Na minha opinião, a religião não é a motivação em si, mas mera ferramenta de manobra, de "validação" de uma determinada ação, visando 99,9999999999...% das vezes a conquista de território, de recursos minerais/naturais e riquezas em geral. Da mesma forma que o Estado(Pátria), a Democracia, etc o são!
Se os fins materiais são o real escopo da guerra, qual o sentido de "validação" não material?
Combate-se por ideais, por uma fé, por uma crença..., ninguém aceita sacrificar-se na guerra por objetivos meramente materialistas... Até os adeptos de visões materialistas da História afirmam bater-se por ideais... por muito anti-idealistas que supostamente sejam...
O suicídio em guerra por razões materialistas? Um absurdo... a verdadeira motivação humana está para além disso... Quem está realmente disposto a morrer... morre por uma ideia não por um negócio... E ele é o autêntico exemplo da natureza humana ao invés do calculista que concebe a guerra atrás de uma secretária. Que me importa que este seja interesseiro e materialista, o que conta para caraterizar a humanidade e as suas motivações é quem está disposto a bater-se de facto.
O objetivo de uma guerra em 99,999% dos casos é, sempre foi, e sempre será conquista de riquezas/território. O que vc falou é exatamente o uso da religião como ferramente para "manobrar" a população em geral e para justificar a guerra!! A "lealdade" ao Estado, por si só, já matou muito, mas muito mais que a religião. Vamos então abolir o estado ? Vamos fazer uma anarquia Global ?
A religião possibilita o surgimento dos homens bombas? Sim não falo o contrário, mas a "lealdade" ao Estado tb(vide os Kamikazes)!! EM geral, é o Fanatismo, seja qual for sua origem, que possibilita a manobra.
Porém, pq que os homens Bombas surgiram ? Será que foi pela Expropriação/ocupação constante que o povo árabe sofreu e sofre desde o desenvolvimento da industria do Petroleo? Será que a desigualdade de forças, entre eles e o ocidente colabora tb para isso? Ou será que é somente a "doença" da religião a culpada que, se for removida do cenário, irá nos conduzir para um mundo com mais paz?
Abs
Felipe