Dilma anuncia redução na conta de luz nesta quinta-feiraPara o consumidor residencial, o preço pode cair entre 10% e 16%, e para as empresas, de 20% a 28%
Ainda sem detalhamento, mas já com definição do tamanho do alívio no bolso, a redução na conta de luz para indústrias e residências deve ser anunciada no pronunciamento da presidente Dilma que deve ir ao ar na noite desta quinta-feira, previsto para as 21h15min. Até agora, ainda há divergências nas informações sobre o tamanho do corte, que deve vigorar em 2013: para o consumidor residencial, pode cair entre 10% e 16%, e para as empresas, de 20% a 28% conforme diferentes versões que vazaram no Palácio do Planalto.
No discurso em comemoração ao Sete de Setembro, a presidente falará de suas últimas realizações, como o lançamento recente do plano de logística para rodovias e ferrovias, e sobre o que governo está fazendo para garantir o crescimento da economia e a geração de empregos no país. O detalhamento do pacote para o setor de energia, que inclui medidas relativas à renovação das concessões do setor, será divulgado em solenidade no Palácio do Planalto na próxima terça-feira. A implementação do programa inclui a edição de uma medida provisória para permitir que empresas que já tiveram suas concessões renovadas duas vezes possam participar dessa nova fase.
Essas empresas, porém, deverão cumprir algumas exigências que serão estabelecidas no programa, entre elas a continuidade da prática de uma tarifa baixa de energia elétrica. O programa também vai detalhar a redução do custo de energia para cada categoria de consumidor.
Esta será a nona vez que a presidente Dilma fará um pronunciamento oficial. O horário foi reavaliado para que a sua fala não entrasse em seguida ao programa eleitoral e pudesse ser associada ao partido que encerrasse sua participação no horário político. Além de falar do esforço do governo para combater a crise, a presidente ressaltará a importância da competitividade para o país e as melhorias que estão sendo promovidas pela sua gestão. No pronunciamento do ano passado, Dilma citou que a crise econômica que o mundo enfrentava era "mais complexa" do que a de 2008, ressalvando, no entanto, que ela "não ameaça fortemente" o Brasil. Agora, vai lembrar a crise, e ressaltar o esforço do governo para combatê-la.
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/09/dilma-anuncia-reducao-na-conta-de-luz-nesta-quinta-feira-3877197.html