Autor Tópico: Há 49 anos: a revolta das baixas patentes que levou à revolução  (Lida 329 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Há 49 anos: a revolta das baixas patentes que levou à revolução
« Online: 13 de Setembro de 2012, 12:21:06 »
E ainda tem gente que se pergunta por que os militares derrubaram o presidente...

Citar
12 de setembro de 1983: O fim da insurreição armada em Brasília

 Jornal do Brasil: Quinta-feira, 13 de setembro de 1963

A ação pronta do Exército liquidou, nove horas depois, a insurreição armada de 630 sargentos, cabos e soldados da Marinha e da Aeronáutica que, alegando a luta pela elegibilidade - direito que a decisão do STF, baseada na Consituição de 1946, lhes vedou - detiveram oficiais e autoridades, inclusive um ministro do STF e o presidente em exercício da Câmara dos Deputados em Brasília, onde apoderaram-se também dos Ministérios da Marinha e da Justiça, do Departamento Federal de segurança Pública, do Departamento de Telefones e da Base Aérea.



Foi esse o batismo de fogo da nova capital do país, recém implantada por Juscelino Kubitschek no Planalto Central. Sem ter sido maduramente planejado, o levante, que foi o momento de cristalização de um vasto trabalho de infiltração comunista no seio da coluna dorsal das Forças Armadas, não se alastrou a outros pontos estratégicos do Brasil. A insurreição custou duas vidas. A de um civil metralhado na Base Aérea, e a de um fuzileiro que resistiu á porta do Ministério da Marinha. Custou, ainda, ferimentos em várias pessoas, intranquilidade generalizada no país. E repercutiu no cenário econômico-financeiro do país.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re:Há 49 anos: a revolta das baixas patentes que levou à revolução
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2012, 12:22:48 »
Postado por Acauan no "Religião é Veneno".

Citar
E foi assim que tudo começou...

Jango era burro prá cacete.
Se tinha algo que oficial do Exército Brasileiro da época sabia de cor e salteado era a disciplina Guerra Revolucionária, ensinada na Escola Superior de Guerra, que ensinava em detalhes as estratégias dos revolucionários comunistas para conquistar o poder.

A coisa que os comandos militares mais temiam, obviamente, era a infiltração revolucionária nas Forças Armadas, a catapulta que arremessou os bolcheviques direto para a posição de controle total do Estado.

E o que me faz o burro do Jango?
Deu apoio irrestrito aos motins militares, pisando no calo do maior temor do comando.

Deu no que deu.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re:Há 49 anos: a revolta das baixas patentes que levou à revolução
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2012, 12:23:32 »
Postado por Acauan no Religião é Veneno.

Citar
Um dos revisionismos históricos populares entre a militância eletrônica esquerdista é que se os militares não tivessem dado o golpe o país retornaria naturalmente à normalidade democrática com as eleições presidenciais previstas após o fim do mandado de Jango.

E o mais estranho é que tá cheio de gente naquele meio que realmente acredita piamente nisto, fora os vigaristas ideológicos da Esquerda, que sabem muito bem que em 1964 o Brasil não enfrentava uma crise política, esta fase já tinha ficado para trás. Vivia-se um momento de falência das instituições. A democracia brasileira não morreu de morte súbita em Março de 1964, ela adoeceu no governo JK, seguiu piorando e agonizou no governo Jango.

O paciente poderia ter sobrevivido, não fosse pelo fato que todos os que poderiam salvá-lo estavam muito ocupados brigando por sua herança.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!