Autor Tópico: Arábia Saudita prende peregrinas nigerianas que estavam sem companhia masculina  (Lida 1473 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Arábia Saudita prende 400 peregrinas nigerianas que estavam sem companhia masculina

Grupo se dirigia a Meca para cumprir com a Hajj, principal peregrinação islâmica

Oficiais nigerianos anunciaram nesta segunda-feira (24/09) que 398 mulheres muçulmanas que peregrinavam para a cidade de Meca, na Arábia Saudita, foram temporariamente detidas no aeroporto Rei Abdulaziz, em Jedá, entre quinta (20) e segunda-feira (24). Segundo as autoridades, elas não poderiam prosseguir viagem desacompanhadas de parentes do sexo masculino.

Segundo o porta-voz do governo, Uba Mana, as turistas foram autorizadas a prosseguir com sua peregrinação ainda ontem, após uma intervenção da diplomacia nigeriana. Ele esclareceu ainda que as autoridades prenderam as viajantes por conta de uma “falha de comunicação”.

A Arábia Saudita sustenta um acordo que isenta mulheres nigerianas da obrigação de estarem acompanhadas de um homem durante a peregrinação Hajj. Para outras muçulmanas, essa companhia pode ser contratada por valores que giram em torno dos quatro mil dólares (pouco mais de oito mil reais).

Síria

Embora o governo de Damasco tenha cumprido todas as formalidades necessárias, autoridades da Arábia Saudita também proibiram neste ano que sírios fizessem a peregrinação Hajj em seu território.

As relações entre os dois países apenas se deterioraram desde quando eclodiram levantes populares em favor do fim do governo do presidente Bashar al Assad. A Arábia Saudita apoia a oposição armada síria e defendeu veementemente uma intervenção estrangeira no país.

Anualmente, o país determina para cada país uma cota máxima de peregrinos autorizados a visitar os locais sagrados para muçulmanos. Cada muçulmano, se estiver em condições físicas e materiais, deve pelo menos uma vez na sua vida realizar a peregrinação à cidade de Meca e Medina, na Arábia Saudita.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/24519/arabia+saudita+prende+400+peregrinas+nigerianas+que+estavam+sem+companhia+masculina.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Arábia Saudita prende peregrinas nigerianas que estavam sem companhia masculina
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2012, 12:42:52 »
A seita islâmica na Arábia é mais radical. Esse governo monárquico teocrático já demorou demais. Cadê a revolta do povo? Na Arábia a mulher não pode nem dirigir. Lamentável.  :no: :no:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Arábia Saudita prende peregrinas nigerianas que estavam sem companhia masculina
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2012, 13:42:31 »
São quase 300 anos de lavagem cerebral no povo. O povo não pensa mais...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2012, 14:15:52 »
São quase 300 anos de lavagem cerebral no povo. O povo não pensa mais...

Realmente a opressão deixa marcas difíceis de vencer.

Neste endereço:
http://revistamarieclaire.globo.com/Marieclaire/0,6993,EML1045440-1740-3,00.html

você pode ver esses trechos:

Ela pode comprar bolsas Fendi, maquiagem Chanel, roupas Ralph Lauren. Mas não pode votar, dirigir ou mostrar o rosto em público. As mulheres da Arábia Saudita —o maior aliado dos EUA no Oriente Médio— são as mais oprimidas do mundo?

Em dezembro de 2001, o presidente George W. Bush dedicou um discurso ao tratamento dado às mulheres no Afeganistão. Nele, o chefe dos Estados Unidos afirmava que a vida das afegãs tinha melhorado devido à decisão do governo norte-americano de derrubar o regime Taliban. “As mulheres saem de casa, da prisão doméstica, e andam pelas ruas sem acompanhantes”, ele disse. Mas Bush, naquele momento, só pensou nas mulheres afegãs. Nem ele nem o primeiro-ministro britânico, Tony Blair —para os quais a Arábia Saudita é um importante aliado na “guerra ao terror” e um dos principais fornecedores de petróleo—, jamais se opuseram publicamente às severas restrições impostas às sauditas.

Nos últimos 12 meses, um número crescente de mulheres sauditas vem se pronunciando a favor de liberdade. Na mídia, surgem artigos sobre tudo, desde a lei do divórcio até a reforma da educação. E esse movimento tem recebido forte apoio. A apresentadora de TV Rania al-Baz permitiu que seu rosto fosse fotografado depois que seu marido a espancou brutalmente. A imagem chamou a atenção da Arábia Saudita para uma questão importante, até então velada: a da violência doméstica.

