Olá,
as dúvidas pulam na minha cabeça e eu sei que se eu não procurar respostas o mais rápido possível tudo acaba se perdendo e eu perco a oportunidade de aprender mais.
Que a sociedade se baseia no pensamento Reducionista acho que todos sabemos, mas o quanto isso é ruim ou bom? Podemos discutir?
Eu vejo o pensamento reducionista em todos a minha volta, olhe para seus amigos de classe ou amigos de trabalho, são todos focados em sua posição na sociedade, as pessoas não tem muito interesse naquilo que fogem do seu papel. Ultimamente estou evitando este tipo de atitude, sou desenvolvedor de software, mas tenho tido interesse sobre tudo (Obrigado Internet!) e isso me leva muito pra lado da ciência, porque o papel da ciência na sociedade já é bem diferente, ela sim tem o papel de estar c/ a mente aberta para tudo.
Mas o que quero dizer é que as pessoas não se interessando por outros pontos de vistas, outras perspectivas, outros conhecimentos fica uma coisa muito limitada, eu acredito que o conhecimento generalista potencializa o conhecimento especializado. Eu estou vivendo isso nos últimos anos, grande parte das coisas que vejo em geral eu consigo ter noção, eu consigo entender e isso me conforta muito, me ajuda muito. As idéias nas minhas cabeças pipocam (o que falta é tempo p/ executá-las).
O que os amigos tem a dizer?