Bom eu tenho dúvidas sobre isso sim.
Afinal, o que me parece é que quem adquire terras em lugares novos e começa a plantar lá, quer é passar a terra para os descendentes e não voltar para o seu lugar de origem.
E também no sudeste do Brasil antes da descoberta do ouro, não havia nada que enriquecesse de um modo especial (exceto em uma estreitissima faixa da costa), e no entanto mesmo antes da descoberta do ouro, havia gente no sudeste do Brasil, em lugares como a cidade de São Paulo, de Sorocaba, etc....
E depois nos EUA, os descendentes dos puritanos da parte leste-norte dos EUA participaram perfeitamente da vulgarissma corrida do ouro na California.
Alguns esquecem os lados de família patriarcal dos ricos e da classe-media alta da sociedade colonial brasileira. Falam como se fosse tudo um oba-oba. E não foi assim. Sobre as mulheres ricas e de classe média alta havia um imenso controle social e sexual e também sobre os relacionamentos entre os jovens de sexo oposto dessas faixas sociais, que não me parece que existiria se a colonização-imigração para o Brasil, fosse tão de gente querendo voltar logo, tendo só com relações irregulares com mulheres de outras etnias, quando se fala nessa visão oba-oba da colonização brasileira.
E depois também não me parece que os puritanos nos EUA estivessem realmente tão desvinculados assim da Europa, com a sua reprodução perfeita da sociedad Europeia da época (inclusive de lugares com grande proporção de calvinistas como a Escocia, parte da Holanda e parte da Suiça.
E quanto a não produizerem produtos diferentes estilo latifundios, foi só porque no norte-leste dos EUA, não há clima para isso. Mas também não houve produtos diferentes para serem exportados para a Europa, na maior parte do sudeste brasileiro até o café. (e mesmo na época da mineração, continuaram a existir cidades como São Paulo e Sorocaba, inclusive com cidades novas e não mineradoras em São Paulo e Minas na mesma época.
Me parece que com criação de gado, de milho, feijão, trigo, para era o que havia em São Paulo e Minas Gerais até a primeira metade do século XIX, não se fica especialmente rico, e também são atividades que precisam de terra, e quem adiquire terras e planta ou cria animais nelas, quer pasá-las para os descendentes e não voltar para o seu lugar original, ou para o local original dos antepassados.
É bom notar também, que apesar de todos os problemas brasileiros, o Brasil só se tornou um país de emigração e não de imigração a partir da década de 1980, mas já era um país com muitos problemas antes. Países com muito menos problemas já eram de emigração antes, e também paises com muito menos problemas tiveram fases de emigração antes. Não me parece que se o Brasil tivesse tido uma colonização tão oba-oba como alguns falam e tão com os os caras só querendo voltar logo, isso tivesse acontecido e no entando aconteceu....