Autor Tópico: Santos imaginários  (Lida 681 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Santos imaginários
« Online: 18 de Agosto de 2012, 11:37:00 »
É sabido que diversos santos da ICAR são na verdade personagens lendários, muitos dos quais simplesmente não existiram. Não me refiro a seus supostos milagres ou histórias fantásticas a seu respeito, mas sim à sua própria existência. Um exemplo é Santa Úrsula, cujo caráter fictício parece ter sido reconhecido pela própria ICAR. Em outros casos, o que me parece é que houve uma tentativa deliberada de se ligar uma lenda a alguma figura histórica que poderia realmente ter existido, como seria o caso de Santo Expedito e São Cristóvão. Tenho tido um certa dificuldade para encontrar alguma fonte online que seja isenta (a wiki parece usar muito material da Enciclopédia Católica). Alguém sabe de alguma lista de santos imaginários?

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Santos imaginários
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2012, 11:59:16 »
Sei que São Jorge é um que não possui a autenticidade comprovada. Parece que existem outros que são na verdade deuses pagãos ou heróis mitológicos transformados em santos.

Offline cavecanem

• Nível 10
  • *
  • festina lente
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2012, 12:43:32 »
Parece que existem outros que são na verdade deuses pagãos ou heróis mitológicos transformados em santos.

São Cosme e Damião/Castor e Pólux.
"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Agosto de 2012, 14:10:09 »
Tenho dúvida se São Lázaro teria existido ou seria o mesmo personagem da parábola do rico e do mendigo.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!