Autor Tópico: Entrar para a maçonaria aumenta de forma efetiva as possibilidades de uma pesso  (Lida 2989 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Entrar para a maçonaria aumenta de forma efetiva  as possibilidades de uma pessoa enriquecer  ?

Pergunto, pois tenho alguns conhecidos e amigos que recentemente entraram para a maçonaria. E certamente que eles o fizeram na esperança de aumentarem o seu poder e riqueza. Mas a possibilidade de que isto realmente aconteça é significativa ? Ou é uma esperança meio vã ?

:?:

.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
Re:Entrar para a maçonaria aumenta de forma efetiva as possibilidades de uma pesso
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2012, 10:00:09 »
Um de meus vôs, já falecido, foi maçom assim como meu outro vô. O primeiro nunca deixou de pertencer a uma família humilde, enquanto o outro, que trabalhou no banco e correios, era suficientemente abastado.

Para mim, a maçonaria claramente privilegia cooptar pessoas que detenham status na sociedade, visando, é claro, a garantir a manutenção de seus consortes como "irmãos" - acho que até são assim chamados. Ou seja, um magistrado certamente vai ser convidado, assim como um político.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re:Entrar para a maçonaria aumenta de forma efetiva as possibilidades de uma pesso
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2012, 23:40:26 »
Eu não diria que "aumenta de forma efetiva", mas com certeza ajuda. Não só tu recebe um privilégio nos negócios, mas até o fato de compartilhar um ambiente "misterioso" com outras pessoas estreitam mais alguns laços de amizade.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2012, 01:17:53 »
Entrar para a maçonaria aumenta de forma efetiva  as possibilidades de uma pessoa enriquecer  ?

Pergunto, pois tenho alguns conhecidos e amigos que recentemente entraram para a maçonaria. E certamente que eles o fizeram na esperança de aumentarem o seu poder e riqueza. Mas a possibilidade de que isto realmente aconteça é significativa ? Ou é uma esperança meio vã ?

.

Faz sentido se você levar em conta o network e saber como explorá-lo e isso vale para qualquer grupo de pessoas, sejam maçons, rotary guys, evangélicos, enxadristas, aeromodelistas ou observadores de passáros. Só para dar um exemplo, entrei num network evangélico por acaso que começou com um vizinho que indicou vários irmãozinhos de seu templo para vários serviços de construção civil que com a benção de Jesuis (e com a minha ajuda) estão prosperando.

Certas seitas "secretas" costumam comungar certos "segredinhos" que conferem status dentro do grupo que podem fortalecer o network interno, e em casos extremos podem se tornar um problema para os dissidentes como nos casos recentes da cientologia nos EUA.

Se o problema é enriquecer, um bom começo é formar um network de investidores bem sucedidos se preparando adequadamente para lidar com investimentos e ir alavancando o seu capital conforme o seu perfil de risco, o que não é nem simples nem fácil.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2012, 10:54:36 »
Faz sentido se você levar em conta o network e saber como explorá-lo e isso vale para qualquer grupo de pessoas, sejam maçons, rotary guys, evangélicos, enxadristas, aeromodelistas ou observadores de passáros
Mas nenhum desses grupos que tu citou tem um foco na "fraternidade" como a maçonaria. O mais próximo seria o Rotary, mas este tem um direcionamento mais social, além de não ser secreto, o que acaba um pouco com o ar de "irmãos juramentados" do grupo.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2012, 12:38:42 »
Mas nenhum desses grupos que tu citou tem um foco na "fraternidade" como a maçonaria.

Depende do grupo e das lideranças. O grupo de tricot das vovós do bairro pode ser tão fraternal quanto uma gang da máfia coreana. O fato de a fraternidade estar nos princípios da maçonaria pode ser um bom sinal mas está longe de ser uma garantia real para quem quer enriquecer.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2012, 12:48:27 »
Não disse que é uma garantia.

Mas o cerne do grupo de tricot é tricotar e jogar conversa fora. A fraternidade é o cerne da maçonaria.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2012, 18:01:41 »
Clube do bolinha institucionalizado.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2012, 22:40:36 »
Faz sentido se você levar em conta o network e saber como explorá-lo e isso vale para qualquer grupo de pessoas, sejam maçons, rotary guys, evangélicos, enxadristas, aeromodelistas ou observadores de passáros
Mas nenhum desses grupos que tu citou tem um foco na "fraternidade" como a maçonaria. O mais próximo seria o Rotary, mas este tem um direcionamento mais social, além de não ser secreto, o que acaba um pouco com o ar de "irmãos juramentados" do grupo.

Eu também acho que o foco na fraternidade,   o misticismo, e os mistérios podem  fortalecer as ligações entre os membros mais do que as ligações entre membros de um Rotary Club , mas como eu não tenho experiências práticas em nenhum dos dois, eu não tenho certeza disso.

.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2012, 00:11:14 »
Exatamente.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2012, 13:29:07 »

.

Creio que não. A vantagem é similar a você fazer parte de um igreja ou clube. Você pode fazer contatos e isso aumentar suas chances em negócios ou oportunidades, mas não é algo determinante não.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Caixeiro

• Nível 02
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Agosto de 2012, 10:41:17 »
Hoje em dia,o principal método para esse crescimento financeiro é justamente o "networking"(rede de contatos) e a maçonaria é um lugar perfeito para conseguir tais contatos . Diria que é superior à pessoa fazer parte de um clube ou igreja,por causa do fator "mistério" da maçonaria,que consegue unir mais as pessoas do que uma crença em comum ou hobby em comum . Eu particularmente não gosto da idea de ter crescimento financeiro via "networking",porque o esforço da própria pessoa no projeto que ela tem em enriquecer possui menos importância e também porque o "networking" é a base da corrupção . Gostaria de estar errado sobre isso .
« Última modificação: 15 de Agosto de 2012, 10:45:11 por Caixeiro »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 15 de Agosto de 2012, 12:36:26 »
Networking pode causar corrupção, mas não necessariamente vai causar corrupção. Dizer que é contra o networking porque é a base da corrupção é como dizer que é contra a água porque é a base dos agrotóxicos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #13 Online: 15 de Agosto de 2012, 13:17:09 »
Hoje em dia,o principal método para esse crescimento financeiro é justamente o "networking"(rede de contatos) e a maçonaria é um lugar perfeito para conseguir tais contatos . Diria que é superior à pessoa fazer parte de um clube ou igreja,por causa do fator "mistério" da maçonaria,que consegue unir mais as pessoas do que uma crença em comum ou hobby em comum . Eu particularmente não gosto da idea de ter crescimento financeiro via "networking",porque o esforço da própria pessoa no projeto que ela tem em enriquecer possui menos importância e também porque o "networking" é a base da corrupção . Gostaria de estar errado sobre isso .

Você está enganado. Existem milhares de maçons que não são ricos ou, no caso, não tem nenhuma grande oportunidade para te oferecer.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2012, 14:53:26 »
Testemunhas de Jeová costumam ser um grupo bem fechado que favorece muitos seus membros(além de descrinarem muito os ex-membros)
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!