A empresária Lubna Olayan também engrossou esse movimento. Durante um fórum econômico, ela apareceu diante de uma platéia mista com o rosto descoberto para dizer que “qualquer cidadão saudita, independentemente de gênero,” pode ter um emprego. Enquanto a maior autoridade religiosa criticava seu discurso, Lubna ganhava apoio de outras empresárias. “Nós fizemos história. Obrigada, Lubna”, dizia a economista Nahed Taher.

Hatoon e suas amigas continuam lutando. Em outro lugar, ela seria a líder de um movimento, mas na Arábia Saudita trabalha discretamente. “É ilegal formar organizações políticas. Então, eu tenho um salão cultural”, explica. Esse salão reúne mais de cem militantes e está em contato com grupos semelhantes no país. Hatoon se interessou pelos direitos femininos em 1990, quando cerca de 50 mulheres saíram às ruas em protesto contra a proibição de dirigir. “Foi um momento decisivo para mim. Não participei do protesto, mas vi as conseqüências. As mulheres do movimento foram demitidas de seus empregos e assediadas pelos homens. Seus maridos, filhos e pais chegaram a ser ameaçados e os nomes das manifestantes foram lidos em voz alta nas mesquitas e divulgados em panfletos. Era um convite aberto para que a população matasse essas mulheres”, conta a historiadora.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2012, 14:04:59 »
"os nomes das manifestantes foram lidos em voz alta nas mesquitas e divulgados em panfletos. Era um convite aberto para que a população matasse essas mulheres", conta a historiadora.

Essa parte é a mais revoltante.

Offline TBF

• Nível 01
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2012, 05:13:08 »
Sob qualquer aspecto que se encare o islamismo, chega-se a inevitável conclusão: é um modo de vida abusrdamente atrasado. Os países muçulmanos vivm na idade da pedra lascada, e se não fossem os petrodólares estariam todos morrendo de fome.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2012, 06:03:54 »
Sob qualquer aspecto que se encare o islamismo, chega-se a inevitável conclusão: é um modo de vida abusrdamente atrasado. Os países muçulmanos vivm na idade da pedra lascada, e se não fossem os petrodólares estariam todos morrendo de fome.

TBF, quais países muçulmanos você já visitou? Você sabe pelo menos quais são os países que são muçulmanos? Sabe que há diferenças marcantes entre eles? Não coloque tudo no mesmo saco, ok?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2012, 08:48:54 »

Seja bem vindo TBF.

Embora eu concorde que os países ditos "muçulmanos" sejam, na média, inferiores aos ocidentais no quesito proteção aos direitos humanos, há sinais de progressos em diversos deles, mesmo com a grande influência da religião.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2012, 09:33:31 »

Seja bem vindo TBF.

Embora eu concorde que os países ditos "muçulmanos" sejam, na média, inferiores aos ocidentais no quesito proteção aos direitos humanos, há sinais de progressos em diversos deles, mesmo com a grande influência da religião.

Geo, também dou as boas vindas ao TBF, nem percebí que é novato aqui. Só achei que pegou pesado principalmente quando disse todos estariam morrendo de fome se não fosse o petróleo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2012, 10:02:50 »

Seja bem vindo TBF.

Geo, também dou as boas vindas ao TBF, nem percebí que é novato aqui. Só achei que pegou pesado principalmente quando disse todos estariam morrendo de fome se não fosse o petróleo.

Eu também acho que ele foi muito ríspido e generalista. Mas todos nós já fomos precipitados, em algum momento de nossas vidas.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2012, 10:12:11 »

Seja bem vindo TBF.

Eu também acho que ele foi muito ríspido e generalista. Mas todos nós já fomos precipitados, em algum momento de nossas vidas.

Verdade!  Muitas vezes sou precipitado... :'(

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2012, 10:36:59 »

Seja bem vindo TBF.

Verdade!  Muitas vezes sou precipitado... :'(
Mas é assim mesmo que aprendemos a respeitar opiniões diferentes, conhecendo-as!
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline TBF

• Nível 01
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2012, 19:57:29 »
Nunca tive a oportunidade de visitar um país muçulmano, realmente. E aposso até errado em generalizar, acredito que existam graus diferentes de incivilidade nesses países, mas reafirmo a base da minha declaração.

