Diminuir o preço, talvez, diminua a pirataria, mas não a eliminaria. Na Europa e nos EUA os custos são menores e há pirataria.
Talvez a solução para a industria seja focar não em eliminar a pirataria, mas diminui-la. Existem vários tipos de consumidores, e o mercado existe para todos, na minha opinião. Eu, por exemplo, tenho como consumidor o seguinte comportamento:
- Séries: nunca comprei os boxes de séries. Há algum tempo achei um site bom para baixar séries, e passei a baixar e assistir. Se futuramente eu não tiver mais esta possibilidade, simplesmente não verei mais, ou verei esporadicamente na TV. Ou seja, no caso de séries a indústria de qualquer forma não ganhará nada comigo.
- Filmes: Detesto filme pirata, prefiro alugar ou assistir no cinema. Neste caso, a indústria vai ganhar comigo se colocar DVDs a preços menores no mercado. Eu compraria DVDs ou Blu-rays originais, se não pudesse alugar ou se não ver o filme no cinema. Se o preço baixar, compraria muito mais.
- Livros: Sempre comprei livros, mas não na quantidade que gostaria porque acho muito caro. Recentemente comprei um kindle, e tenho duas opções: baixar livros piratas na internet ou comprar da amazon e outras. Mesmo tendo a opção do pirata, que é grátis, prefiro comprar da Amazon e outras livrarias, porque o preço é justo (na minha percepção) e a qualidade é superior. Além de remunerar o mercado "oficial". Se as editoras brasileiras lançarem e-books em português nos moldes como a Amazon faz atualmente, eu nem vou pensar em pirataria no caso dos livros.
Lógico que baixar o preço não vai acabar com a pirataria, mas com certeza vai diminuir, focando nos consumidores que estão dispostos a pagar um preço que acham "justo" para ter um produto original e de melhor qualidade.