Autor Tópico: Os diversos tipos de línguas  (Lida 2104 vezes)

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
Os diversos tipos de línguas
« Online: 04 de Julho de 2012, 20:29:06 »

Eu acho muito interessante a linguística, a analise e comparação das línguas.
          Pelo que eu entendi, há diversos tipos de línguas, há por exemplos, as línguas tópicas e as línguas não-tópicas. As línguas tópicas são as que dão especial importância para a ênfase psicológica de alguns dos termos da frase, geralmente há colocando no começo da frase. Antes se pensava que isso só podia acontecer em línguas sintéticas (línguas com declinação) mas hoje se sabe que não é bem assim. Na verdade pelo objeto direto pleonástico (ou inclusive um antigo objeto pleonástico que mesmo hoje falado as vezes sem o pleonasmo dá para passar o objeto para o começo da frase e da para entender e não dá confusão por causa de mudança da posição do verbo) se pode enfatizar o objeto direto sem declinação, e isso acontece em proporção ainda maior com preposições acusativas, marcadoras de um objeto normalmente direto, a preposição "a" no português pode ter essa função e no espanhol, em se tratando de pessoas ou animais é praticamente obrigatória. Com esse tipo de coisa, dá para ter perfeita liberdade de termos na frase mesmo sem declinação. Por outro lado, há línguas declinatórias, inclusive línguas declinatórias, em que é mesmo o fim da palavra que muda (não como no alemão em que se diz que tem declinação mas praticamente só o artigo que muda, e ainda por cima no feminino e neutro singular e em todos os plurais o nominativo é igual ao acusativo, no próprio artigo), mas enfim, há línguas com declinação mesmo e bem completa e nas quais no entanto, há pouca liberdade de ordens na frase, como eu li que é o Mongol. E igualmente há línguas que em outros casos tem declinação realmente mudando o fim da palavra, mas justo no que é mais importante, a diferença entre nominativo e acusativo, esses dois são iguais, ou na maioria de suas declinações são iguais. O curioso é que o Inglês até que tem sim um modo de topicalizar o objeto embora não se fale muito nisso, mas na verdade, o inglês tem sim, também o objeto pleonástico, a forma O+S+V+pronome objeto direto pleonástico. Em inglês há sim essa construção, eu já vi. E o chines também tem mais liberdade da ordem das palavras na frase do que se pensa. Tem também o objeto pleonástico, e ainda tem uma preposição acusativa, com a qual às vezes se faz a ordem S+O+V, diferente de sua forma preferente S+V+O e também diferente do objeto pleonástico O+S+V+pronome objeto direto pleonástico. No entanto, apesar dessas exceções, o Inglês e o chines são línguas pouco topicalizadas ao contrário do espanhol e do russo.
              Para mim, a principal diferença entre os tipos de línguas são entre as línguas é se elas são mais topicalizadas ou menos topicalizadas.
              Alguns dão muito importância para a diferença entre línguas analíticas (sem declinação) e línguas sintéticas (com declinação) e às vezes também confundindo-a com a diferença entre língua topicalizada e não-topicalizada, sendo que como eu expliquei acima, uma coisa não está necessariamente relacionada a outra.
             Outros dão muita importância a diferença entre línguas ditas flexíveis, as ditas aglutinantes e as ditas monossilábicas. Mas na verdade, entre as línguas flexíveis e as aglutinantes nem há tanta diferença assim, a única diferença mais séria é que nas aglutinantes há muito menos irregularidades nas conjugações e declinações do que nas flexíveis, e pelo que eu li, algumas línguas aglutinantes não tem nenhum irregularidade que seja. Eu eu não estou falando do esperanto, estou falando de línguas naturais e vivas mesmo.
             Já as monossilábicas, supostamente seriam línguas só com palavras monossilábicas e com diferenças de tons para não hacer excesso de ambiguidade. Mas na verdade se for se ver mesmo, se vê que a maioria das palavras das línguas flexíveis ou aglutinantes, tem em chinês uma tradução de duas ou três silabas, mesmo em se tratando da menor forma dessas palavras em determinada língua flexiva e aglutinante. A verdadeira diferença é que nesses casos, são uniões, com sentido psicológico, estilo guarda-chuva ou criado-mudo em português, em que da para perceber qual a ligação de ideias entre um palavra originaria e a outra da palavra composta e além disso em chinês, cada uma tem a sua própria silaba tônica, que é, aliais também musical, há os 4 tons, sendo que cada silaba muda de significado dependendo do tom. O vietnamita tem 6 tons e aí alguns dialetos aparentados com o chinês com 8 tons.
            Na verdade, para mim, mais importante do que essas classificações, é a classificação entre línguas tópicas e não-tópicas.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re:Os diversos tipos de línguas
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2012, 09:16:42 »
Parágrafos, por favor!  :o
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2012, 10:24:47 »

No meu primeiro post nesse tópico, no meu post acima, há 7 parágrafos....
« Última modificação: 05 de Julho de 2012, 10:26:55 por LaraAS »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2012, 14:45:40 »

Sim, mas é que geralmente as pessoas dão uma linha entre um e outro parágrafo. Pode parecer besteira, mas torna a leitura mais agradável e menos cansativa. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2012, 14:55:49 »

Sim, mas é que geralmente as pessoas dão uma linha entre um e outro parágrafo. Pode parecer besteira, mas torna a leitura mais agradável e menos cansativa. :)
Isso  :ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2012, 23:06:10 »

Só que metade do texto fica em apenas um deles...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!