Acho absolutamente absurdo existirem, no ano 2012, países onde as mulheres não podem dirigir veículos. E esses países, quando aceitam discutir essa possibilidade, se acham "avançados", que estão em direção ao progresso. Qualquer sociedade que, nos dias de hoje, chega a cogitar direitos diferentes para homens e mulheres é incivilizada sim senhor, sobre isso eu não me retrato. Mas isso vai mudar um dia, tenho certeza. O mundo árabe está, na média, no mesmo estágio de desenvolvimento civilizaório e humanista em que se encontrava a Europa na Idade Média. A Santa Inquisição e os regimes fundamentalistas são muito parecidos, não há que negar. Só o tempo (os séculos, no caso) vão trazer o mundo árabe pra civilização. Mas atualmente, no meu ponto de vista, não há como negar seu extremo atraso em termos sociais, humanos, de liberdades, etc.

É como se a civilização ocidental já fosse um senhor de meia diade que passou por vários percalços na vida e hoje já tem certa maturidade, enquanto o mundo muçulmano ainda é um adolescente que tem muito que aprender.

Talvez minhas palavras fortes tenham sido devido ao meu total e completo asco que nutro por ideias absurdas como mulheres sozinhas não poderem viajar, mulheres terem de cobrir o rosto, uma mulher ao ser estuprada é condenada por ter sido promíscua e outros processos kafkanianos.

E sobre a dependência do petróleo, não me vem à cabeça nenhum produto de grande valor exportado pelos árabes. Não plantam nada (devido ao clima e ao solo, não é culpa deles), não há indústria criativa (quem já ouviu falar em software árabe?), não produzem carros, aviões, computadores, aparelhos médicos, aparelhos eletrônicos, satélites, não possuem indústria química nem farmacêutica....basicamente compram tudo com os dólares que recebem pelo petróleo que o acaso colocou debaixo do solo deles. Creio que, se o petróleo simplesmente desaparecesse num piscar de olhos (apenas um exercício de imaginação), os árabes se tornariam muito mais pobre que a África em pouquíssimo tempo, seriam os mendigos do mundo.

Saudações a todos.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2012, 21:38:34 »
Nunca tive a oportunidade de visitar um país muçulmano, realmente. E aposso até errado em generalizar, acredito que existam graus diferentes de incivilidade nesses países, mas reafirmo a base da minha declaração.

Acho absolutamente absurdo existirem, no ano 2012, países onde as mulheres não podem dirigir veículos. E esses países, quando aceitam discutir essa possibilidade, se acham "avançados", que estão em direção ao progresso. Qualquer sociedade que, nos dias de hoje, chega a cogitar direitos diferentes para homens e mulheres é incivilizada sim senhor, sobre isso eu não me retrato. Mas isso vai mudar um dia, tenho certeza. O mundo árabe está, na média, no mesmo estágio de desenvolvimento civilizaório e humanista em que se encontrava a Europa na Idade Média. A Santa Inquisição e os regimes fundamentalistas são muito parecidos, não há que negar. Só o tempo (os séculos, no caso) vão trazer o mundo árabe pra civilização. Mas atualmente, no meu ponto de vista, não há como negar seu extremo atraso em termos sociais, humanos, de liberdades, etc.

É como se a civilização ocidental já fosse um senhor de meia diade que passou por vários percalços na vida e hoje já tem certa maturidade, enquanto o mundo muçulmano ainda é um adolescente que tem muito que aprender.

Talvez minhas palavras fortes tenham sido devido ao meu total e completo asco que nutro por ideias absurdas como mulheres sozinhas não poderem viajar, mulheres terem de cobrir o rosto, uma mulher ao ser estuprada é condenada por ter sido promíscua e outros processos kafkanianos.

E sobre a dependência do petróleo, não me vem à cabeça nenhum produto de grande valor exportado pelos árabes. Não plantam nada (devido ao clima e ao solo, não é culpa deles), não há indústria criativa (quem já ouviu falar em software árabe?), não produzem carros, aviões, computadores, aparelhos médicos, aparelhos eletrônicos, satélites, não possuem indústria química nem farmacêutica....basicamente compram tudo com os dólares que recebem pelo petróleo que o acaso colocou debaixo do solo deles. Creio que, se o petróleo simplesmente desaparecesse num piscar de olhos (apenas um exercício de imaginação), os árabes se tornariam muito mais pobre que a África em pouquíssimo tempo, seriam os mendigos do mundo.

Saudações a todos.

Tá vendo Geo, nem adiantou... Ele continua generalizando e falando sem saber. Continuou na mesma.  :hmph:

TBF, primeiro que países muçulmanos não é sinônimo de países árabes. Em segundo lugar raríssimos países muçulmanos impedem a mulher de dirigir. Eu sei que você se esqueceu da contribuição árabe para a ciência. Vou deixar você pesquisar. A Turquia tem uma indústria automobilística maior que a da Itália e uma indústria naval que é a quarta maior do mundo.

