Carta de Einstein sobre Deus vai a leilãoReutersReuters – ter, 2 de out de 2012Envelope da carta de Albert Einstein. (Golan Weiser/ Reuters)NOVA YORK, 2 Out (Reuters) - Uma carta manuscrita pelo físico Albert Einstein um ano antes da sua morte, na qual ele expressava suas opiniões sobre a religião, será vendida neste mês no eBay com um lance inicial de 3 milhões de dólares, disse um leiloeiro na terça-feira (2).Carta tem lance inicial de US$ 3 milhões. (Foto:Golan Weiser/ Reuters)Conhecida como "Carta de Deus", a correspondência revela pensamentos íntimos do cientista sobre religião, Deus e tribalismo."Essa carta, na minha opinião, é realmente de significado histórico e cultural, já que são pensamentos pessoais e privados daquele que é provavelmente o homem mais inteligente do século 20", disse Eric Gazin, presidente da agência de leilões Auction Cause, de Los Angeles, que fará a venda no eBay.Einstein escreveu a carta em alemão, em 3 de janeiro de 1954, num papel timbrado da Universidade Princeton. Seu destinatário era o filósofo Erik Gutkind, de quem ele havia lido "Choose Life: The Biblical Call to Revolt" ("escolha a vida: o apelo bíblico pela revolta")."A palavra de Deus é para mim nada além do que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda primitivas, que são não obstante bastante infantis. Nenhuma interpretação, não importa quão sutil, pode (para mim) mudar isso", escreveu o cientista de origem alemã, ganhador do Nobel de Física de 1921.Final da carta com a assinatura do cientista. (Foto: Reuters)O vendedor anônimo da carta, que será leiloada com o envelope, selo e carimbo postal originais, a adquiriu em 208 da Bloomsbury Auctions, de Londres, por 404 mil dólares.Gazin disse que a carta, a ser leiloada entre 8 e 18 de outubro, pode alcançar até o triplo do valor inicial.(Reportagem de Patricia Reaney)
Pelo que eu entendi ele fala da abordagem da religião sobre a "palavra de deus" e a bíblia, não expressando sua opinião sobre a existência do mesmo?
Tá mas, o que importa no que Einstein acreditava ou deixava de acreditar? Eu jogava no lixo está carta, mesmo que o conteúdo fosse o contrário. Prefiro ter em casa o ENIAC, isto sim seria bem interessante em termos de valor histórico.....e engraçado, comparando aquele trambolho com uma calculadora de bolso cientifica
Eu revoltado Giga?! Parece que não me conhece bem ainda amigão! Apenas acho que é perca de tempo coisas deste tipo, opinião pessoal sobre crenças. Agora fala sério, não levando em conta malucos que pagam um dinheirão por uma carta velha mas, tu não preferia ter o mecanismo Antikythera na sua coleção no lugar desta carta?