Por tudo que já li a respeito, o "ceticismo" ao aquecimento global (ou a ser especificamente antropogênico) não é uma continuidade do ceticismo praticado e defendido por esses círculos que adotam para si o rótulo de "céticos", mas praticamente o seu oposto, como a defesa de posições científicas "alternativas" como homeopatia, a teoria de não-ligação entre HIV e AIDS, ou a de que vacinas causam autismo, entre outras.
Pelos mesmos critérios de avaliação que levam uma pessoa a descartar as propostas alternativas diversas e preferir aquilo que é mais largamente defendido pelos cientistas, também se rejeitaria o "ceticismo" ao aquecimento global e se preferiria a posição mainsream. E dessa forma a maior parte das pessoas que se rotulam ou seriam rotuláveis como tendo essa "formação" cética, de conhecerem a famosa lista de falácias e os problemas típicos de propostas científicas alternativas ou pseudocientifcas, parece fazer o mesmo na questão de aquecimento global, e ficar com o mainstream. Mas também me parece ser a área de maior exceção -- acho difícil lembrar de outras posições alternativas que tenham encontrado defesa por aqui, agora só me lembro de um ou outro cara que defendiam alternativas ao Big-Bang.
Seria mesmo o caso? Eu imagino algumas possíveis explicações, não mutuamente excludentes:
- posição no espectro de ideologia político-econômica -- mais comumente por se associair ao lado direitista/menos intervencionista, o que talvez encontre alguma sobreposição também com um ceticismo a coisas como malefícios do tabaco e de outras questões de saúde onde não raramente há regulações estatais (ainda que mais raramente o lado oposto do espectro também veja atração nisso; o cara por trás do documentário "great global warming swindle" é do Partido Comunista Revolucionário Americano), e desse lado a visão é que se trata de uma conspiração para minar o desenvolvimento dos países mais pobres
- atração/embalo com o termo "ceticismo" -- "opa, escutei ceticismo? Tô nessa!"
- ceticismo menos informado/preliminar na verdade focado não à posição científica mainstream, mas tendo como alvo a associação que o tema tem com movimentos do tipo Greenpeace, imaginando ser na maior parte "coisa deles"
Vocês vêem algum outro possível fator contribuindo para isso? Ou ainda, algum motivo pelo qual esse "ceticismo" não seria verdadeiramente mais análogo à defesa de outras posições alternativas/conspiratórias, mas sim ceticismo "legítimo"?