Seria interessante ver realmente como se saem nos mesmos testes outras culturas diversas, como latino-americanos e latino-europeus (?), e etc. E ver como isso bate com diferenças lingüísticas, por exemplo. Deve ser interessante um ranking de substantivos e a correlação entre isso e o proposto no documentário.
Acho que o único teste (da primeira parte) que fui "oriental" foi o primeiro (das flores), me pareceu simplesmente absurda a segunda opção.
Achei curioso aquele de ligar dois entre panda, macaco e banana. Se não me engano, o efeito Flynn, um "aumento" no QI das pessoas nas últimas décadas, se deve principalmente às pessoas fazerem cada vez mais o tipo de associação "ocidental" (considerada a "correta" pelos testes de QI). Mas ao mesmo tempo os orientais acho que levam alguma vantagem em QI médio, então fico em dúvida sobre se eles também tiveram seu efeito Flynn (se não me engano, sim, mas talvez se referissem a um fenômeno apenas de países "ocidentais"), e se ele se deveu ao mesmo tipo de mudança (não parece provável, acho que precisaria ser acompanhada de uma grande vantagem em algum outro tipo de teste). Também me pergunto se não tem algo de análogo a tipo de teste em matrizes de Raven, se poderia haver nelas respostas "ocidentais" e "orientais".
Achei algumas coisas muito "preto e branco", também. E achei forçada a distinção feita entre perspectiva proto-científica e científica na pintura ocidental e a perspectiva naïve da pintura oriental.
Outra coisa que achei bastante curiosa foi aquilo dos orientais/chineses já terem intuído a relação entre a Lua e as marés e a aparente similaridade do conceito de "gi" com o espaço de Einstein (no meu parco entendimento). Fica meio difícil de entender como é que não estamos hoje em dia falando de física Shing-Ling de algunscentos antes de Cristo, em vez de física Newtoniana e de todos esses europeus bem mais recentes. Fico com a suspeita de que algumas dessas similaridades são meio forçadas, como livre-associações de "deuses astronautas".
A parte da diferença de percepção sobre a personalidade de acordo com o contexto, mais a colocação de acharem diferente um tigre num zoológico, circo ou selva, me lembrou disso aqui:
http://blogs.scientificamerican.com/thoughtful-animal/2012/09/28/the-weird-psychology-of-elephants/
[...]
Unfortunately, the personality assessments were problematic. The researchers noted that the “elephants in Western zoos were rated as being more curious, and less dominant, impulsive, and nervous than elephants in Japanese zoos.” Could Western elephants really be more curious than their counterparts living in Japanese zoos?
[...]
Might this study of elephant personality, which may truly be measuring keeper values, be suffering from a similar problem? Not only was the personality measurement possibly flawed, as it may have been susceptible to the cultural biases of elephant keepers (like the David and Dana infant personality study), but the researchers then tossed out all the data from the Western keepers (an inverse of the WEIRD problem)!
[...]
.... será que orientais se saem diferente em testes como aquele de contar quantas vezes a bola foi passada por um grupo de pessoas, onde a maioria não nota uma pessoa vestida de gorila andando entre elas, ou o teste de "cegueira à mudança"?