Autor Tópico: Variantes do xadrez - quem jogou?  (Lida 549 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline João da Ega

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 774
Variantes do xadrez - quem jogou?
« Online: 20 de Setembro de 2012, 11:58:47 »
Alguém aqui já se aventurou em jogar uma variante de xadrez?

XADREZ DE FISCHER
Citar
 
Características

As peças da primeira linha são dispostas de maneira aleatória, mas de modo a que o rei continue a estar situado entre as torres, tal como no xadrez normal, isto porque no Fischer Random também é possível rocar para as duas alas (grande roque e pequeno roque). A posição das peças é simétrica para as brancas e as pretas, e os peões estão colocados na segunda e na sétima linha tal como no xadrez regular. O Fischer Random Chess permite 960 posições diferentes para as peças no início do jogo. A posição das peças pode ser estabelecida por sorteio ou recorrendo a softwares. Depois de ser estabelecida a posição inicial das peças aplicam-se todas as regras do jogo de xadrez normal.

Bobby Fischer esperava criar uma variante do xadrez que não tivesse ênfase na memorização das chamadas aberturas do xadrez e valorizar a criatividade e o talento dos jogadores. No xadrez convencional existe apenas uma posição inicial. Para esta posição inicial há dezenas de aberturas e para cada abertura, dezenas de variantes. Pessoas com boa memória, como Grandes Mestres em geral, conseguem um bom domínio em relação a essas centenas de possibilidades para o xadrez convencional. Já no xadrez de Fischer há 960 posições inicias, para cada posição haverá dezenas de aberturas e pra cada abertura haverá dezenas de variantes. As possibilidades são cerca de 1000 vezes maiores que no xadrez convencional. Isso torna impossível um estudo de aberturas para o xadrez randômico.

Essa variação usufruiu de um sucesso moderado, com um pequeno número de partidas e torneios envolvendo Grandes Mestres de xadrez e, em 2003, até mesmo um Campeonato Mundial foi organizado segundo essa variante. Atualmente já existem softwares para jogar o Fischer Random, e o domínio do programas sobre os humanos é ainda mais forte do que no xadrez normal, pelo fato de que os humanos podem recorrer menos à sua experiência de aberturas uma vez que as peças surgem em diferentes posições em cada jogo.

Ou XADREZ DE CAPABLANCA
Citar
Características

As novidades introduzidas por Capablanca incluem um novo tabuleiro de 10 por 8 casas, além de duas novas peças, o Arcebispo, que combina os movimentos do Bispo e do Cavalo, e o Chanceler que une os movimentos da Torre e do Cavalo.

As novas peças possuem propriedades interessantes. Por exemplo, o Arcebispo tem a capacidade de dar sozinho o xeque-mate, desde que o Rei adversário esteja posicionado em uma das quatro casas no canto do tabuleiro

Capablanca previu que, em algumas décadas com o crescente conhecimento de estratégia e táticas pelos mestres, haveria uma grande quantidade de empates entre esses jogadores de elite. Deste modo, decidiu criar um novo jogo que preservaria o interesse pelo xadrez por mais um milênio.

A primeira variante me pareceu mais interessante. não precisa nem de outro tabuleiro, e as peças são as mesmas do xadrez tradicional.

"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Aronax

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.339
  • Sexo: Masculino
Re:Variantes do xadrez - quem jogou?
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2012, 17:05:19 »
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!