OK! Essas são as minhas convicções..., mas se não lhe agradam tenho outras... Sieg Heil! A Alemanha conduzirá toda a Europa à vitória!

A Alemanha não conduzirá ninguém a vitória, por que o que há lá é uma pseudo austeridade. Assim como em todo lugar do mundo, basicamente. Os governos chamam de "cortes", diminuição na velocidade de crescimento dos gastos. A Alemanha mesmo não é um país tão austero como querem que pensemos.
Toda esta questão é decerto bem complexa, mas a verdade é que os países menos industrializados e que estão a fazer um grande esforço para melhorar a qualidade e quantidade das suas exportações
Governos não exportam nada e não podem fazer nada para melhorar a "qualidade" das exportações (visto que isso é algo subjetivo), eles podem somente subsidiar os cidadãos de outros países a comprarem mais do seu. Só um otário exporta e não importa de volta. Vai ver joga o dinheiro no fundo do oceano e conta vantagem? Não há lógica nisso, mas é isso o que tal política cambial defende.
esbarram com um euro muito forte..., e sem vender como enfrentar as dívidas e o pagamento dos empréstimos e dinamizar a economia? Até porque os seus mercados internos estão a ser destruídos por falta de poder de compra e aumento galopante do desemprego...
Uma economia dinâmica é uma economia em que as coisas possam mudar, salários possam se adaptar. E os preços possam BAIXAR também. O problema é que os governos de lá prometeram aos seus trabalhadores algo que a economia não pode fornecê-los, criminalizando a produtividade. Resultado é o desemprego/ empobrecimento. Os exportadores ganham com a desvalorização cambial, *às custas da população*. E lembro que não há neutralidade quando o dinheiro é impresso, algumas pessoas ganham bem mais que outras nessa brincadeira, distorcendo e prejudicando ainda mais a saúde do país em questão.
Tudo isso, claro, decorre da ideia errônea de que deflação é coisa do demo.