Qual será o verdadeiro significado do episodio Monteiro Lobato escrever um artigo e depois em reação a isso haver a devolução dos quadros da Tarcila do Amaral?
A versão convencional é que isso foi uma lado ruim do Monteiro-Lobato, um lado até carrasco e autoritario mesmo....(Alguns falam que quem não gosta desse tipo de quadros é por que é nazista ou comunista maioritario ambos grupos que em seus regímenes foram contra esse tipo de quadros).
Na verdade, antes eu ficava complexada com essas coisas, até que eu refleti melhor sobre esse episodio.
Quem é o vulgar e carrasco nesse história? O Monteiro Lobato que foi sincero ou os COMPRADORES dos quadros, que eram uns vulgares que só tinham comprado esses quadros para se aparecer, por orgulho aristocratico? Se eles REALMENTE tivessem julgado que os quadros eram bons, eles não teriam os devolvido só por causa de um artigo. É muito melhor nem comprar do que comprar e depois devolver sem nenhum motivo palpavel.
E pelo que eu entendi, todos devolveram, nenhum comprador tinha julgado sinceramente que eram bom.
Falando serio e sinceramente, quem é o vulgar nessa história?
Isso foi o primeiro fator a diminuir os meus complexos sobre isso, o segundo foi quando eu li, de casos de gente comum que colocou coisas da praça da Sé ou coisas que eles mesmos tinham feito no meio de exposições "chiques", de coisas carissimas, e não falaram que eram eles que tinham colocado E NINGUÉM QUE NÃO TIVESSE DECORADO QAUIS ERAM OS QUATROS DA EXPOSIÇÃO PERCEBEU, NEM SEQUER OS "RENOMADOS" "CRITICOS" DE ARTE QUE ESTAVAM LÁ. Depois ou o próprio que fez isso se desmascarava ou algum guardinha que tinha decorado quais eram as obras da exposição.
Aí, acabaram os meus complexos de vez....São os que compram esse tipo de obra (e os que os orientam nisso) que são os que dizem que vêem preto quando vêem branco só porque uma autoridade o diz, são eles que são os que dizem que 2+2=5 só porque uma autoridade o diz, não eu, não o Monteiro Lobato.