A extinção do homem-de-neandertal não está esclarecida, mas persistem várias hipóteses, algumas delas baseando-se no pressuposto de que houve competição direta (confronto) ou indireta ( alimentos e água ) com o Homo sapiens, que se mostrou mais adaptado, tendo em vista a sobrevivência da espécie.
Existem várias teorias, hipóteses, estudos e publicações. Algumas delas:
1- baixa mobilidade das suas populações, que os limitaram a áreas restritas de nichos ecológicos.
a) Como não se espalharam para outros habitats variados, tinham menos adaptações e imunidades a doenças e mudanças climáticas.
Então, se houvesse mudanças climáticas locais com escassez de alimentos e água, e epidemias restrita à um tipo de habitat, as populações neandertais locais seriam dizimadas. Um exemplo é o que ocorreu com muitas tribos indígenas, que não tinham imunidade ás doenças trazidas pelos europeus.
b) Outros autores referem a falta de variedade genética que teria decorrido da consanguinidade, devido a um crescente isolamento social e comunitário. Cruzamento entre indivíduos com parentesco muito próximos, aumentam as chances de transmitir doenças e falhas genéticas. Além do que, se existirem características de baixa fertilidade ou esterilidade, e estes se disseminarem, a população local estará fadada a diminuir e finalmente desaparecer.
2- Outros autores avançam com a hipótese de o tempo de gestação ser maior no caso dos neandertais (talvez 12 meses em vez dos 9 no caso do Homo sapiens), o que explicaria uma maior dificuldade em reproduzir-se.
3 - Colin Tudge, por seu lado, propõe que o homem moderno estaria mais adaptado devido a um comportamento prospectivo em relação à gestão dos recursos naturais, que este autor designa como proto-agricultura - isto é, teriam um comportamento coletor sustentável que incluiria a caça apoiada na manutenção das populações que caçava e na coleta de produtos vegetais como complemento alimentar, para não ficar tão dependente da caça. O homem-de-neandertal teria sido, segundo esta hipótese, um caçador puro que teria depredado os seus recursos, o que teria implicado na sua extinção.
4 - Existe uma teoria de que uma boa parte dos neandertais, foram exterminados diretamente por intensas erupções vulcânicas na Europa há 40.000 anos. Outra parte da população se extinguiu indiretamente, devido à mudanças climáticas em todo globo devido à essas erupções vulcânicas. Como o neandertal dependia da fauna local em áreas bem restritas, se houvesse uma migração ou extinção dos animais e plantas da região, e o neandertal que tinha uma baixa mobilidade e era lento na migração, não sobreviveria.
5 - De acordo com um estudo publicado em Julho de 2012 pela revista da Academia de Ciências Americana, a PNAS, a extinção teria sido originada mais à migração do Homo Sapiens do que à efeitos climáticos. Essa teoria se baseia no fato de que foram encontrados restos de neandertais em cinzas de uma grande erupção vulcânica, que cobriu todo continente Europeu, ocorrida há 40.000 anos em quantidade inferior à outras amostras - Evidenciando assim que a população começou a declinar antes da erupção
6 - Alguns autores preferem uma abordagem genética e paleoantropológica e aqueles que dão maior importância ao contexto cultural da evolução humana. Teorias como a conhecida "Out of Africa (ou hipótese da origem única)," ao propor que o homem moderno teve origem em África e se disseminou por todo o planeta num processo de "colonização" de cerca de 80 000 anos, não admite a miscigenação entre os dois grupos
Muitas dúvidas existem quanto à forma como decorreu a coexistência dos Homo sapiens com os homens-de-neandertal em locais como no sul da Península Ibérica ou na Dalmácia. Há quem defenda que a baixa densidade populacional da época permitiu que os dois não tenham estabelecido contacto, existindo uma segregação a nível social que considerasse "tabu" qualquer aproximação e, claro, hibridização.
7- Outros autores, baseando-se, por exemplo, na descoberta de um fóssil de um menino de quatro anos conhecido como o "Menino de Lapedo", em Vale do Lapedo, Portugal, crêem que está provada a ligação e cruzamento do homem moderno com o "Homo sapiens neanderthalensis"
Teses, de caráter "regionalista", defendem que vários tipos humanos evoluíram simultânea e gradualmente, estabelecendo contactos que permitiram a emergência do Homem moderno - estes teóricos são, portanto, mais favoráveis à hipótese do cruzamento entre estes dois tipos humanos.
De fato, estudos pareciam demonstrar que pouco ou nada subsistiria do patrimônio genético dos neandertais no DNA do homem atual. Em 7 de Maio de 2010 um estudo do Projeto do Genoma do Neandertal foi publicado na revista Science.
Tal estudo afirma que realmente ocorrera cruzamento entre as duas espécies.
8 - E finalmente, pode ter sido a combinação de todos esses fatores mais alguns desconhecidos ainda.
É claro que são todas Teorias, hipóteses, opiniões. Muita coisa ainda está em pesquisa e estudo, e em ciência, quase nada é definitivo ou uma verdade eterna.
Nem sempre um estudo mais recente é o mais preciso, ou mais confiável.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem-de-neandertalhttp://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/encontros_amorosos_entre_sapiens_e_neanderthal_imprimir.html