« Última modificação: 03 de Novembro de 2012, 22:02:57 por Pasteur »

Offline TBF

• Nível 01
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Novembro de 2012, 11:22:21 »
Pasteur, tu sabes que a Turquia é a exceção da exceção em se tratando de países com maioria da população de crença muçulmana. É praticamente um país "europeu". E tudo devido à secularização do estado, que foi proposta por um político nas primeiras décadas do século passado, o Pai dos Turcos. E justamente por isso, por ter afastado a religião do estado, do governo e das leis é que a Turquia é um raríssimo exemplo de país de população majoritariamente muçulmana que está, assim dizer, na "modernidade". Tu sabes que o padrão de um país de população muçulmana não é o da Turquia. Tu citas este país (e quais outros?) e eu cito: Afeganistão, Arábia Saudita, etc. Um dia desses deram um tiro na cabeça de uma menina por ela expressar publicamente o direito das meninas a terem educação formal. Claro que isso chocou a maioria da população do próprio país, que acharam um "exagero", mas mesmo assim tal ato encontrou apoio de boa parcela da população religiosa local.

Sobre a contribuição da cultura árabe para a ciência, claro que sei sobre isso, matemática, etc, mas isso foi há séculos. Me parece claro que nos últimos 200 anos os grandes desenvolvedores de ciência e tecnologia são os países ocidentais, notadamente EUA e Europa Ocidental, junto com Japão, Rússia e, atualmente, China e Coréia do Sul. Os países com população majoritariamente muçulmana, não estão, no meu ponto de visto, atualmente, na vanguarda do desenvolvimento de tecnologia de ponta. Mas se souberes de alguma inovação totalmente desenvolvida no Afeganistão ou na Arábia Saudita, tipo um novo chip de computador, ou algum nano-material criado, por favor me avise que gostarei de saber. Me parece que foram os Maias que desenvolveram o conceito de "zero" na matemática, que na mesma época os europeus nem tinham ideia deste conceito, mas e daí? Onde estão os maias hoje? Nem existem mais. Certamente que no século X o mundo árabe (muçulmano e não-muçulmano) estava na vanguarda do conhecimento, mas isso hoje não vale mais nada, penso eu. O mundo hoje, e há pelo menos 500 anos, é comandado pelo ocidente, e nesse século atual passará, provavelmente, ao comando da China. Os países de população majoritariamente muçulmana continuarão à margem da liderança mundial, penso eu. E minha explicação para isso é a religião deles, ou pelo menos o fundamentalismo religioso.

Tu falas que não são todos os países muçulmanos que proíbem que as mulheres dirijam, mas a existência de pelo menos um país com tal proibição já é chocante, repugnante e inadmissível. Não vou generalizar então, pra ficares feliz: um país onde se proiba mulheres de dirigirem ou de votarem (exemplo real: Arábia Saudita) não é um país civilizado, penso eu. Se achas aceitável isso, pensando "ah, mas é a cultura deles", é um direito teu, eu acho inaceitável, uma prova que eles estão muitos séculos atrás de outras nações.

E, não por coincidência, a Arábia Saudita é governada por leis muçulmanas, ou seja, é a fé muçulmana que endorsa tal atitude na Arábia Saudita. Isso, na minha opinião, é uma prova que a religião muçulmana, pelo menos na Arábia Saudita, defende o indefensável: a inferioridade da mulher perante o homem.

Visto que a igualdade entre os sexos é algo marcante nas sociedades avançadas e democráticas, qualquer pensamento ou atitude no sentido de desilgualar os sexos, inferiorizando a mulher, não pode ser considerado "avançado". Assim, me parece que resta provado que, pelo menos no caso específico da Arábia Saudita, a religião muçulmana incentiva e impõe limitações ao exercício de direitos naturais por parte das mulheres, ou seja, neste país específico, a religião muçulmana está em desalinho com a modernidade. Na Arábia Saudita a religião muçulmana defende e prega pensamentos ultrapassados, atrasados e em desacordo com a observância total dos direitos humanos.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Novembro de 2012, 13:20:35 »
Pasteur, tu sabes que a Turquia é a exceção da exceção em se tratando de países com maioria da população de crença muçulmana. É praticamente um país "europeu". E tudo devido à secularização do estado, que foi proposta por um político nas primeiras décadas do século passado, o Pai dos Turcos. E justamente por isso, por ter afastado a religião do estado, do governo e das leis é que a Turquia é um raríssimo exemplo de país de população majoritariamente muçulmana que está, assim dizer, na "modernidade". Tu sabes que o padrão de um país de população muçulmana não é o da Turquia. Tu citas este país (e quais outros?) e eu cito: Afeganistão, Arábia Saudita, etc. Um dia desses deram um tiro na cabeça de uma menina por ela expressar publicamente o direito das meninas a terem educação formal. Claro que isso chocou a maioria da população do próprio país, que acharam um "exagero", mas mesmo assim tal ato encontrou apoio de boa parcela da população religiosa local.

