Como responder ao argumento criacionista de que o evolucionismo foi amplamente usado como justificativa para regimes totalitários(Hitler,Mussolini,Stalin...) ?
O evolucionismo darwinista foi utilizado ( através da deturpação e aplicação mecânica do conceito de seleção natural ) como justificativa ideológica para a segregação racial e social que já existia antes do surgimento da Teoria da Evolução. Não é culpa da teoria , nem de seu formulador , se ela é extrapolada abusivamente , nem isto depõe contra seu valor científico.
O modo característico do uso ideológico de uma teoria científica é utilizá-la como um paradigma absoluto que pode ser aplicado de forma direta e imediata em contextos para os quais não foi formulada. A utilização da lei de oferta e procura como paradigma da organização social pelos neo-liberais radicais e o uso da teoria da incerteza de Heisenberg em análises psicológicas pelos "ativistas quânticos" são dois exemplos atuais de manipulação ideológica.
Na lista de ditadores o exemplo de Stalin é errado. O totalitarismo stalinista não se baseava em uma visão "darwinista social" , sua justificativa ideológica era sociológica e não biológica. Na verdade , durante o período stalinista , a biologia evolucioniosta e a genética sofreram com a preponderância das charlatanescas teorias neolamarckianas de Lyssenko , com apoio e estímulo de Stalin ( aí incluido prisão e execução para os biólogos que não se curvaram ao diktat).