Pessoal,
Acho que já postei isso aqui, mas estou repostando, pois tem uns questionamentos adicionais :
Segundo a Relatividade Geral, a distinção de presente, passado e futuro é uma mera ilusão. O espaço-tempo existe como um todo, sendo o fluxo do tempo, uma mera ilusão.
Pois bem, se o espaço-tempo existe “como um todo”, então todos os eventos que ocorreram,ocorrem ou irão ocorrer (se considerarmos o fluxo do tempo) já existem.
Dessa forma, e sendo redundante, todos os eventos que ocorreram e irão ocorrer já existem neste espaço-tempo. Assim, todos os experimentos e eventos, inclusive os quânticos, quando analisados sob esta ótica, já possuem resultados determinados.
1. Considerando o exposto acima, a TRG não implica automaticamente em um universo eterno, imutável e determinístico em todos os níveis, inlcuindo o quântico?
2. Se 1 é verdadeiro, então a única interpretação da MQ que pode coexistir com a TRG não seria a interpretação de Bhom, por ser essencialmente determinística ?
3. Em um universo do tipo acima, onde não existe fluxo de tempo, como podemos ter sistemas perceptuais, que dependem essencialmente de fluxos? Ou seja, o que se move ?
4. Outra opção : não podemos considerar esta falta de aderência ao universo observado (ou seja, o Fluxo) e à própria exsitência de sistemas que observam um falseamento da teoria ?
Abs
Felipe