Autor Tópico: NPL and alleged relationship between eye movements and lying.  (Lida 1573 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
NPL and alleged relationship between eye movements and lying.
« Online: 05 de Agosto de 2012, 22:56:54 »

The literature on Neuro-Linguistic Programming (NLP) frequently describes an alleged relationship between eye movements and lying. We recently tested this claim and found no evidence to support it. When these results were published, several NLP practitioners argued that the claim was not prevalent in the NLP literature.

In fact, there exists considerable evidence to suggest that the alleged relationship does indeed form a key part of NLP. Mann et al. (2012) recently described the origin and prevalence of this alleged relationship. They note that the origin of the claim seems to come from work presented by Bandler and Grinder (1979) in their seminal NLP text 'Frogs into Princes'. Bandler and Grinder describe how they believe that looking up to the left indicates 'remembering', whilst looking up to the right indicates 'construction'. Mann et al. note that although Bandler and Grinder do not extend this notion to lying, several NLP practitioners have interpreted their comments in this context (see, for example, Gordon et al. (2002), Hess (1997), and Rhoads & Solomon (1987)).

In addition, Mann et al. note:
    "The second author regularly gives workshops on lie detection (worldwide) and almost without exception, someone in the audience will raise the question about NLP eye movements and deception."

Coupled with the evidence cited in our original paper, it seems strange that some NLP practitioners now claim that the alleged relationship between lying and eye movements does not form a key aspect of NLP.

Will our data change the views of some NLP practitioners? We suspect not. Mann et al. (2012) describe the rather curious approach that the founding fathers of NLP have towards disconfirming data:

"Bandler and Grinder do not present any empirical evidence for their NLP claims, and express no interest in doing so. On page 7 of their book 'Frogs into Princes' they explain that they are not psychologists, theologians or theoreticians; that they have no idea about the real nature of things; and are not particularly interested in what’s true. Their aim is to describe something that is useful. They further report on page 7 that “If we happen to mention something that you know from a scientific study, or from statistics, is inaccurate, realise that a different level of experience is being offered you here. We’re not offering you something that’s true, just things that are useful.”"

References
    Mann, S., Vrij, A., Nasholm, E., Warmelink, L., Leal, S. & Forrester, D. (2012). The direction of deception: Neuro-linguistic programming as a lie detection tool. Journal of Police and Criminal Psychology
    Hess, J.E. (1997) Interviewing and interrogation for law enforcement. Anderson Publishing Co., Cincinnati, OH
    Gordon, N.J., Felisher, W.L., Weinberg, C.D. (2002) Effective interviewing and interrogation techniques. Academic Press, San Diego, CA
    Bandler. R. & Grinder. J. (1979) Frogs into princes. Real People Press, Moab, Utah
    Rhoads, S.A. & Solomon, R. (1987) Subconscious rapport building: another approach to interviewing. Police Chief 4:39–41

Richard Wiseman & Caroline Watt
    Competing interests declared: We are the first two authors of the paper

http://www.plosone.org/annotation/listThread.action?root=52565
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:NPL and alleged relationship between eye movements and lying.
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2012, 19:54:51 »
Não existe relação entre movimento dos olhos e mentira?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2012, 02:19:46 »
Não existe relação entre movimento dos olhos e mentira?

Não, pelo menos do jeito que alguns praticantes da NLP alegam.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2012, 16:47:31 »
Eu lembro de ter lido certa vez, que quando uma pessoa está inventando uma história, os olhos dela se viram para determinada direção, pois ela estaria acessando a parte do cérebro relacionada à imaginação, o mesmo para quando ela está contando uma verdade, só que em uma direção diferente, pois estaria acessando a parte do cérebro relacionada à memória.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2012, 17:51:15 »
Não sei, mas se eu pedir pra 1000 pessoas mentirem, será que cada uma mentirá de uma forma ou perceberei um padrão? Ou talvez eu perceba vários padrões?
Foi o que aquele Paul Ekman fez, não? Alegria, nojo, repulsa, raiva... Ao que parece, as pessoas reagem da mesma forma. Não sei se isso é valido pra tudo.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2012, 17:17:14 »
Eu lembro de ter lido certa vez, que quando uma pessoa está inventando uma história, os olhos dela se viram para determinada direção, pois ela estaria acessando a parte do cérebro relacionada à imaginação, o mesmo para quando ela está contando uma verdade, só que em uma direção diferente, pois estaria acessando a parte do cérebro relacionada à memória.

Ou seja, os olhos são as cabeças de leitura do HD !!!!  :histeria:

Eu particularmente acho muito estranha essa associação. Pq diabos os olhos tem que se movimentar para acessarmos a informação ? O que o centro motor pode ter a ver com isso ?

Abs
Felipe

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2012, 19:46:53 »
Esse tópico me lembrou do seriado Lie to Me. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2012, 00:38:16 »
Eu particularmente acho muito estranha essa associação. Pq diabos os olhos tem que se movimentar para acessarmos a informação ? O que o centro motor pode ter a ver com isso ?
O que eu acho, sem entrar no mérito dessa questão cerebral é a seguinte: quando vamos bolar uma história, precisamos nos concentrar nela, precisando muitas vezes mirar os olhos em um ponto neutro para não nos distrairmos. Ao contrário de uma conversa franca onde fazemos contato visual de uma forma normal e nossos olhos se movem de uma forma mais natural.

Mas, claro, isso é só um parâmetro, é coisa para interpretar. Uma vez eu contei algo que meus amigos não acreditavam, e eu fiquei bravo com isso e fiquei olhando distantemente, ao que um interpretou como que eu tava desviando o olhar para não rir da minha mentira.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2012, 01:14:36 »
O que eu acho, sem entrar no mérito dessa questão cerebral é a seguinte: quando vamos bolar uma história, precisamos nos concentrar nela, precisando muitas vezes mirar os olhos em um ponto neutro para não nos distrairmos. Ao contrário de uma conversa franca onde fazemos contato visual de uma forma normal e nossos olhos se movem de uma forma mais natural.

Mas, claro, isso é só um parâmetro, é coisa para interpretar. Uma vez eu contei algo que meus amigos não acreditavam, e eu fiquei bravo com isso e fiquei olhando distantemente, ao que um interpretou como que eu tava desviando o olhar para não rir da minha mentira.

A NPL diz algo parecido. Talvez o problema é que a NPL diz que isso SEMPRE acontece, e dessa forma foi testado e refutado.

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2012, 11:16:12 »

A NPL diz algo parecido. Talvez o problema é que a NPL diz que isso SEMPRE acontece, e dessa forma foi testado e refutado.

Fazia tempo que procurava algo mais concreto sobre a NPL relacionada ao movimento dos olhos, e sempre fui pé atrás com a afirmação dela dessas associações dos movimentos oculares. Pelo visto não há como afirmar a ligação dos movimentos oculares com o que o sujeito está pensando.

E eu já consegui mentir olhando reto no olho do sujeito.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!