift poucas horas antes revelaram uma intensa de atividade da estrela que a deixou quatro vezes mais brilhante nesta faixa do espectro, indicando que ela estava passando por fortes erupções. Estes raios x teriam carregado energia o bastante para aquecer as faixas mais exteriores da atmosfera do planeta a milhares de graus Celsius, o suficiente para que o gás escapasse da forte gravidade do gigante.

- Foi a maior erupção de raios x da HD 189733A, e nos parece muito provável que o impacto desta explosão provocou a evaporação da atmosfera do planeta vista poucas horas depois pelo Hubble – conta Peter Wheatley, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e coautor do estudo.

http://oglobo.globo.com/ciencia/sopro-mortal-de-estrela-arranca-atmosfera-de-planeta-distante-5343526

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Sopro mortal de estrela arranca atmosfera de planeta distante
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2012, 11:10:04 »

'Sopro mortal', mais um escritor fracassado que vira jornalista :P
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Sopro mortal de estrela arranca atmosfera de planeta distante
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2012, 15:23:33 »
Citar
Embora sua estrela-mãe seja um pouco menor e mais fria que o Sol, o HD 189733b orbita ela uma distância de apenas 5 milhões de quilômetros, um trigésimo da a da Terra ao Sol.

Não havia uma teoria de que os planetas tenderiam a se formar ao redor de estrelas num padrão de tamanho que primeiramente cresce com a distância, atinge o ápice, e depois decresce novamente? Devo ter lido algo sobre isso num livro velho para caramba.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!