Autor Tópico: Quais as vantagens e desvantagens do pensamento Reducionista na sociedade?  (Lida 2526 vezes)

Offline acazsouza

• Nível 01
  • *
Olá,

as dúvidas pulam na minha cabeça e eu sei que se eu não procurar respostas o mais rápido possível tudo acaba se perdendo e eu perco a oportunidade de aprender mais.

Que a sociedade se baseia no pensamento Reducionista acho que todos sabemos, mas o quanto isso é ruim ou bom? Podemos discutir?

Eu vejo o pensamento reducionista em todos a minha volta, olhe para seus amigos de classe ou amigos de trabalho, são todos focados em sua posição na sociedade, as pessoas não tem muito interesse naquilo que fogem do seu papel. Ultimamente estou evitando este tipo de atitude, sou desenvolvedor de software, mas tenho tido interesse sobre tudo (Obrigado Internet!) e isso me leva muito pra lado da ciência, porque o papel da ciência na sociedade já é bem diferente, ela sim tem o papel de estar c/ a mente aberta para tudo.

Mas o que quero dizer é que as pessoas não se interessando por outros pontos de vistas, outras perspectivas, outros conhecimentos fica uma coisa muito limitada, eu acredito que o conhecimento generalista potencializa o conhecimento especializado. Eu estou vivendo isso nos últimos anos, grande parte das coisas que vejo em geral eu consigo ter noção, eu consigo entender e isso me conforta muito, me ajuda muito. As idéias nas minhas cabeças pipocam (o que falta é tempo p/ executá-las).

O que os amigos tem a dizer?
« Última modificação: 15 de Julho de 2012, 18:31:35 por acazsouza »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:Quais as vantagens e desvantagens do pensamento Reducionista na sociedade?
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2012, 18:29:54 »
Reducionismo em que sentido?
Das pessoas somente saberem algum assunto específico?

Offline acazsouza

• Nível 01
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2012, 18:47:10 »
Reducionismo em que sentido?
Das pessoas somente saberem algum assunto específico?

Também, olhem o comportamento de um estudante/profissional de engenharia ou psicologia ou publicitário ou etc, seguem padrões definidos, tanto no conhecimento quanto comportamento, etc.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2012, 23:12:06 »
Você poderia colocar um exemplo ? Acho que estamos entendendo 'reducionismo comportamental' de forma diferente.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2012, 16:48:13 »
Ultimamente estou evitando este tipo de atitude, sou desenvolvedor de software, mas tenho tido interesse sobre tudo (Obrigado Internet!) e isso me leva muito pra lado da ciência, porque o papel da ciência na sociedade já é bem diferente, ela sim tem o papel de estar c/ a mente aberta para tudo.

Como os colegas já sugeriram, não ficou claro de que reducionismo exatamente estás se referindo. Em relação a este trecho citado, um pouco de cuidado. Apesar de avanços realizados na área de sistemas dinâmicos complexos, a maioria absoluta dos sucessos da ciência se deram em um campo essencialmente reducionista. Foram as crescentes especializações em áreas bastante específicas que geraram nosso atual grau de conhecimento, capaz de transformar areia de praia em um i7 (e olha que nem era isso que queríamos ao entender o átomo!). É claro que cultura geral faz bem, mas os grandes e significativos avanços científicos se deram de um modo tão reducionista e específico que formam um círculo esotérico bastante restrito. Reducionismo, no sentido mais corrente de divisão de um todo e estudo desta divisão, parece ser a regra, queira ou não Fritjof Capra. (talvez estejas pensando outra coisa com reducionismo)
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline acazsouza

• Nível 01
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2012, 16:57:18 »
Ultimamente estou evitando este tipo de atitude, sou desenvolvedor de software, mas tenho tido interesse sobre tudo (Obrigado Internet!) e isso me leva muito pra lado da ciência, porque o papel da ciência na sociedade já é bem diferente, ela sim tem o papel de estar c/ a mente aberta para tudo.

Como os colegas já sugeriram, não ficou claro de que reducionismo exatamente estás se referindo. Em relação a este trecho citado, um pouco de cuidado. Apesar de avanços realizados na área de sistemas dinâmicos complexos, a maioria absoluta dos sucessos da ciência se deram em um campo essencialmente reducionista. Foram as crescentes especializações em áreas bastante específicas que geraram nosso atual grau de conhecimento, capaz de transformar areia de praia em um i7 (e olha que nem era isso que queríamos ao entender o átomo!). É claro que cultura geral faz bem, mas os grandes e significativos avanços científicos se deram de um modo tão reducionista e específico que formam um círculo esotérico bastante restrito. Reducionismo, no sentido mais corrente de divisão de um todo e estudo desta divisão, parece ser a regra, queira ou não Fritjof Capra. (talvez estejas pensando outra coisa com reducionismo)

Ok, vou tentar explicar com outras palavras, o nome do que estou tentando dizer geralmente se chama de Conhecimento Liberal ou Arte Liberal, vou postar alguns links que podem explicar melhor do que eu:

http://www.brainpickings.org//2012/07/04/e-o-wilson-advice-to-young-scientists/
http://metamodern.com/2009/05/27/how-to-learn-about-everything/
http://calnewport.com/blog/2012/06/12/what-you-know-matters-more-than-what-you-do/

Computer Science:
http://www.cs.uni.edu/~wallingf/blog/archives/monthly/2011-07.html#e2011-07-15T16_25_44.htm
http://www.cs.uni.edu/~wallingf/blog/archives/monthly/2012-01.html#e2012-01-23T16_06_26.htm
http://www.cs.uni.edu/~wallingf/blog/archives/monthly/2005-07.html#e2005-07-26T10_38_19.htm

Os links falam de conhecimento geral, mas ao falar de reducionismo em sociedade eu estou elevando essa visão ainda mais, não limitando apenas no conhecimento, mas pode ser que o conhecimento leva aos outros também... Pode ser não, eu acho que é.
« Última modificação: 16 de Julho de 2012, 17:01:47 por acazsouza »

Offline acazsouza

• Nível 01
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2012, 13:57:38 »
Me parece que o termo mais apropriado/menos confuso aqui seria "especialização", em vez de "reducionismo".

É porque eu acho que especialização remete somente a conhecimento/profissão e eu queria elevar essa ideia ainda mais e unir a comportamentos também. Mas pensando bem eu acho que conhecimento leva a comportamentos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!