Sobre a contribuição da cultura árabe para a ciência, claro que sei sobre isso, matemática, etc, mas isso foi há séculos. Me parece claro que nos últimos 200 anos os grandes desenvolvedores de ciência e tecnologia são os países ocidentais, notadamente EUA e Europa Ocidental, junto com Japão, Rússia e, atualmente, China e Coréia do Sul. Os países com população majoritariamente muçulmana, não estão, no meu ponto de visto, atualmente, na vanguarda do desenvolvimento de tecnologia de ponta. Mas se souberes de alguma inovação totalmente desenvolvida no Afeganistão ou na Arábia Saudita, tipo um novo chip de computador, ou algum nano-material criado, por favor me avise que gostarei de saber. Me parece que foram os Maias que desenvolveram o conceito de "zero" na matemática, que na mesma época os europeus nem tinham ideia deste conceito, mas e daí? Onde estão os maias hoje? Nem existem mais. Certamente que no século X o mundo árabe (muçulmano e não-muçulmano) estava na vanguarda do conhecimento, mas isso hoje não vale mais nada, penso eu. O mundo hoje, e há pelo menos 500 anos, é comandado pelo ocidente, e nesse século atual passará, provavelmente, ao comando da China. Os países de população majoritariamente muçulmana continuarão à margem da liderança mundial, penso eu. E minha explicação para isso é a religião deles, ou pelo menos o fundamentalismo religioso.

Tu falas que não são todos os países muçulmanos que proíbem que as mulheres dirijam, mas a existência de pelo menos um país com tal proibição já é chocante, repugnante e inadmissível. Não vou generalizar então, pra ficares feliz: um país onde se proiba mulheres de dirigirem ou de votarem (exemplo real: Arábia Saudita) não é um país civilizado, penso eu. Se achas aceitável isso, pensando "ah, mas é a cultura deles", é um direito teu, eu acho inaceitável, uma prova que eles estão muitos séculos atrás de outras nações.

E, não por coincidência, a Arábia Saudita é governada por leis muçulmanas, ou seja, é a fé muçulmana que endorsa tal atitude na Arábia Saudita. Isso, na minha opinião, é uma prova que a religião muçulmana, pelo menos na Arábia Saudita, defende o indefensável: a inferioridade da mulher perante o homem.

Visto que a igualdade entre os sexos é algo marcante nas sociedades avançadas e democráticas, qualquer pensamento ou atitude no sentido de desilgualar os sexos, inferiorizando a mulher, não pode ser considerado "avançado". Assim, me parece que resta provado que, pelo menos no caso específico da Arábia Saudita, a religião muçulmana incentiva e impõe limitações ao exercício de direitos naturais por parte das mulheres, ou seja, neste país específico, a religião muçulmana está em desalinho com a modernidade. Na Arábia Saudita a religião muçulmana defende e prega pensamentos ultrapassados, atrasados e em desacordo com a observância total dos direitos humanos.

TBF, você já ouviu falar da falácia do escocês de verdade?

Mas já estou enxergando sinais de melhora nas suas ponderações, mas eu não estou com pressa...

Nesse tópico mesmo você pode perceber logo acima que já expus a minha oposição à esta religião, ao tratamento de inferioridade que é dispensado às mulheres. Sou contra um sistema de governo teocrático, óbvio. Os países árabes sofreram e estão sofrendo com ditaduras e muitas delas usam a religião como desculpa para sufocar a oposição. O problema é DITADURA. Se fosse religião porque a Turquia com maioria da população muçulmana conseguiu se desenvolver satisfatoriamente?

O Afeganistão fica numa das regiões mais inóspitas do planeta, não é que a religião que atrasou o desenvolvimento, mas se aproveitou da adversidade do país.

Qual é o país com maior número de muçulmanos do mundo? Indonésia, e faz parte do G20 e está entre as 11 maiores economias do mundo. Lá o sistema é presidencialista.

A religião atrapalhou a contribuição árabe para a ciência? Não. Não importa se foi a séculos. Importa que a religião NÃO atrapalhou. Ou na época eles não eram muçulmanos??

Se você quiser posso depois citar centenas de países não muçulmanos que estão em dificuldades de todo o tipo. Por que será?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!